ISBN: 978-65-84525-95-5
DOI: 10.5281/zenodo.14252144
Descrição: As práticas pedagógicas passam por mudanças profundas, impulsionadas pelas transformações sociais, tecnológicas e culturais do século XXI. O volume 1, "Novas Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea: Tendências e Perspectivas do Século XXI", busca refletir sobre como a educação tem se adaptado a esses desafios, ampliando seu papel para além do ensino de conteúdos, com foco na formação de indivíduos preparados para contribuir em uma sociedade em constante transformação. O livro aborda o impacto das inovações pedagógicas na criação de experiências de aprendizagem que estimulam a participação ativa dos alunos, enquanto propõe práticas que dialogam com as demandas contemporâneas e promovem a integração de diferentes atores no processo educativo.
Esta obra apresenta múltiplos aspectos das práticas pedagógicas contemporâneas e analisa como elas são implementadas em diversos contextos educacionais. Além de abordar tendências como o uso de tecnologias digitais, metodologias ativas, o ensino híbrido, a inteligência artificial (IA) e a educação inclusiva, o livro inclui reflexões sobre a importância da gestão escolar e da parceria entre escola e família. Essa colaboração é destacada como um elemento essencial para criar um ambiente educacional acolhedor e eficaz. Os capítulos exploram também recursos metodológicos inovadores, como o uso de histórias em quadrinhos, que conectam narrativas visuais à aprendizagem, e o papel da ludicidade e da gamificação como estratégias de engajamento em sala de aula.
O leitor encontrará uma rica discussão sobre a aplicação de metodologias ativas em diferentes disciplinas, como a matemática, abordada de forma prática e contextualizada, e a integração de temas transversais, como a sustentabilidade. Estas práticas pedagógicas buscam não apenas superar os desafios históricos da educação, mas também promover o desenvolvimento de competências essenciais, como a resolução de problemas e o pensamento crítico, ampliando o acesso ao aprendizado e reduzindo lacunas entre teoria e prática.
O livro traz questionamentos e reflexões sobre como a escola pode se posicionar como um espaço de transformação social. Ao discutir as intersecções entre inovação pedagógica, ética e inclusão, esta obra convida educadores e gestores a repensar suas práticas e propor soluções que priorizem a colaboração entre escola e família, incentivem a acessibilidade e promovam uma educação que valorize a diversidade e a criatividade. O objetivo é oferecer subsídios que inspirem ações práticas, transformando a experiência educacional em um caminho que prepara cidadãos para responder aos desafios de uma sociedade em constante evolução.
Convido os leitores a mergulharem nesta obra como uma oportunidade de explorar perspectivas transformadoras para a educação contemporânea. Aqui, você será incentivado a refletir sobre a importância da colaboração entre escola e família, a relevância da gestão escolar e a aplicação de metodologias que colocam o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Este livro foi pensado para inspirar educadores, gestores e todos os envolvidos na educação a implementar práticas inovadoras e inclusivas que favoreçam o aprendizado significativo e preparem cidadãos para os desafios do século XXI. Que este volume seja um ponto de partida para a construção de ações práticas e reflexivas que impactem positivamente a experiência educacional e, por extensão, a sociedade como um todo.
Organizadores: Glaúcio Simão Alves; Davi Milan; Ricardo Santos de Almeida; Rose Alves de Oliveira; Mário Luiz Amorim da Silva; Arlindo Gomes de Paula e Marcos Antonio Evangelista
Autores: Adriano Ricardo de Campos; Alba Estevam Batista; Aldemir Araújo de Morais; Alessandro Ramos Carloni; Aline de Oliveira Santos; Aline Vieira Fernandes; Allan Berthier Silva Ferreira; Aloisio Oliveira Ramos; Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes Moreira; Antonia da Silva Pereira; Antonia Oliveira Doll; Antonio Fluminhan; Arlindo Gomes de Paula; Carina da Silva Mota; Carlos Ilson da Silva Alencar; Cássia Mara Alexandrino Silva; Cláudia do Socorro Azevedo Magalhães; Davi Milan; Débora Santos de Sousa Longo; Dinedso Firmino da Fonseca; Edmaury Vieira Fabri; Emanuel de Jesus Cardoso Negrão; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Fernanda Maria Aureliano Fernandes; Francisco de Sousa Costa; Geane Valeria De Castro Monteiro; Gilberto Arbués Ribeiro; Gislaine Schon; Glaúcio Simão Alves; Graziela Rosa Lopes Souza; Heloisa Barboza Gregório; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Isabel de Cassia Paes Almeida Pauxis; Isabela Ribeiro Arantes; Jordana Romero Silva; José Nilton de Araújo Gonçalves; Juliana Socorro; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Lidiane da Silva Rocha de Souza; Lidiane Ferreira da Silva Farias; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Marcos Antonio Evangelista; Maria Aparecida Fernandes; Mário Luiz Amorim da Silva; Neusa Aparecida Santos Amorim Silva; Orlando de Lima Monteiro; Rafaela de Oliveira Silva Holanda; Raimundo Cazuza da Silva Neto; Raimundo Nonato Carneiro Morais; Renata Cunha Castejon Heitor Duarte; Ricardo Santos de Almeida; Rodolfo Areias de Oliveira; Rose Alves de Oliveira; Roziana Limas; Sheila Faúla Muniz; Silvana Aparecida Borges Gonçalves; Silvana Goretti Luz e Silva; Silvanda Santana de Almeida; Sophia Romero Motta; Tainara de Sousa Soares; Viviane Aparecida de Almeida; Wender Mendes Bastos.
Capítulos
Capítulo 1
USABILIDADE DE APLICATIVOS MÓBILES NO ENSINO DE BIOLOGIA
José Nilton de Araújo Gonçalves; Glaúcio Simão Alves; Heloisa Barboza Gregório; Débora Santos de Sousa Longo; Raimundo Cazuza da Silva Neto; Davi Milan; Emanuel de Jesus Cardoso Negrão; Adriano Ricardo de Campos; Antonia da Silva Pereira; Antonio Fluminhan; Marcos Antonio Evangelista
Capítulo 2
EDUCAÇÃO E CULTURA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
Rose Alves de Oliveira; Glaúcio Simão Alves; Orlando de Lima Monteiro; Rafaela de Oliveira Silva Holanda; Davi Milan; Antonia Oliveira Doll; Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes Moreira; Adriano Ricardo de Campos; Marcos Antonio Evangelista; Carina da Silva Mota; Neusa Aparecida Santos Amorim Silva; Arlindo Gomes de Paula; Sheila Faúla Muniz; Antonia da Silva Pereira; Viviane Aparecida de Almeida; Juliana Socorro; Antonio Fluminhan; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Mário Luiz Amorim da Silva
Capítulo 3
HQS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Glaúcio Simão Alves; Heloisa Barboza Gregório; Dinedso Firmino da Fonseca; Débora Santos de Sousa Longo; Davi Milan; Tainara de Sousa Soares; Adriano Ricardo de Campos; Fernanda Maria Aureliano Fernandes; Marcos Antonio Evangelista
Capítulo 4
QUADRINHOS ILUSTRATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Glaúcio Simão Alves; Allan Berthier Silva Ferreira; Cássia Mara Alexandrino Silva; Aldemir Araújo de Morais; Carlos Ilson da Silva Alencar; Davi Milan; Adriano Ricardo de Campos; Fernanda Maria Aureliano Fernandes; Carina da Silva Mota; Arlindo Gomes de Paula; Antonia da Silva Pereira; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Marcos Antonio Evangelista
Capítulo 5
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR DIANTE DA SAÚDE SOCIOEMOCIONAL DE ADOLECENTES
Francisco de Sousa Costa; Glaúcio Simão Alves; Isabel de Cassia Paes Almeida Pauxis; Raimundo Nonato Carneiro Morais; Geane Valeria De Castro Monteiro; Davi Milan; Tainara de Sousa Soares; Antonia Oliveira Doll; Adriano Ricardo de Campos; Marcos Antonio Evangelista; Gilberto Arbués Ribeiro; Arlindo Gomes de Paula; Sheila Faúla Muniz; Juliana Socorro; Mário Luiz Amorim da Silva
Capítulo 6
LUDICIDADE E SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
Ricardo Santos de Almeida; Glaúcio Simão Alves; Silvana Aparecida Borges Gonçalves; Alessandro Ramos Carloni; Orlando de Lima Monteiro; Davi Milan; Silvanda Santana de Almeida; Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes Moreira; Adriano Ricardo de Campos; Wender Mendes Bastos; Arlindo Gomes de Paula; Sheila Faúla Muniz; Rodolfo Areias de Oliveira; Antonia da Silva Pereira; Lidiane Ferreira da Silva Farias; Marcos Antonio Evangelista; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Silvanda Santana de Almeida
Capítulo 7
GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
Glaúcio Simão Alves; Aline de Oliveira Santos; Orlando de Lima Monteiro; Aldemir Araújo de Morais; Alessandro Ramos Carloni; Davi Milan; Maria Aparecida Fernandes; Edmaury Vieira Fabri; Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Sheila Faúla Muniz; Rodolfo Areias de Oliveira; Antonia da Silva Pereira; Mário Luiz Amorim da Silva
Capítulo 8
ESCOLA E FAMÍLIA: A IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Rose Alves de Oliveira; Glaúcio Simão Alves; Isabela Ribeiro Arantes; Rafaela de Oliveira Silva Holanda; Davi Milan; Renata Cunha Castejon Heitor Duarte; Antonia Oliveira Doll; Lidiane da Silva Rocha de Souza; Adriano Ricardo de Campos; Gislaine Schon; Carina da Silva Mota; Marcos Antonio Evangelista; Neusa Aparecida Santos Amorim Silva; Gilberto Arbués Ribeiro; Graziela Rosa Lopes Souza; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Arlindo Gomes de Paula; Sheila Faúla Muniz; Rodolfo Areias de Oliveira; Antonia da Silva Pereira; Lidiane Ferreira da Silva Farias; Viviane Aparecida de Almeida; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Mário Luiz Amorim da Silva; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Silvanda Santana de Almeida
Capítulo 9
USUALIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Glaúcio Simão Alves; Heloisa Barboza Gregório; Carlos Ilson da Silva Alencar; Raimundo Cazuza da Silva Neto; Davi Milan; Adriano Ricardo de Campos; Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista
Capítulo 10
IMPLEMENTAÇÃO DE QUADRINHOS ILUSTRATIVOS COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Glaúcio Simão Alves; Allan Berthier Silva Ferreira; Cássia Mara Alexandrino Silva; Orlando de Lima Monteiro; Rafaela de Oliveira Silva Holanda; Davi Milan; Rodolfo Areias de Oliveira; Adriano Ricardo de Campos; Marcos Antonio Evangelista; Antonia da Silva Pereira; Aline Vieira Fernandes; Arlindo Gomes de Paula; Mário Luiz Amorim da Silva
Capítulo 11
GAMIFICAÇÃO E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Davi Milan; Tainara de Sousa Soares; Arlindo Gomes de Paula; Antonia Oliveira Doll; Lidiane da Silva Rocha de Souza; Adriano Ricardo de Campos; Marcos Antonio Evangelista; Aloisio Oliveira Ramos; Rodolfo Areias de Oliveira; Roziana Limas; Jordana Romero Silva; Sophia Romero Motta; Sheila Faúla Muniz; Sheila Faúla Muniz; Antonia da Silva Pereira; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Cláudia do Socorro Azevedo Magalhães; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Mário Luiz Amorim da Silva
Capítulo 12
ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TDAH: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Davi Milan; Maria Aparecida Fernandes; Graziela Rosa Lopes Souza; Adriano Ricardo de Campos; Silvana Goretti Luz e Silva; Rodolfo Areias de Oliveira; Rodolfo Areias de Oliveira; Antonia da Silva Pereira; Marcos Antonio Evangelista
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK