ISBN: 978-65-6009-074-3 (digital)
ISBN: 978-65-6009-072-9 (impresso)
DOI: 10.29327/5395367
Descrição: No contexto contemporâneo, o cenário educacional está em constante evolução, impulsionado pela rápida ascensão das tecnologias digitais. Desde o surgimento da internet até os avanços mais recentes em inteligência artificial e realidade aumentada, o campo da educação tem sido profundamente impactado por essas inovações. Este livro busca fornecer uma visão abrangente das implicações dessas tecnologias no trabalho dos educadores, destacando suas vantagens, desafios e potenciais transformadores.
"As Tecnologias Digitais como Recursos Pedagógicos no Ensino: Implicações nas Práticas Docentes" é uma obra dedicada a todos os educadores que estão comprometidos em proporcionar experiências de aprendizagem significativas e relevantes para seus alunos. Que este livro sirva como um guia inspirador e prático para aqueles que buscam integrar de forma eficaz as tecnologias digitais em seu trabalho pedagógico, capacitando assim as gerações futuras para enfrentar os desafios e oportunidades do século XXI.
Autores: Ueudison Alves Guimarães, Silvania Maria Roque, Laíse Bacelar Silva, Maria Nilza Andrade Araujo de Oliveira, Leandromar Brandalise, Gislaine Rocha Félix Rabelo, Sandra Benites dos Santos, Jucineide Gomes Bomfim, Lucimar Fagundes, José Marinaldo Freitas Brito, Rosineide da Silva Detino, Fiama Vanessa dos Santos Tenório de Almeida, Lucimara Tavares de Almeida, Júlio César Belo Gervásio, Rosiane da Conceição Abreu
Capítulos
Capítulo 1
POTENCIALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID/19 - USO DO CELULAR PARA FINS EDUCACIONAIS
Capítulo 2
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO SÉCULO XXI: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS NO CONTEXTO BRASILEIRO
Capítulo 3
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE
Capítulo 4
DESAFIOS ENFRENTADOS PELO CORPO DOCENTE NO TRABALHO COM O ENSINO HÍBRIDO COMO METODOLOGIA ATIVA
Capítulo 5
O APROVEITAMENTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO EAD E SUA CONTRIBUIÇÃO
Capítulo 6
AS SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAIS NA INCLUSÃO INFANTIL
Capítulo 7
A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO INOVADOR NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Capítulo 8
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Capítulo 9
PRINCÍPIOS DO PROJETO CURRÍCULO: A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM
Capítulo 10
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Capítulo 11
O LÚDICO COMO ELEMENTO MOTIVADOR NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DO CAMPO EM ATALAIA – AL
Capítulo 12
CPRÁTICAS CORPORAIS COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS E GRUPOS, UTILIZANDO AULAS DE DANÇA, JOGOS E COMUNICAÇÃO
Capítulo 13
A ANÁLISE PDCA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Capítulo 14
A FERRAMENTA SWOT NA GESTÃO ESCOLAR
Capítulo 15
AS RELAÇÕES FAMILIARES E O USO IMODERADO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Capítulo 16
OS REFLEXOS DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO CENÁRIO ATUAL
Capítulo 17
ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILITANDO A INCLUSÃO EM SALA DE AULA
BIOGRAFIA DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK