ISBN: 978-65-6009-086-6
DOI: 10.29327/5408302
Descrição: Este estudo realiza uma análise do impacto transformador da inteligência artificial (IA) no campo da educação, com especial atenção à implementação e aos efeitos do ChatGPT neste contexto. Nessa perspectiva, a inteligência artificial vem evidenciando um potencial significativo para otimizar a experiência de aprendizado individual, adaptando o conteúdo e as atividades pedagógicas com base nos interesses e requisitos específicos de cada estudante. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da inteligência artificial, especialmente do ChatGPT, no ensino superior, buscando compreender sua influência no engajamento e aprendizado dos alunos, bem como as percepções dos educadores sobre suas potencialidades, limitações e desafios. Para tanto, empregou-se uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva, que adotou uma abordagem quali-quantitativa, fundamentada em referências bibliográficas, bem como uma pesquisa de campo para um aprofundamento mais detalhado dos conceitos em estudo. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Ahmed (2023), Barbosa (2019) e Souza (2023). As conclusões mais relevantes indicam que, apesar do potencial do ChatGPT para otimizar recursos pedagógicos e personalizar o aprendizado – sendo até mesmo empregado por 61,1% dos respondentes para esclarecer dúvidas e auxiliar na elaboração de textos – há consideráveis desafios a serem superados. Entre estes, destacam-se a necessidade de capacitação dos educadores para lidar com essa tecnologia, as preocupações relativas à privacidade e segurança dos dados dos estudantes, além da exigência de um uso ético e consciente da inteligência artificial no âmbito educacional.
Autor: José Leônidas Alves do Nascimento
Capítulos
Capítulo 1
Introdução
Capítulo 2
Metodologia
Capítulo 3
Inteligência Artificial
3.1. Inteligência Artificial na Educação
Capítulo 4
O ChatGPT
4.1. A importância dos Prompts no Uso do ChatGPT
4.2. Os Benefícios do ChatGPT na Educação
4.3. Os Desafios do Uso do ChatGPT na Educação
Capítulo 5
Apresentação da pesquisa
Capítulo 6
Análise dos resultados
Capítulo 7
Considerações finais
Referências Bibliográficas
O Autor
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK