ISBN: 978-65-6009-095-8
DOI: 10.29327/5418522
Descrição: Este estudo investigou a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com Metodologias Ativas (MA) na educação básica, visando avaliar o impacto dessa combinação na qualidade da aprendizagem e do ensino. O objetivo geral foi explorar como a aplicação das TDIC aliada às MA poderiam transformar práticas pedagógicas e fomentar um ambiente de aprendizado mais interativo e engajador. Especificamente, buscou-se identificar práticas eficazes e os desafios associados à implementação dessas tecnologias e metodologias no contexto educacional. O problema de pesquisa foi estabelecido a partir da seguinte questão: ‘De que maneira as TDIC e as MA podem ser aplicadas na educação básica para incentivar a autonomia dos estudantes e estimular a inovação pedagógica?’ A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, através da qual se realizou uma busca pela literatura sobre o tema. Foram consultados autores como Moran (2018), que discute as potencialidades das metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda, e Almeida e Cerny (2023), que analisam a integração das TDIC no currículo. Também foram referenciados estudos como o de Silva et al. (2022), que apresentam adaptações curriculares em resposta a crises sanitárias globais. As conclusões indicam que, apesar dos desafios logísticos e de resistência por parte de educadores e instituições, a integração das TDIC com as MA promove uma aprendizagem mais autônoma e participativa. Sugeriu-se que futuras pesquisas deveriam explorar ainda mais as variáveis contextuais que influenciam a eficácia dessas práticas educativas.
Autor: Renan Cesar das Virgens da Cruz
Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO
Capítulo 2
METODOLOGIA
Capítulo 3
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Capítulo 4
EXAME DAS PRÁTICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS E TDIC
Capítulo 5
AVALIAÇÃO DO IMPACTO NA QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM
Capítulo 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Capítulo 7
Referências Bibliográficas
O autor
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK