Educação, Ciências, Diálogos e Práticas

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-024-7

DOI: 10.5281/zenodo.8310330

Descrição: A obra “Educação, Ciências, Diálogos e Práticas” é fruto do II Encontro de Ciências da Natureza no Marajó (ECNM). O II Encontro de Ciências da Natureza no Marajó (ECNM) contou com a realização de palestras e minicursos que ocorreram de maneira remota.
Assim sendo, o principal objetivo do evento foi proporcionar situações de dialogicidade entre discentes, docentes e profissionais das diversas áreas da educação, incluindo Biologia, Química e Física. Além disso, o evento contou com a apresentação de trabalhos que possibilitaram também momentos de discussões.
O II ECNM representa um momento de celebração do conhecimento, da colaboração e do intercâmbio de ideias. Ao longo desses dias de evento, compartilhamos experiências, estimulamos discussões e fomentamos o pensamento crítico. No primeiro dia do evento, 10/06/2023, foram abordadas as temáticas “Escrita Científica” e “Produções de materiais didáticos pautados na interdisciplinaridade”. No segundo dia do evento, 11/06/2023, foram abordadas as temáticas “Arqueoastronomia e o Ensino de Física: uma proposta de oficina para o Ensino Médio”; “Contaminação de mercúrio em rios amazônicos” e “Produção de Mapa no Qgis”.
Nossos agradecimentos especiais aos palestrantes, revisores, comitê organizador e, principalmente, aos participantes, que tornaram possível a concretização deste encontro. A troca de conhecimentos e a diversidade de perspectivas enriqueceram o ambiente acadêmico e incentivaram novas investigações e colaborações. Que o legado do II Encontro de Ciências da Natureza no Marajó perdure e inspire novas gerações.

Organizadores: Josiney Farias de Araújo; Naiana Silva de Lima; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior; Simonny do Carmo Simões Rolo de Deus 

Autores: Ádila Larissa Costa Santos; Alessandra Nascimento Braga; Aline Nascimento Braga; André Luiz Sozinho de Matos; Andrey Felipe Gomes Gonçalves; Andreza de Lourdes Souza Gomes; Arlete Lopes Lisboa; Carlos Alberto Brito da Silva Junior; Danilo Teixeira Alves; Fábio Souza de Araújo; Jordan Del Nero; Josiney Farias de Araújo; Karina da Rocha Góes Araújo; Kayque Figueiredo Machado; Lays Maria Nunes da Luz; Lelio Favacho Braga; Liandra Rayse Alves de Melo; Luciano Favacho; Maria Gilvania da Silva Alves; Milena Pinheiro Barbosa; Nelson Pinheiro Coelho de Souza; Renan Serrão Gonçalves; Ronaldo de Oliveira Rodrigues; Rubens Silva; Shirsley Joany dos Santos da Silva; Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho; Vivaldo Júnior Progênio Dias

Capítulos
Capítulo 1
VIVÊNCIA DOS PROFESSORES: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS E CONTEXTUALIZADAS DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BREVES
André Luiz Sozinho de Matos; Josiney Farias de Araújo; Shirsley Joany dos Santos da Silva; Alessandra Nascimento Braga; Jordan Del Nero; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior

Capítulo 2
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE UM PROJETO DE FEIRAS ASTRONÔMICAS NA REGIÃO MARAJOARA
Luciano Favacho; Josiney Farias de Araújo; Shirsley Joany dos Santos da Silva; Alessandra Nascimento Braga; Jordan Del Nero; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior

Capítulo 3
O USO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS EM ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ádila Larissa Costa Santos; Lays Maria Nunes da Luz; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior; Aline Nascimento Braga; Alessandra Nascimento Braga

Capítulo 4
O USO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Lays Maria Nunes da Luz; Ádila Larissa Costa Santos; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior; Aline Nascimento Braga; Alessandra Nascimento Braga

Capítulo 5
O USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE RURAL DO BAIXO TOCANTINS
Arlete Lopes Lisboa; Andrey Felipe Gomes Gonçalves; Andreza de Lourdes Souza Gomes

Capítulo 6
ARQUEOASTRONOMIA E O ENSINO DE FÍSICA: PROPOSTA DE OFICINA PARA O ENSINO MÉDIO
Milena Pinheiro Barbosa; Rubens Silva; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior

Capítulo 7
A UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES VIRTUAIS COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES NO ENSINO DE FÍSICA APLICADO AO ENSINO MÉDIO
Vivaldo Júnior Progênio Dias; Josiney Farias de Araújo; Alessandra Nascimento Braga; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior

Capítulo 8
AVENTURAS CÓSMICAS: UMA JORNADA PELO MODELO PADRÃO DE PARTÍCULAS ELEMENTARES COMO FORMA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Kayque Figueiredo Machado; Carlos Alberto Brito da Silva Junior

Capítulo 9
ANÁLISE DOS CASOS DE SUICÍDIOS NA REGIÃO DO MARAJÓ OCIDENTAL NO MUNICIPIO DE BREVES
Renan Serrão Gonçalves; Ronaldo de Oliveira Rodrigues

Capítulo 10
APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Liandra Rayse Alves de Melo; Josiney Farias de Araújo; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior; Aline Nascimento Braga; Alessandra Nascimento Braga

Capítulo 11
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA NA PRÁTICA DOCENTE
Aline Nascimento Braga; Alessandra Nascimento Braga; Nelson Pinheiro Coelho de Souza; Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho; Danilo Teixeira Alves

Capítulo 12
PROFESSOR-PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Lelio Favacho Braga; Aline Nascimento Braga; Maria Gilvania da Silva Alves; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior; Alessandra Nascimento Braga

Capítulo 13
FILOSOFIA, HISTÓRIA E ENSINO DE FÍSICA: PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL E SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO MÉDIO
Vivaldo Júnior Progênio Dias; Josiney Farias de Araújo; Shirsley Joany dos Santos da Silva; Alessandra Nascimento Braga; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior

Capítulo 14
CURSO DE FÍSICA ONLINE: AULAS INTERATIVAS DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO VIA ZOOM.US
Fábio Souza de Araújo; Karina da Rocha Góes Araújo; Alessandra Nascimento Braga; Jordan Del Nero; Josiney Farias de Araújo; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !