Linguística e Literatura: Cultura, Sociedade e História - Volume 8

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-84525-11-5


Descrição: A obra nos apresenta a importância da linguística e literatura em seus aspectos culturais, sociais e históricos, que nos remete a várias linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática; os trabalhos científicos aqui apresentados, estão todos ligados ao tema e tem excelentes contribuições de vários autores, que se utilizaram de muitos objetos de estudo para que essa contribuição fosse de fato positiva e tivesse um resultado significativo no que tange a área estudada.
É de extrema importância lembrar que a literatura tem um papel fundamental na vida do ser humano, e está vinculada à sociedade em que se origina; assim como a língua, estudada dentro da linguística, é um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade dentro da sociedade.
A obra então nos apresentará várias linhas de estudos, dos quais muitos profissionais se deparam em suas carreiras e assim ajudará a desenvolver e otimizar as atividades propostas, disponibilizando as contribuições necessárias, para que o sucesso chegue juntamente com o conhecimento atrelado a prática.
Esperamos que os diferentes enfoques e pontos de vista, compartilhados pelos autores desta obra, possam contribuir com mais discussões e novas informações sobre Linguística e Literatura, cultura, sociedade e história, dentro da educação, bem como no âmbito da pesquisa, da extensão, e de várias outras metodologias que inovem as instituições de ensino, contribuindo para a formação de profissionais que capacitados que contribuam em sua área de atuação.

Organizadores: Jader Luís da Silveira e Resiane Paula da Silveira

Autores: Carlos Henrique Medeiros de Souza; Clodoaldo Sanches Fofano; Cristiana Barcelos da Silva; Daniela Pereira da Silva; Danillo Macedo Lima Batista; Djanes Lemos Ferreira Gabriel; Eliana Crispim França Luquetti; Elizabeth Matilda Oliveira Williams; Elizandra Dias Brandão; Israel Matheus Siqueira Santos; João Batista da Costa Júnior; Júlia Dayane Ribeiro da Costa; Marcos Luan da Silva; Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade; Mariana Nogueira Pereira; Milena Ferreira Hygino Nunes; Moniki Aguiar Mozzer Denucci; Nathalia Rosalino Tamy; Pedro Ivo Zaccur Leal; Rhaísa Sampaio Bretas Barreto; Roberta Santana Barroso; Sinthia Moreira Silva Ribeiro.

Capítulos
Capítulo 1
DISCURSO DE REEXISTÊNCIA: (RE)VOZEANDO TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
João Batista da Costa Júnior; Júlia Dayane Ribeiro da Costa; Marcos Luan da Silva

Capítulo 2
COMO AUMENTAR A FLUÊNCIA LEITORA COM O USO DA TECNOLOGIA COM O TREINAMENTO DAS HABILIDADES AUDITIVAS
Elizabeth Matilda Oliveira Williams; Daniela Pereira da Silva; Moniki Aguiar Mozzer Denucci; Carlos Henrique Medeiros de Souza

Capítulo 3
RELAÇÕES INTERTEXTUAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA SOFRÊNCIA MUSICAL
Djanes Lemos Ferreira Gabriel; Elizandra Dias Brandão

Capítulo 4
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS: INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E EMPODERAMENTO DOS POVOS INDIGENAS
Mariana Nogueira Pereira; Cristiana Barcelos da Silva; Nathalia Rosalino Tamy

Capítulo 5
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE TEXTO POR MEIO DA FANTICTION
Roberta Santana Barroso; Eliana Crispim França Luquetti; Clodoaldo Sanches Fofano; Milena Ferreira Hygino Nunes

Capítulo 6
MÁFIA DO VERSO: ACLIMATAÇÃO DA PEDRA DE DRUMMONDNUM POEMA DE MIBIELLI
Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade

Capítulo 7
O TEXTO LATINO NA GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO DO DIES IRAE
Israel Matheus Siqueira Santos; Pedro Ivo Zaccur Leal

Capítulo 8
PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Danillo Macedo Lima Batista

Capítulo 9
TEXTOS MULTIMODAIS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO DE LEITORES EM AMBIENTES DIGITAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM MEMES
Roberta Santana Barroso; Eliana Crispim França Luquetti; Sinthia Moreira Silva Ribeiro; Rhaísa Sampaio Bretas Barreto

CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !