Letramento e Cultura Digital no Currículo da Língua Portuguesa no Ensino Médio

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-062-0

DOI: 10.5281/zenodo.10780571

Descrição: Esse trabalho discute o letramento e a cultura digital no currículo da Língua Portuguesa, no ensino médio, considerando a relevância dessa temática para a vida e cidadania dos estudantes. O objetivo geral é analisar as orientações do currículo de Língua Portuguesa para o desenvolvimento do letramento e da cultura digital dos estudantes, no ensino médio. A metodologia partiu da análise questionadora das orientações do currículo de Língua Portuguesa no desenvolvimento do letramento e da cultura digital dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e no levantamento de dados realizado por meio de um questionário aplicado às docentes da disciplina de Língua Portuguesa, de ensino médio, em uma escola pública do município de São Luís-Ma. O estudo constatou que, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão sendo exploradas pelas comunidades escolares, pois contribuem para que à educação tenha mais sentido para os estudantes do ensino médio, sendo o professor o mediador, no uso criativo, crítico e ético das mídias usadas como ferramentas de apoio para o desenvolvimento do letramento digital. A inserção das TDIC, na prática pedagógica de Língua Portuguesa, além de possibilitar construir novas metodologias, que favorecem o protagonismo dos estudantes, promovem o uso consciente nas práticas sociais de letramento, engajadas na cultura e cidadania digital. Acredita-se que a reflexão da comunidade escolar sobre o uso das TDIC, na perspectiva do letramento digital contribui para a melhoria da formação dos estudantes do ensino médio para as demandas sociais do século XXI.

Autor: Nivaldo Pedro de Oliveira

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
METODOLOGIA

Capítulo 2
A CULTURA DIGITAL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

Capítulo 3
O CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS ORIENTAÇÕES PARA O LETRAMENTO DIGITAL

Capítulo 4
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO E A CULTURA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS NO MARANHÃO

Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

Apêndices

O autor


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !