ISBN: 978-65-84599-35-2
Descrição: A Matemática, tão temida no ambiente escolar, está presente no nosso dia-a-dia sem que nós percebemos. Seja ao olhar as horas no relógio, ao analisar seu troco recebido no supermercado e ao notar quantos quilos você engordou ou emagreceu.
Defendida por Ubiratan D’Ambrósio, a Etnomatemática, que em síntese é a matemática que acontece em diferentes modos e culturas e como esse modo acontece, pode retratar um pouco dessa matemática que vivenciamos na nossa rotina.
Por isso vemos a importância da Educação Matemática para que desde cedo os alunos se tornem cidadãos conscientes dos seus atos e hábitos matemáticos, seja para organizar os gastos dentro de casa até uma compra mais consciente, sabendo analisar os descontos oferecidos em uma loja.
Para isso acontecer, os professores devem sempre estar atualizados ao contexto atual, procurando capacitar cada vez mais para poder oferecer o melhor para os seus alunos, podendo ser um conhecimento em constante transmissão.
Importante também para os educadores dessa nova geração, é atentar a inclusão, palavra tão especial que merece atenção na educação nos tempos atuais. Um professor com uma didática inclusiva pode proporcionar experiências incríveis para seus alunos.
O uso de jogos, materiais manipuláveis, vídeos, TICs (tecnologias da informação e comunicação) pode além de tornar a aula atrativa, ser usada para alunos com alguma deficiência ou déficit, como uma maneira de adaptação das aulas e do conteúdo.
Com isso, nesse livro, podemos apresentar a obra “Matemática: Possibilidades, Integrações e Desafios - Volume 2”.
Aprecie o livro com moderação, ele vai levar você leitor a experiências e conhecimentos incríveis!
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Adriano Edo Neuenfeldt; Alana da Rosa Ferreira; Alexandre Jardel Schweig Hackenhaar; Ana Paula Stefanello; Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues; Camila Taís Schuh; Chayse Pinheiro Teixeira; Deborah Layanna Eloi de Almeida; Derli Juliano Neuenfeldt; Dilza Côco; Elisângela Pereira Barbosa; Everton Henrique Cardoso de Lira; Fernanda Santolin Marques; Franciéli Morin Pereira; Gabriele Gonçalves Soares; Glaiton Wilnei Braida Bastianello; Joelma Fátima Castro; Jussanã Gomes dos Santos; Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves; Lígia Arantes Sad; Luiz Alberto Machado Ribeiro; Marcio Cypriano de Lima; Maria Cecília Pereira Santarosa; Mariana Tenório da Silva Lima; Rayara Barroca Silva; Rogério José Schuck; Sandra Aparecida Fraga da Silva; Tânia Micheline Miorando; Thaciane Jahring Schunk; Wilker Araújo de Melo; Zildiane Souza Teixeira.
Capítulos
Capítulo 1
BARALHO DOS GRUPOS: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA AUXILIAR NO ENSINO DA TEORIA DOS GRUPOS
Everton Henrique Cardoso de Lira
Capítulo 2
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID EM PARINTINS – AM: A ATUAÇÃO DA SUPERVISORA LICENCIADA EM MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Chayse Pinheiro Teixeira; Zildiane Souza Teixeira
Capítulo 3
JOGO COMO METODOLOGIA DE ENSINO: APRENDENDO NÚMEROS INREIROS
Rayara Barroca Silva; Thaciane Jahring Schunk; Fernanda Santolin Marques; Lígia Arantes Sad
Capítulo 4
CLUBE DE MATEMÁTICA E GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GEOMETRIA: MOVIMENTO DE ESTUDO COLETIVO SOBRE PROPORCIONALIDADE
Rayara Barroca Silva; Gabriele Gonçalves Soares; Sandra Aparecida Fraga da Silva; Dilza Côco
Capítulo 5
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RP DURANTE A PANDEMIA: A MATEMÁTICA E O CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS
Alana da Rosa Ferreira; Alexandre Jardel Schweig Hackenhaar; Franciéli Morin Pereira; Glaiton Wilnei Braida Bastianello; Luiz Alberto Machado Ribeiro; Maria Cecília Pereira Santarosa
Capítulo 6
PRODUÇÃO DE UMA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA
Alexandre Jardel Schweig Hackenhaar; Ana Paula Stefanello; Camila Taís Schuh
Capítulo 7
MARIA MONTESSORI E SEU LEGADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Joelma Fátima Castro
Capítulo 8
CANTANDO E APRENDENDO: A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM LÚDICA DA MATEMÁTICA
Wilker Araújo de Melo; Deborah Layanna Eloi de Almeida; Mariana Tenório da Silva Lima
Capítulo 9
ENSINO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: A EXPERIÊNCIA DOCENTE ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE 2020
Elisângela Pereira Barbosa; Jussanã Gomes dos Santos; Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves; Marcio Cypriano de Lima
Capítulo 10
VÍDEOS COMO OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS NAS CIÊNCIAS EXATAS
Adriano Edo Neuenfeldt; Rogério José Schuck; Tânia Micheline Miorando; Derli Juliano Neuenfeldt; Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues
CURRÍCULOS DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK