História e Memória: pelos Caminhos do Tempo - Volume 1

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-85284-22-6

DOI: 10.5281/zenodo.12525182

Descrição: A relação entre história e memória é uma temática de extrema relevância e complexidade, que tem sido objeto de estudo e debate por diversos intelectuais ao longo dos séculos. A história, como disciplina, busca compreender e narrar os eventos passados, apoiando-se em métodos científicos e rigorosos. A memória, por sua vez, é mais subjetiva e pessoal, constituindo-se a partir das vivências e percepções individuais e coletivas. Ambas se entrelaçam de maneira indissociável, influenciando-se mutuamente e contribuindo para a construção da identidade e da consciência histórica de sociedades e indivíduos.
"História e Memória: pelos Caminhos do Tempo" traz ao leitor uma análise das formas como a memória molda a compreensão histórica e, reciprocamente, como a história influencia e reorganiza as memórias. Através de trabalhos e bem fundamentados, os autores nos conduzem por diferentes épocas e contextos, revelando como a memória é preservada, transformada ou esquecida, e como esses processos impactam a formação histórica.
O leitor encontrará uma oportunidade de ampliar seus horizontes e de engajar-se com questões fundamentais sobre o tempo, a lembrança e a narrativa histórica. É um convite para repensar os alicerces de nosso entendimento do passado e para reconhecer a importância das memórias na construção do presente e na projeção do futuro.
Esperamos que esta leitura seja, portanto, um encontro fecundo com o saber e uma fonte inesgotável de inspiração para todos aqueles que se interessam pelos intrincados caminhos da história e da memória.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Flaviano Oliveira dos Santos; Giovane Rodrigues Jardim; Indira Naiara Silva dos Santos; Jéssica de Lima Silva; Milca Fontenele de Sousa.

Capítulos
Capítulo 1
AS DISPUTAS ENTRE O JORNAL DE NOTÍCIAS E O PEQUENO JORNAL: A DEPOSIÇÃO DO GOVERNADOR JOSÉ GONÇALVES
Indira Naiara Silva dos Santos

Capítulo 2
A ELABORAÇÃO DO PASSADO CONTRA OS RESQUÍCIOS AUTORITÁRIOS DAS DITADURAS CIVIS-MILITARES: SOBRE OS MUSEUS DE MEMÓRIA NO CONE SUL
Giovane Rodrigues Jardim

Capítulo 3
O CENTRO HISTÓRICO COMO ESPAÇO EDUCATIVO: DIFERENTES PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM PIRACURUCA - PIAUÍ E VIÇOSA DO CEARÁ - CEARÁ
Flaviano Oliveira dos Santos; Milca Fontenele de Sousa

Capítulo 4
FEMINISMO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO HISTORIOGRÁFICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DAS MULHERES
Jéssica de Lima Silva

AUTORES


Tags

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !