Linguística e Literatura: Cultura, Sociedade e História - Volume 6

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-84525-07-8


Descrição: O sexto volume desta obra nos apresenta a importância da linguística e literatura em seus aspectos culturais, sociais e históricos, que nos remete a várias linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática; os trabalhos científicos aqui apresentados, estão todos ligados ao tema e tem excelentes contribuições de vários autores, que se utilizaram de muitos objetos de estudo para que essa contribuição fosse de fato positiva e tivesse um resultado significativo no que tange a área estudada.
É de extrema importância lembrar que a literatura tem um papel fundamental na vida do ser humano, e está vinculada à sociedade em que se origina; assim como a língua, estudada dentro da linguística, é um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade dentro da sociedade.
A obra então nos apresentará várias linhas de estudos, dos quais muitos profissionais se deparam em suas carreiras e assim ajudará a desenvolver e otimizar as atividades propostas, disponibilizando as contribuições necessárias, para que o sucesso chegue juntamente com o conhecimento atrelado a prática.
Esperamos que os diferentes enfoques e pontos de vista, compartilhados pelos autores desta obra, possam contribuir com mais discussões e novas informações sobre Linguística e Literatura, cultura, sociedade e história, dentro da educação, bem como no âmbito da pesquisa, da extensão, e de várias outras metodologias que inovem as instituições de ensino, contribuindo para a formação de profissionais que capacitados que contribuam em sua área de atuação.

Organizadora: Érica dos Santos Carvalho

Autores: Adriano Guedes Carneiro; Alana de Oliveira Freitas El Fahl; Alessandra Freitas; Amanda Franciele Silva; Ana Paula Faustino de Oliveira; Christiane Pitanga Serafim da Silva; Darkyana Francisca Ibiapina; Edinéia Leite dos Santos Oliveira; Elma da Silva Santana; Francine Naves de Medeiros; Guilherme Fragosso do Prado; Juliane Brasilino Alves; Karina de Oliveira; Lafity dos Santos Alves; Luciene Maria da Cruz; Marcelo de Castro; Marina Colli de Oliveira; Meire Aparecida Rodolpho Campos Ramos; Mirna Tonus; Nayara de Sousa Ferreira; Naziozênio Antonio Lacerda; Neide Araújo Castilho; Raiane Araujo Novaes; Yara Nascimento Soares da Silva.

Capítulos
Capítulo 1
OPERAÇÕES INFERENCIAIS NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA
Raiane Araujo Novaes; Naziozênio Antonio Lacerda

Capítulo 2
PERSPECTIVAS SOBRE O FIM DA GUERRA CIVIL EM ANGOLA, EM DUAS OBRAS DE PEPETELA: LUEJI, O NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO E SE O PASSADO NÃO TIVESSE ASAS
Adriano Guedes Carneiro   

Capítulo 3
O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E O LIVRO-TEXTO TERRA BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DO TÓPICO “ALMANAQUE BRASIL”
Juliane Brasilino Alves; Karina de Oliveira

Capítulo 4
GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA LÍNGUA INGLESA: A   CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE MULTIMODAL
Ana Paula Faustino de Oliveira; Edinéia Leite dos Santos Oliveira; Neide Araújo Castilho

Capítulo 5
SABERES GRAMATICAIS E GRAMÁTICA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA
Darkyana Francisca Ibiapina; Lafity dos Santos Alves

Capítulo 6
O ENSINO DA LITERATURA E SEUS PARADIGMAS
Elma da Silva Santana; Alana de Oliveira Freitas El Fahl

Capítulo 7
O RELICÁRIO: PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO TRANSMÍDIA EDUCOMUNICATIVA A PARTIR DE OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA
Amanda Franciele Silva; Francine Naves de Medeiros; Guilherme Fragosso do Prado; Marina Colli de Oliveira; Nayara de Sousa Ferreira; Christiane Pitanga Serafim da Silva; Mirna Tonus

Capítulo 8
O SARAU COMO UM HIPERGÊNERO TEXTUAL MULTIMODAL
Marcelo de Castro

Capítulo 9
PEQUENOS GRANDES LEITORES
Luciene Maria da Cruz; Alessandra Freitas; Yara Nascimento Soares da Silva; Meire Aparecida Rodolpho Campos Ramos

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !