ISBN: 978-65-89976-04-2
Descrição: Gestão educacional; matemática e formação de professores; educação profissional; simulador virtual na enfermagem; educação especial e inclusão; ambiente virtual em atividades de extensão na odontologia; tecnologias digitais no ensino remoto; objetivos de aprendizagem em física no ensino fundamental; mlearning na aprendizagem de idiomas; saúde mental dos professores durante a pandemia; a importância do ensino de geografia em sala de aula; a importância da cobertura vegetal no processo de erosão e degradação do solo; jogo digital educativo para o ensino de matemática; desafios e realidades da educação no contexto da pandemia; linguagem e o uso de memes; os desafios da dança nas aulas de artes; planos de educação no Araguaia Matogrossense; gestão educacional na Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Sem respiros e com muita intensidade, assim podemos resumir os conteúdos produzidos nos vinte capítulos que compõem o sexto volume do e-book sobre tecnologias digitais, docência e inclusão. As produções, dispostas nas mais diferentes frentes da educação, permitem o aprofundamento do conhecimento nas seguintes vertentes educacionais: formação de professores, gestão educacional, metodologias e práticas de ensino, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, UAB.
Reconhecer a multiplicidade de saberes no mundo da educação é fator determinante para entendermos que o aprendizado e os avanços na educação básica e superior dependem da produção continuada de conhecimento. Nos reportamos ao conceito de saberes, de Maurice Tardif, justamente para tentar destacar a importância da presente obra. Ao dialogar sobre os saberes, Tardif aponta alguns caminhos e fontes relevantes ao percurso dos atores que fazem parte do ensino, da pesquisa e da extensão. Tais fontes podem sem encontradas nas produções acadêmicas aqui dispostas. Saberes curriculares, experienciais, disciplinares e da formação profissional, dentre outros, são discutidos em perspectivas multidisciplinares nos capítulos.
Contentes com a qualidade dos materiais e na expectativa de que possam reverberar em você, leitor(a), deixamos aqui os agradecimentos aos autores pelo envolvimento e preocupação com a educação, fato notório em suas publicações.
Organizadores: Renata Machado Teixeira e Marcelo Skowronski
Autores: Aline Fernandes dos Santos; Ana Paula da Silva Azevedo de Souza; Andrea Pequena Limeira; Angélica Andersen Chaves; Antônia Leila Ribeiro da Costa; Aparecida Rodrigues da Silva; Carlos Roberto da Silveira Junior; Cleiton da Silva Sousa; Cleunice Maria De Brito Ferreira; Damares Rose Matias Jovano Porangaba; Daverton Miguel Camilo de Oliveira; Eliane Pozzebon; Elisângela Vicente Pereira; Elizabeth Moreira Gomes; Ezilmara Leonor Rolim de Sousa; Gabriel Schimitt da Cruz; Isabel do Socorro Lobato Beltrão; Ivany Magalhães da Silva; Joce Daiane Borilli Possa; Jorge de Sousa Santos; Josias da Silva Gomes; Kellem Bruna Vale da Silva; Larissa Moreira Pinto; Lillian Gonçalves de Melo; Marcelo Moraes; Maria Alice Monteiro; Marli Santos Souza; Milena de Melo Mendonça; Osineide Gonçalves Primo; Priscila Carla Hauco Toro; Priscila Fernanda Magalhães Bruno da Silva; Raquel Pereira Mendes da Silva; Rosana Magalhães da Silva; Sonia Fernandes de Oliveira; Stéffani Serpa; Tallyrand Moreira Jorcelino; Tatiana Nilson dos Santos; Thaise Vasconcelos; Vera Cristina Batista Silva; Vinícius dos Reis Costa; Viviane Ribeiro dos Santos; Waldeir Ferreira Pessoa.
Capítulos
Capítulo 1
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Carlos Roberto da Silveira Junior; Vinícius dos Reis Costa
Capítulo 2
LINGUAGEM E REDES SOCIAIS VIRTUAIS: O USO DE MEMES
Angélica Andersen Chaves
Capítulo 3
APRENDIZAGEM, LÚDICO E ATIVIDADES FÍSICAS NO PROCESSO DE ENSINO
Ana Paula da Silva Azevedo de Souza; Cleunice Maria De Brito Ferreira; Thaise Vasconcelos; Vera Cristina Batista Silva; Marli Santos Souza; Milena de Melo Mendonça; Maria Alice Monteiro; Viviane Ribeiro dos Santos; Elisângela Vicente Pereira
Capítulo 4
ESCOLA VERSUS BULLYING: COMPORTAMENTOS E PERCEPÇÕES
Marcelo Moraes; Antônia Leila Ribeiro da Costa; Aparecida Rodrigues da Silva; Cleiton da Silva Sousa; Ivany Magalhães da Silva; Kellem Bruna Vale da Silva; Priscila Fernanda Magalhães Bruno da Silva; Raquel Pereira Mendes da Silva; Rosana Magalhães da Silva; Waldeir Ferreira Pessoa
Capítulo 5
O PSICOPEDAGOGO E AS INTERVENÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR
Jorge de Sousa Santos
Capítulo 6
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA
Aline Fernandes dos Santos; Joce Daiane Borilli Possa
Capítulo 7
O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: LIMITES E PERSPECTIVA
Josias da Silva Gomes; Isabel do Socorro Lobato Beltrão
Capítulo 8
EDUCAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICO
Sonia Fernandes de Oliveira
Capítulo 9
OS DESAFIOS E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS
Damares Rose Matias Jovano Porangaba; Osineide Gonçalves Primo; Priscila Carla Hauco Toro; Sonia Fernandes de Oliveira
Capítulo 10
JOGO DIGITAL EDUCATIVO EM REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Daverton Miguel Camilo de Oliveira; Eliane Pozzebon; Tatiana Nilson dos Santos
Capítulo 11
O CONTEXTO DO AMBIENTE VIRTUAL EM ATIVIDADES DE ENSINO E DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Larissa Moreira Pinto; Gabriel Schimitt da Cruz; Stéffani Serpa; Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
Capítulo 12
ESTÍMULO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PRESENCIAL E ON-LINE
Tallyrand Moreira Jorcelino
Capítulo 13
LITERARTES: MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Elizabeth Moreira Gomes; Lillian Gonçalves de Melo
Capítulo 14
DESAFIOS DE TRABALHAR INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS AULAS REMOTAS
Andrea Pequena Limeira
BIOGRAFIAS
CURRÍCULOS DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK