ISBN: 978-65-5492-094-0
DOI: 10.5281/zenodo.14205741
Descrição: Estudos vinculados à formação do pesquisador júnior, ou seja, aqueles que são discentes de cursos de graduação nas universidades, têm focado, muitas vezes e apenas, na Iniciação Científica, quando, geralmente, tem-se contato com grupos e linhas de pesquisas. No geral, seu objetivo é fomentar a prática de métodos e processos científicos e disponibilizar ao discente uma orientação com pesquisadores que possuem experiência na área de pesquisa, a fim de incentivar a expansão do pensamento científico e da criatividade.
Além disso, a Iniciação Científica ensina ao discente a conduzir pesquisas e a desenvolver as aptidões necessárias a serem aplicadas dentro e fora do ambiente acadêmico, por exemplo, na sala de aula desse futuro professor de matemática. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq é um exemplo dessas ações universitárias, com o objetivo de “[...] apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica” (Brasil, 2024, s/p) . Também são propósitos do programa,
[...] despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural; proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica (Brasil, 2024, s/p).
Entretanto, esse programa, assim como outros, favorece uma parcela mínima da comunidade acadêmica, fazendo com que os grupos de pesquisa instituídos nas universidades pensem em propostas que ampliem, contribuam e fortaleçam a prática da pesquisa científica para discentes de graduação.
Nesse sentido, surge o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática - GPEHM da Universidade Estadual do Ceará - UECE, com o fim de
[...] realizar pesquisas sobre o desenvolvimento teórico e prático de temas ligados a História da Matemática e a Educação Matemática, principalmente incentivando a sua incorporação como estratégia na formação de professores de Matemática e na Educação Básica (Pereira, 2019, p. 18) .
Algumas ações do referido grupo estão atreladas à Iniciação Científica, como o GPEHM Júnior, projeto iniciado em 2019, destinado a discentes e docentes que queiram iniciar estudos acadêmicos vinculados à pesquisa, a partir de pressupostos teóricos e metodológicos na área de Educação Matemática, conduzindo-os a pensar sobre temas que tangenciam aspectos da Educação Básica e da Formação de Professores de Matemática.
Seu foco formativo são as reuniões quinzenais presenciais, que ocorrem às terças-feiras, no horário das 17h às 18h30, no Laboratório de Matemática e Ensino - LABMATEN/UECE, coordenado por um discente de mestrado e/ou de doutorado ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE. O intuito das reuniões do GPEHM Júnior é a leitura e a discussão de textos acadêmicos, científicos, teóricos e empíricos que contribuam para a formação do futuro pesquisador. A dinâmica depende do assunto abordado na reunião, que “obriga” o participante a ler, escrever e falar sobre o texto em diversos momentos do debate. Ressalta-se que a reunião é aberta aos discentes das universidades cearenses e a docentes das redes pública e particular.
Outra ação do GPEHM Júnior é a orientação e a proposição de cursos e/ou oficinas de extensão universitária, coordenadas por pesquisadores vinculados ao grupo. Pesquisa e Extensão são dois dos três pilares que compõem uma universidade. É na Extensão que a pesquisa pode chegar à comunidade acadêmica, constituindo-se da aplicação direta do conhecimento obtido nas fases do Ensino e da Pesquisa.
Além disso, o grupo de pesquisa estimula os integrantes do GPEHM Júnior à publicação de artigos científicos em periódicos com Qualis. Segundo o Documento Técnico do Qualis Periódicos (Brasil, 2023, p. 4) , conduzido e produzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, o “Qualis Periódicos, [...] consiste na qualificação indireta da produção intelectual na forma de artigos científicos a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, os periódicos”. Além da publicação em periódicos, os integrantes do GPEHM Júnior também são incentivados a escrever e a publicar capítulos de livros, sendo orientados por pesquisadores vinculados ao GPEHM.
Nesta última ação, em 2021, foi produzido o primeiro volume escrito por integrantes do GPEHM Júnior, intitulado Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa, o qual foi composto por dez capítulos envolvendo temáticas que versavam não só acerca de estudos na área de História da Matemática, mas também de outras tendências presentes na Educação Matemática, atreladas a pesquisas desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021.
Esta obra é o segundo volume, fruto dos estudos que os integrantes têm desenvolvido desde o ano de 2022 até o segundo semestre de 2024. Contempla pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, tendo o foco principal em investigações sobre a História da Matemática, bem como sobre outras tendências da Educação Matemática, a exemplo do uso de elementos da cultura Maker.
Assim, os diversos capítulos que compõem esta obra são frutos das ações de pesquisas realizadas por estudantes da Graduação, estudantes da Pós-Graduação, professores universitários e professores da rede de ensino da Educação Básica vinculados ao GPEHM Júnior, os quais buscam contribuir para a divulgação de estudos relacionados à Educação Matemática.
Organizadoras: Ana Carolina Costa Pereira; Jeniffer Pires de Almeida e Verusca Batista Alves
Autores: Amanda Cardoso Benicio de Lima; Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Bianca Braga de Oliveira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Giselle Costa de Sousa; Jeniffer Pires de Almeida; Kawoana da Costa Soares; Lívia Bezerra de Alencar; Lucas Emanuel de Oliveira Maia; Maria Luíza dos Santos; Marina Oliveira Tavares; Pedro Henrique Sales Ribeiro; Rebeca de Sousa Silva; Sabrina de Sousa Paulino; Verusca Batista Alves.
Capítulos
Capítulo 1
UMA BREVE DESCRIÇÃO SOBRE A FABRICAÇÃO DO QUADRANTE PRESENTE NO TRATADO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
Antonia Bianca Braga de Oliveira; Antonia Naiara de Sousa Batista
Capítulo 2
O ANEL NÁUTICO DE PEDRO NUNES (1502-1578) E ALGUNS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS MOBILIZADOS NA SUA FABRICAÇÃO
Rebeca de Sousa Silva
Capítulo 3
OS INSTRUMENTOS DE AGRIMENSURA DO SÉCULO XVI SOB O OLHAR DE LEONARD DIGGES (1520 – 1559) NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON
Sabrina de Sousa Paulino
Capítulo 4
CIRCUMFERENTOR, DE WILLIAM LEYBOURN (1626-1716), COMO OBJETO DE ESTUDO NA INTERFACE ENTRE A HISTÓRIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Kawoana da Costa Soares
Capítulo 5
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE DESENHO GEOMÉTRICO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO SECTOR (1598)
Lívia Bezerra de Alencar
Capítulo 6
CULTURA MAKER E GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA NA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS POR ESTUDANTES DO 6o ANO
Lucas Emanuel de Oliveira Maia
Capítulo 7
QUESTÕES DIDÁTICAS ENVOLVENDO AS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO DESENVOLVIDAS POR WILLIAM OUGHTRED
Amanda Cardoso Benicio de Lima
Capítulo 8
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS INCORPORADOS EM INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DESCRITOS NO TRATADO RABDOLOGIAE (1617)
Jeniffer Pires de Almeida; Pedro Henrique Sales Ribeiro; Ana Carolina Costa Pereira
Capítulo 9
A MANIPULAÇÃO DO INSTRUMENTO CIRCLES OF PROPORTION POR MEIO DE UMA UBP NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Verusca Batista Alves; Marina Oliveira Tavares
Capítulo 10
PROBLEMA DO XADREZ EM A CRONOLOGIAS DAS NAÇÕES ANTIGAS DE AL-BIRUNI COMO PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM
Maria Luíza dos Santos; Giselle Costa de Sousa
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