Linguística e Literatura: Cultura, Sociedade e História

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-995090-4-9


Descrição: Este e-book nos apresenta a importância da linguística e literatura em seus aspectos culturais, sociais e históricos, que nos remete a várias linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática; os trabalhos científicos aqui apresentados, estão todos ligados ao tema e tem excelentes contribuições de vários autores, que se utilizaram de muitos objetos de estudo para que essa contribuição fosse de fato positiva e tivesse um resultado significativo no que tange a área estudada.
É de extrema importância lembrar que a literatura tem um papel fundamental na vida do ser humano, e está vinculada à sociedade em que se origina; assim como a língua, estudada dentro da linguística, é um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade dentro da sociedade.
O e-book então nos apresentará várias linhas de estudos, dos quais muitos profissionais se deparam em suas carreiras e assim ajudará a desenvolver e otimizar as atividades propostas, disponibilizando as contribuições necessárias, para que o sucesso chegue juntamente com o conhecimento atrelado a prática.
Esperamos que os diferentes enfoques e pontos de vista, compartilhados pelos autores desta obra, possam contribuir com mais discussões e novas informações sobre Linguística e Literatura, cultura, sociedade e história, dentro da educação, bem como no âmbito da pesquisa, da extensão, e de várias outras metodologias que inovem as instituições de ensino, contribuindo para a formação de profissionais que capacitados que contribuam em sua área de atuação.

Organizadora: Érica dos Santos Carvalho

Autor: Alexandre Bonafim Felizardo; Carolina Montebelo Barcelos; Daiane Ferreira da Silva Alves; Danillo Macedo Lima Batista; Débora Pereira Lucas Costa; Estêvão de Carvalho Freixo; Evania de Oliveira Souza; Fábio Alves Prado de Barros Lima; Herbertt Neves; Joscilene Ribeiro Taques da Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Marcela Rodrigues Trindade; Marcia Maria de Melo Araujo; Nilcelia Cristina Ferreira Silva; Onesielli Arruda Silva; Simone de Sousa Naedzold; Sônia Regina Veloso Barbosa; Tâmara Ramalho da Silva; Tristan Nathanael Veras Pedrosa; Vanusa de Queiróz Coelho.

Capítulos
Capítulo 1
A ETIOLOGIA DA MATERIALIDADE NA TEORIA DISCURSIVA DE MICHEL FOUCAULT
Estêvão de Carvalho Freixo

Capítulo 2
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS TEORIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
Evania de Oliveira Souza; Sônia Regina Veloso Barbosa; Nilcelia Cristina Ferreira Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 3
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CONTOS DE HISTORIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sônia Regina Veloso Barbosa; Nilcelia Cristina Ferreira Silva; Evania de Oliveira Souza; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 4
ANÁLISE DE DISCURSO: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS
Débora Pereira Lucas Costa; Simone de Sousa Naedzold

Capítulo 5
ANÁLISE LINGUÍSTICA NA BNCC: A PROPOSTA PARA O ENSINO DA ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA
Fábio Alves Prado de Barros Lima; Herbertt Neves

Capítulo 6
A SIMBOLOGIA DAS CORES EM OBRAS DE LYGIA BOJUNGA NUNES
Vanusa de Queiróz Coelho; Marcia Maria de Melo Araujo

Capítulo 7
AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA CLASSE HOSPITALAR
Joscilene Ribeiro Taques da Silva; Onesielli Arruda Silva; Daiane Ferreira da Silva Alves; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 8
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR
Nilcelia Cristina Ferreira Silva; Evania de Oliveira Souza; Sônia Regina Veloso Barbosa; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 9
O PAPEL DE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES DA NATUREZA NA POÉTICA DE OLGA SAVARY
Marcela Rodrigues Trindade; Alexandre Bonafim Felizardo

Capítulo 10
OS SISTEMAS DE FORMAÇÃO NA ARQUEOLOGIA DE FOUCAULT: 
INCURSÃO AOS SUBNÍVEIS DO DISCURSO
Estêvão de Carvalho Freixo

Capítulo 11
ASPECTOS RELACIONADOS AO NACIONALISMO NA OBRA TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA DE LIMA BARRETO
Tâmara Ramalho da Silva; Tristan Nathanael Veras Pedrosa

Capítulo 12
PRINCÍPIOS DE METODOLOGIAS DECOLONIAIS EM LETRAS E LINGUÍSTICA
Danillo Macedo Lima Batista

Capítulo 13
SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO PORTUGUES
Onesielli Arruda Silva; Daiane Ferreira da Silva Alves; Joscilene Ribeiro Taques da Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 14
A RELEITURA DE MEDEIA NA PEÇA MATA TEU PAI, DE GRACE PASSÔ, E O FEMINISMO DECOLONIAL
Carolina Montebelo Barcelos

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !