Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Finais: percepção de estagiários da Licenciatura em Matemática da FAFIDAM

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-051-3

DOI: 10.5281/zenodo.10608120

Descrição: Este livro é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Finais, a qual foi ofertada no segundo semestre do ano de 2023 pelo curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM. Essa instituição está situada no município de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, no estado do Ceará. Diante dessa localização, a FAFIDAM recebe discentes de todas as cidades do vale.
Sob a supervisão do professor orientador da disciplina e escrito pelos estagiários, o livro tem como objetivo apresentar as percepções dos estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental sobre as vivências experienciadas na universidade e nas escolas campo. As escolas parceiras que receberam os discentes dessa disciplina de estágio localizam-se nos municípios de Jaguaruana, Russas, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.
Os capítulos expostos no decorrer desse livro, são um recorte do relatório produzido pelos discentes como requisito para aprovação na disciplina. A estrutura dos capítulos contempla 5 (cinco) seções. Na primeira trazem uma introdução, onde eles dedicam-se a apresentar o estágio, destacam a escola campo e alguns momentos que julgam relevantes da trajetória. Posteriormente, na segunda, falam do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, onde buscam contemplar as etapas do estágio. Na seção seguinte, expõem um relato reflexivo sobre uma das atividades desenvolvidas no estágio. Na quarta seção, eles trazem algumas contribuições do estágio para a formação e, por fim, expõem as considerações finais.
Como já assinalado, considerando o que trazem Santos e Garms (2014), entende-se que a escrita dos discentes vai na direção de trabalhos que se aproximam do método autobiográfico e da metodologia de narrativas. Desse modo, compreende-se, ainda, que cada capítulo pode ser fonte de aprendizado e de inspiração para licenciandos e professores, pois os estagiários trazem as tensões, as experiências, as reflexões, as angústias e as contribuições do estágio. Diante dessas percepções, os leitores podem verificar elementos que sinalizam para o estágio enquanto atividade instrumentalizadora da práxis do futuro professor de matemática.
Mesmo cada capítulo contemplando as mesmas seções, percebe-se que, ainda assim, eles nos provocam sensações e reflexões diferentes. Isso se justifica pelo fato de cada um trazer o modo como o autor/estagiário “sentiu” e foi “impactado” com as vivências experienciadas no decorrer da disciplina. Nos capítulos, podem-se observar, portanto, insights do movimento de construção da identidade dos professores de matemática em formação inicial.

Organizadores: Francisco Wagner Soares Oliveira; Maria Cristiane Magalhães Brandão; Wanderley de Oliveira Pereira; Ana Carolina Costa Pereira

Autores: Alan Goiana Maia; Ana Carolina Costa Pereira; Francisco Narcélio Nunes dos Santos; Francisco Wagner Soares Oliveira; Isabel Silvânia de Lima; Laisa Moura Chaves; Leandro Costa Moura; Letícia de Souza Castro; Maria Cristiane Magalhães Brandão; Maria Janikelly da Silva Maia; Maria Solene Pereira de Oliveira; Talita Medeiros Mendes; Tamiris Paula de Moura; Wanderley de Oliveira Pereira.

Capítulos
APRESENTAÇÃO
Francisco Wagner Soares Oliveira; Maria Cristiane Magalhães Brandão; Wanderley de Oliveira Pereira; Ana Carolina Costa Pereira

Capítulo 1
DO MEDO AO SONHO: ROMPENDO BARREIRAS COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Letícia de Souza Castro

Capítulo 2
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS: UM RELATO DE UMA MÃE DA EDUCAÇÃO DE PRIMEIRA VIAGEM
Maria Solene Pereira de Oliveira

Capítulo 3
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA CALOROSA
Francisco Narcélio Nunes dos Santos

Capítulo 4
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESCOBRINDO O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Talita Medeiros Mendes 

Capítulo 5
UM OLHAR HEURÍSTICO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Alan Goiana Maia

Capítulo 6
NAS ENTRELINHAS DA VIVÊNCIA DE UMA EDUCADORA EM FORMAÇÃO: O ENIGMA INTRIGANTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Laisa Moura Chaves

Capítulo 7
UMA VOLTA NO TEMPO: NOVAS PERSPECTIVAS E OLHARES SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Janikelly da Silva Maia

Capítulo 8
DO LIXO AO LUXO: A PURA TRANSIÇÃO DE UM ESTAGIÁRIO DESMOTIVADO À INTEGRAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Leandro Costa Moura

Capítulo 9
TRILHANDO CAMINHOS NO ESTÁGIO: ENTRE DESAFIOS E SATISFAÇÕES DE UMA JORNADA SEM FIM
Isabel Silvânia de Lima

Capítulo 10
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM LAÇO DE UNIÃO CAPAZ DE PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O INÍCIO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Tamiris Paula de Moura


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !