ISBN: 978-65-5492-074-2
DOI: 10.5281/zenodo.11218177
Descrição: Este livro, meticulosamente elaborado por mentes dedicadas e comprometidas com a nobre missão de aprimorar o cenário educacional, emerge como uma contribuição significativa para o diálogo contemporâneo sobre os fundamentos da pedagogia e sua interseção com os princípios democráticos.
A docência, pedra angular do edifício educacional, é explorada de maneira aprofundada e ponderada ao longo destas páginas. Os autores, munidos de perspicácia e experiência, desvelam as complexidades inerentes ao ato de ensinar, lançando luz sobre a importância transcendental desse papel na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A obra não se restringe a uma mera análise teórica; pelo contrário, transcende para um plano prático, oferecendo insights valiosos sobre estratégias pedagógicas que promovem não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral do aprendiz. A abordagem holística adotada nesta obra ressoa com a necessidade premente de cultivar não apenas mentes aguçadas, mas também cidadãos éticos e participativos.
Ao destacar a importância da educação democrática, os autores enfatizam a necessidade de um ambiente educacional que nutra a diversidade de pensamento, promovendo a inclusão e o respeito pelas múltiplas vozes que compõem o tecido social. A democracia, entendida não apenas como um sistema político, mas como um ethos que permeia o processo educacional, revela-se como um catalisador para a formação de indivíduos críticos, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro coletivo mais promissor.
Neste contexto, "Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender" emerge como um farol, iluminando caminhos inexplorados e desafiando paradigmas obsoletos. Este é um convite à reflexão e à ação, um chamado para educadores, estudantes e todos os interessados na forja de um horizonte educacional que transcenda as limitações do convencionalismo e abrace a vitalidade da diversidade e da participação ativa.
Que esta obra sirva como guia inspirador para todos aqueles que almejam contribuir para uma sociedade onde o conhecimento seja um farol a iluminar o caminho, a democracia um princípio a ser cultivado, e a educação a ponte que conecta os indivíduos a um futuro coletivo de promissora realização.
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Angelica Beate Winter Boldt; Bernardo Zilli Pesarini; Camila Evangelista Costa; Christiane Guimarães Pançardes da Silva; Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas; Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff; Cristiano Rodrigo Gobbi; Danielle Scheffelmeier Mei; Deise Denise Lehnen Rohr; Etiane de Fatima Theodoroski; Fernanda Vitório da Silva; Glauce Stumpf; Isabela Dall’Aglio Bucco; Jair Miranda de Paiva; Luci Teixeira Iachinski de França; Márcia Fernandes Bartholo; Márcia Muricí Redivo Barbosa; Marcos Pileggi; Maria Alzira Leite; Mariane Macagnan Pagio; Patricia Rosi Bozza; Rachel Karpinski; Regiane Aparecida Kusman; Renan Eliazaf Rodrigues dos Anjos; Rogério Sech; Sara Cristina Teschechotzky; Shirlei Alexandra Fetter; Sonia Gonçalves Batista Dias; Valéria Bumiller-Bini Hoch; Venicius de Souza Nascimento.
Capítulos
Capítulo 1
A EXPERIÊNCIA LÚDICA E CRIATIVA NA PSICOLOGIA DE JUNG
Christiane Guimarães Pançardes da Silva; Márcia Fernandes Bartholo
Capítulo 2
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO “NOVO” ENSINO MÉDIO
Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff
Capítulo 3
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO: IMPORTANTES ELEMENTOS DENTRO DO CONTEXTO EDUCACIONAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sonia Gonçalves Batista Dias
Capítulo 4
SETOR HISTÓRICO DE CURITIBA E A MEDIAÇÃO CULTURAL: POSSIBILIDADES PARA DISCUSSÃO E APREENSÃO DO ESPAÇO URBANO
Bernardo Zilli Pesarini; Mariane Macagnan Pagio
Capítulo 5
UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO RECURSO DIDÁTICO PAPA-PILHAS
Regiane Aparecida Kusman
Capítulo 6
BULLYING: VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Patricia Rosi Bozza; Rogério Sech; Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas
Capítulo 7
DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas; Patricia Rosi Bozza
Capítulo 8
ENSINO DE FILOSOFIA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA PERSPECTIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Márcia Muricí Redivo Barbosa; Jair Miranda de Paiva
Capítulo 9
OFICINA DE GENÉTICA, DIGESTÃO E SAÚDE: UMA FORMA DIDÁTICA DE ENSINO DA HERANÇA POLIGÊNICA A DOENÇAS METABÓLICAS E DO SISTEMA DIGESTIVO
Camila Evangelista Costa; Valéria Bumiller-Bini Hoch; Fernanda Vitório da Silva; Isabela Dall’Aglio Bucco; Marcos Pileggi; Angelica Beate Winter Boldt
Capítulo 10
POESIA SLAM: PRÁTICAS PERFORMÁTICAS E LINGUAGEIRAS NA COMUNIDADE SURDA
Luci Teixeira Iachinski de França; Maria Alzira Leite
Capítulo 11
REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA PARA A CIDADANIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Renan Eliazaf Rodrigues dos Anjos; Venicius de Souza Nascimento; Cristiano Rodrigo Gobbi
Capítulo 12
FORMAÇÃO DE DOCENTES E DE AUXILIARES DAS CRECHES PÚBLICAS
Danielle Scheffelmeier Mei; Etiane de Fatima Theodoroski
Capítulo 13
FEMINICÍDIO: PREVENIR OU REMEDIAR?
Shirlei Alexandra Fetter; Sara Cristina Teschechotzky; Deise Denise Lehnen Rohr; Rachel Karpinski; Glauce Stumpf
Capítulo 14
PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Regiane Aparecida Kusman
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK