História e Memória: pelos Caminhos do Tempo - Volume 2

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-85284-24-0

DOI: 10.5281/zenodo.13338554

Descrição: A relação entre história e memória é uma temática de extrema relevância e complexidade, que tem sido objeto de estudo e debate por diversos intelectuais ao longo dos séculos. A história, como disciplina, busca compreender e narrar os eventos passados, apoiando-se em métodos científicos e rigorosos. A memória, por sua vez, é mais subjetiva e pessoal, constituindo-se a partir das vivências e percepções individuais e coletivas. Ambas se entrelaçam de maneira indissociável, influenciando-se mutuamente e contribuindo para a construção da identidade e da consciência histórica de sociedades e indivíduos.
"História e Memória: pelos Caminhos do Tempo" traz ao leitor uma análise das formas como a memória molda a compreensão histórica e, reciprocamente, como a história influencia e reorganiza as memórias. Através de trabalhos e bem fundamentados, os autores nos conduzem por diferentes épocas e contextos, revelando como a memória é preservada, transformada ou esquecida, e como esses processos impactam a formação histórica.
O leitor encontrará uma oportunidade de ampliar seus horizontes e de engajar-se com questões fundamentais sobre o tempo, a lembrança e a narrativa histórica. É um convite para repensar os alicerces de nosso entendimento do passado e para reconhecer a importância das memórias na construção do presente e na projeção do futuro.
Esperamos que esta leitura seja, portanto, um encontro fecundo com o saber e uma fonte inesgotável de inspiração para todos aqueles que se interessam pelos intrincados caminhos da história e da memória.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Edlayne Alves de Oliveira; Eliane Ribeiro Pinto Silva; Geovan Souza Silva; Jany Kerly Mendes Corrêa; Jéssica Mendes; Rogério de Carvalho Veras; Shirlane Maria Batista da Silva Miranda.

Capítulos
Capítulo 1
O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA MARANHENSE: A FRONTEIRA E O DEBATE AMAZÔNICO NA BNCC
Edlayne Alves de Oliveira; Rogério de Carvalho Veras

Capítulo 2
"REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE"
Eliane Ribeiro Pinto Silva; Shirlane Maria Batista da Silva Miranda

Capítulo 3
PROJETOS DE REPÚBLICA A PARTIR DO JORNAL DE JOSÉ DO PATROCÍNIO - CIDADE DO RIO (1887-1902)
Geovan Souza Silva

Capítulo 4
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA UEB SÃO RAIMUNDO: DOS REGISTROS DE PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS EM SÃO LUÍS ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA
Jany Kerly Mendes Corrêa

Capítulo 5
IMPRENSA JUIZ-FORANA, SILENCIAMENTO E CULTURA NEGRA: MARCAS DO HIP-HOP
Jéssica Mendes

AUTORES


Tags

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !