ISBN: 978-65-6009-078-1
DOI: 10.5281/zenodo.11177536
Descrição: Na educação contemporânea, os debates, sobre uma escola mais acessível e inclusiva é indispensável na construção de uma educação pautada no respeito à diversidade e na garantia dos direitos humanos. A qualidade da educação básica perpassa pela garantia da aprendizagem a todos. Desse modo, a alfabetização dos estudantes com transtorno do espectro autista nos dois primeiros anos da educação básica exige uma prática pedagógica mais adequada as suas individualidades. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo geral analisar o lúdico por meio da Tecnologia Assistiva (TA) na prática pedagógica para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de alfabetização, em escolas públicas no município de São José de Ribamar. No que tange à metodologia usada, apresenta-se uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, com revisão de literatura sobre a temática, pesquisa em fonte bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados foi criado um questionário, com dez perguntas, direcionadas aos professores da rede de ensino municipal da prefeitura de São José de Ribamar- MA, que atuam no primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Em relação às categorias analisadas, conclui-se que o uso da TA associada a ludicidade dos jogos digitais (aplicativos móveis) e tradicionais, assim como as brincadeiras, promovem uma melhor apropriação da alfabetização dos estudantes com TEA, contribuindo com a inclusão e aprendizagens ao longo da vida.
Autora: Marilda Faustino de Andrade Ribeiro
Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO
Capítulo 2
OBJETIVOS E FINALIDADES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ALUNO COM TEA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Capítulo 3
O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA O ALUNO COM TEA
Capítulo 4
O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DA TA PARA O ALUNO COM TEA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA
Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Capítulo 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Autora
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