ISBN: 978-65-84525-37-5
Descrição: A obra intitulada “Conflitos e Tensões Emergentes no Processo de Avaliação dos Alunos” é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada por Marclebi-Yane Pieta de Siqueira, egressa do Mestrado Ciências da Educação da Universidad Desarrollo Sustentable.
A autora analisa o modelo de avaliação da aprendizagem em uma turma de segundo ano do ensino fundamental em uma escola do município de Arcoverde-PE e as tensões e conflitos que emergem desse processo no âmbito de uma avaliação formativa e somativa do ensino fundamental.
A pesquisa tratou de uma investigação qualitativa. de um estudo de caso que utilizou o método da análise de conteúdo. Para a coleta dos dados foram utilizadas entrevistas estruturadas, que foram realizadas com três grupos de sujeitos participantes: estudantes, pais e professores. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de narrativa da análise de discurso. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino fundamental na cidade de Arcoverde – PE.
Nesse contexto, a autora apresenta notas críticas e fez alguns apontamentos sobre o sistema de avaliação no Brasil. Além disso, trata sobre a avaliação formativa e somativa segundo os Parâmetros Nacionais Curriculares.
A pesquisadora desse trabalho reflete também sobre a cultura, os modelos culturais de organização. No que diz respeito à família e escola, ela faz uma discussão breve sobre essa relação de interdependência sua influência nas concepções sobre avaliação.
Portanto, a autora conclui dizendo que nesse estudo, a avaliação assume um papel de compreensão das aprendizagens dos estudantes. Não há a intencionalidade de controle, punição ou mensuração para padronizar. A avaliação como caminho pedagógico de diálogo entre família, escola e estudantes. É assim que a escola assume uma função de formação da escolarização com valores e possibilidades de desenvolvimento humano. A família passa a ser corresponsável e parceira desse processo.
Autor: Marclebi-Yane Pieta de Siqueira
Capítulos
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
ANTECEDENTES E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Capítulo 2
MARCO TEÓRICO
Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO
Capítulo 4
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
A AUTORA
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK