Entre a Pedagogia e o Ensino de Ciências

Fazendo Educação


ISBN: 978-65-6009-084-2

DOI: 10.29327/5407015

Descrição: O Estágio Supervisionado representa um percurso essencial na formação integral de professoras e professores, pois, é a partir dele que as/os licenciandas/os terão os primeiros contatos com a sala de aula onde porão em prática as teorias estudadas até o momento em sua formação, pois mesmo tendo um grande domínio das teorias de educação, é colocando-as em prática que formamos um bom profissional. O Estágio Supervisionado é oferecido nos cursos de Licenciatura a partir da segunda metade do curso, onde as/os estudantes já estão bem familiarizados com as discussões teóricas e, a partir desse momento, poderão elaborar práticas que corroborem com os conhecimentos adquiridos. 
A experiência do estágio supervisionado permite que a/o estudante desenvolva sua criatividade e independência, desenvolvendo habilidades técnicas para desenvolver seu trabalho. O Estágio Supervisionado além de uma oportunidade de crescimento profissional para as/os licenciandas/os, é também uma maneira de integrar universidade, escola e comunidade. Neste livro, abordaremos a experiência do Estagio Supervisionado desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio. Trazemos também a experiência do Estágio Supervisionado em Gestão, e nos Espaços Não-Formais, como os Movimentos Sociais.
Como abordamos no início, o Estágio Supervisionado é de suma importância na formação de professoras/es, pois os coloca diante dos mais variados e importantes cenários da educação, contribuindo de maneira extremamente significativa para sua construção de conhecimentos e desenvolvimento de sua prática educacional, nos mais variados espaços formativos. Ao longo deste livro, nossa pretensão foi mostrar, através das experiências de alguns professores/pesquisadores, essa importância e esperamos ter cumprido com nosso objetivo inicial, bem como ter contribuído com o estudo e produção de conhecimentos daquelas/es que estão tendo contato com o Estágio Supervisionado em sua formação.

Organizadores: Jessica Priscila Garcia de Souza; Manoel Felix Pessoa dos Santos e Eduardo Henrique Bezerra da Silva.

Capítulos
PARTE 1 – Estágio Supervisionado na Educação Infantil

Capítulo 1
Brincando com Gênero
Jessica Priscila Garcia de Souza

PARTE 2 – Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental

Capítulo 2
Prática Docente nas Aulas de Ciências
Manoel Felix Pessoa dos Santos

Capítulo 3
Aulas de Ciências: confronto teoria e prática
Eduardo Henrique Bezerra da Silva

Capítulo 4
Relações de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental
Jessica Priscila Garcia de Souza

PARTE 3 – Estágio Supervisionado no Ensino Médio

Capítulo 5
Física no Ensino Médio: uma busca por sentidos e aplicações
Manoel Felix Pessoa dos Santos

Capítulo 6
Física e o Ensino Integral de Pernambuco
Eduardo Henrique Bezerra da Silva

Parte 4 – Estágio Supervisionado na Gestão Escolar

Capítulo 7
Importância da coletividade crítica no Ambiente Escolar
Jessica Priscila Garcia de Souza

Capítulo 8
Estágio em Gestão para Professores/as de Física 
Manoel Felix Pessoa dos Santos

Capítulo 9
Práxis da Gestão Escolar a partir da perspectiva de um licenciando em Física
Eduardo Henrique Bezerra da Silva

PARTE 5 – Estágio Supervisionado em Espaços Não-Formais

Capítulo 10
Um Conto dos Meninos do Sol
Jessica Priscila Garcia de Souza

Capítulo 11
Física numa Escola “em Tempo Integral” 
Manoel Felix Pessoa dos Santos

Capítulo 12
Aulas de Ciências e o Projeto Travessia
Eduardo Henrique Bezerra da Silva

ORGANIZADORES

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !