Educação e Trabalho: Um Olhar sobre a Formação dos Profissionais de Saúde no Âmbito da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-84525-46-7


Descrição: O livro intitulado “Educação e Trabalho: um olhar sobre a formação dos profissionais de saúde no âmbito da escola de governo em saúde pública de Pernambuco” é oriundo de uma pesquisa de mestrado da autora Maria Adjane Medeiros da Silva, egressa da Universidad de Desarrollo Sustentable. 
Nesse estudo, a autora analisa os saberes trabalhados nas formações executadas pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, com os pressupostos da Educação Permanente em Saúde. Para tanto, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva.
No capítulo inicial, a autora faz uma análise sobre os antecedentes internacionais e nacionais da educação permanente, destacando os princípios, bases e características. 
No capítulo dois, há uma abordagem sobre os temas referentes ao trabalho, educação, educação permanente, educação continuada e educação permanente em saúde. Nesse sentido, a autora ressalta que a Educação Permanente em Saúde pode ser interpretada como uma estratégia do SUS para propiciar aos profissionais o desenvolvimento constante de seu aprendizado, na tentativa de resolução dos problemas relacionados à educação na saúde, incluindo nesse processo a qualificação e formação de trabalhadores da gestão ou da assistência, na tentativa de sanar o descompasso existente entre a formação técnica dos trabalhadores e as necessidades de saúde dos usuários.
No capítulo três, a autora o enfoque epistemológico da investigação, o tipo de estudo e sua justificativa, o design da investigação, o princípio da triangulação metodológica, princípio da validação dos instrumentos, a unidade de análise, o procedimento de coleta de dados, procedimento de análise da informação, sujeito da investigação e o contexto prático e as fases da investigação.
No capítulo quatro, há os resultados da pesquisa, por meio das análises na perspectiva dos sujeitos colaboradores, oriundas das entrevistas semiestruturadas e da análise documental.
Por fim, a autora apresenta considerações, confrontando os objetivos e os pontos significativos desse estudo, cujo objetivo da autora é que a pesquisa contribua de alguma forma para as reflexões dos profissionais de saúde do Estado de Pernambuco, nas mudanças dos processos de ensino/aprendizagem, no fortalecimento de suas práticas profissionais e consequentemente mudanças nos processos de trabalho.

Autora: Maria Adjane Medeiros da Silva

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
CAPÍTULO I - ANTECEDENTES E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 

Capítulo 2
CAPÍTULO II - MARCO TEORÍCO

Capítulo 3
CAPÍTULO III - MARCO METODOLÓGICO

Capítulo 4
CAPÍTULO IV - ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 

Capítulo 5
CAPÍTULO V - CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Capítulo 6
REFERÊNCIAS 

Capítulo 7
APENDICES


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