ISBN: 978-65-6009-087-3
DOI: 10.29327/5411714
Descrição: A pesquisa teve como intuito analisar o processo de alfabetização e letramento, visando a qualidade educacional que envolve o processo da leitura e da escrita. Sendo assim, foi realizado primeiramente pesquisa bibliográfica tendo como referência diversas abordagens existentes no campo teórico que contribui com a alfabetização e letramento. Desta forma, o campo teórico foi fundamentado em: Soares (2003; 2004; 2006; 2014; 2018); Kleiman (1995); Mortatti (2000; 2006; 2004; 2007); Ferreiro (2007; 2011; 2016), dentre outros. O percurso metodológico da pesquisa consistiu numa abordagem qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com dez (10) docentes que atuam no Município de Rio Crespo-Rondônia, com as turmas do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental I. Esta pesquisa teve como objetivo identificar como os docentes utilizam os métodos de alfabetização e como são essa prática em sala de aula. Sendo que o processo da alfabetização e o letramento é fundamental para todo indivíduo inserido em uma sociedade tornando o participativo, na prática, social. Considera-se que é fundamental valorizar o professor que é o ator principal na aquisição do conhecimento, que a escola proporcione autonomia para ele realizar uma aula dinâmica, preparando o aluno para ser um cidadão crítico e participativo na sociedade e que a família seja participativa em toda essa etapa tão importante na vida do aluno compreendendo tal importância para o processo de alfabetização. Ressalta-se que não há como se apropriar da leitura e da escrita desconsiderando o letramento.
Autora: Iones Lucia da Silva
Capítulos
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
CONTEXTO HISTÓRICO
Capítulo 2
REFERENCIAL TEÓRICO
Capítulo 3
ASPECTOS POLÍTICOS
Capítulo 4
PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO
Capítulo 5
PROCESSO METODOLÓGICO
Capítulo 6
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
A autora
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