ISBN: 978-65-83222-01-5
DOI: 10.5281/zenodo.13619953
Descrição: Apresentamos ao distinto leitor o volume "Horizontes da Educação: Visões e Perspectivas". Esta obra se constitui em uma compilação de reflexões profundas e análises criteriosas sobre o presente e o futuro da educação, elaboradas por alguns dos mais ilustres pensadores e praticantes da área.
No atual cenário global, em que as transformações sociais, tecnológicas e econômicas se desenrolam em ritmo vertiginoso, a educação emerge como um dos pilares fundamentais para a construção de sociedades justas, equitativas e sustentáveis. O processo educativo, mais do que uma simples transmissão de conhecimentos, configura-se como um instrumento poderoso para a emancipação do indivíduo e o fortalecimento das comunidades.
Os capítulos que compõem esta obra trazem à luz diferentes perspectivas sobre os desafios e as oportunidades que se apresentam à educação contemporânea. Desde a importância da inovação pedagógica e tecnológica até a necessidade de políticas públicas inclusivas e eficazes, passando pela valorização do papel dos educadores e a busca incessante pela equidade e justiça social no acesso ao conhecimento, cada contribuição aqui presente oferece ao leitor uma visão ampliada e multifacetada do universo educacional.
Destaca-se a importância de se compreender a educação como um processo contínuo e dinâmico, que deve estar sempre alinhado às necessidades e aspirações da sociedade. A educação deve ser capaz de formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, sem perder de vista os valores éticos e humanos que fundamentam a convivência harmoniosa e o respeito à diversidade.
Em tempos onde a informação circula de maneira vertiginosa e as fronteiras do conhecimento se expandem a cada dia, este livro oferece um oásis de reflexão e profundidade, convidando-nos a um mergulho intelectual que, certamente, enriquecerá nossas práticas e ampliará nossos horizontes. Que esta leitura seja, portanto, uma fonte de inspiração e um convite à reflexão profunda sobre o papel essencial da educação na construção de um futuro mais justo e luminoso para todos.
Organizador: Maciel da Paixão Borges
Autores: Adélia Pereira dos Santos Modesto; Adriana Gama do Nascimento Maia; Alexandra Pinto da Silva; Alline Cristina Moraes da Silva; Ana Paula de Sousa Costa; Anabela Aparecida Silva Barbosa; Andreia dos Santos Oliveira; Bruna Gomes Gimenes; Edna Regina da Silva Artioli; Elaine Tunes Parreira; Eliana Ester Cristante Mendes; Eliane Elias do Nascimento Freitas; Fabiana Célio; Franttieli Correa Pereira; Gessiani dos Santos Oliveira; Gracielly Keith de Souza Gil; José Pinheiro de Queiroz Neto; Josiane Aparecida de Mello França; Lídia Grusegoch; Loides Braz de Assis Silva; Luana Silva Marcacine; Maiara Soares Brito; Maria Dora Morais Santos; Maria Rita Scarpassi; Marilza Maila; Nadia Geane Bernardo Neves; Neli Hoffmann; Rita de Cássia Tavares; Rosani Pereira Diosti; Sâmela Carloto da Silva; Silvana Thiago das Neves; Simone Alexandre da Silva; Simone Santos Rodrigues; Sirley Aparecida Tristão; Tania Ribeiro Moço; Tatiane de Souza Gil; Thais Mirian Ferreira; Thayne Kelly Pereira dos Santos; Vanderléia Pereira Buquigaré; Vanessa Cristina André Felicio; Vanessa Genário de Aquino Soares; Wérica Martins do Nascimento.
Capítulos
Capítulo 1
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Alline Cristina Moraes da Silva; Thayne Kelly Pereira dos Santos; Adélia Pereira dos Santos Modesto; Loides Braz de Assis Silva; Rosani Pereira Diosti; Vanessa Cristina André Felicio
Capítulo 2
REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO
Alline Cristina Moraes da Silva; Thayne Kelly Pereira dos Santos; Adélia Pereira dos Santos Modesto; Loides Braz de Assis Silva; Rosani Pereira Diosti; Vanessa Cristina André Felicio
Capítulo 3
EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
Tatiane de Souza Gil; Gracielly Keith de Souza Gil; Elaine Tunes Parreira; Silvana Thiago das Neves; Sâmela Carloto da Silva; Josiane Aparecida de Mello França; Sirley Aparecida Tristão; Maria Dora Morais Santos; Lídia Grusegoch; Vanderléia Pereira Buquigaré
Capítulo 4
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Ana Paula de Sousa Costa; Vanessa Genário de Aquino Soares; Wérica Martins do Nascimento; Eliana Ester Cristante Mendes; Nadia Geane Bernardo Neves; Bruna Gomes Gimenes
Capítulo 5
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FOCO: OS PROJETOS COMO METODOLOGIAS DE ENSINO
Maria Rita Scarpassi; Luana Silva Marcacine; Neli Hoffmann; Franttieli Correa Pereira; Marilza Maila; Edna Regina da Silva Artioli
Capítulo 6
O USO DO LÚDICO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO
Alline Cristina Moraes da Silva; Thayne Kelly Pereira dos Santos; Adélia Pereira dos Santos Modesto; Loides Braz de Assis Silva; Rosani Pereira Diosti; Vanessa Cristina André Felício
Capítulo 7
O PROCESSO DE AUTORIA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Andreia dos Santos Oliveira; Anabela Aparecida Silva Barbosa
Capítulo 8
O USO DO ENSINO HÍBRIDO NO FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS DOCENTES EM EPT
Adriana Gama do Nascimento Maia; Simone Santos Rodrigues; Tania Ribeiro Moço; José Pinheiro de Queiroz Neto
Capítulo 9
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL UM CAMINHO A PERCORRER
Rita de Cássia Tavares; Gessiani dos Santos Oliveira; Thais Mirian Ferreira; Maiara Soares Brito; Alexandra Pinto da Silva; Simone Alexandre da Silva
Capítulo 10
AÇÃO DOCENTE E O IMPACTO NAS LEITURAS EM SALA DE AULA
Gessiani dos Santos Oliveira; Maiara Soares Brito; Alexandra Pinto da Silva
Capítulo 11
PRÁTICAS DE ENSINO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Thais Mirian Ferreira; Eliane Elias do Nascimento Freitas; Fabiana Célio
AUTORES
ORGANIZADOR
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK