ISBN: 978-65-6009-121-4
DOI: 10.29327/5468254
Descrição: O presente trabalho apresenta como as transformações sociais têm levado às modificações de percepção no sistema educacional, levando em consideração que a dinâmica social está gradativamente mais interligada por meio das tecnologias digitais, sendo necessário inovar o processo de ensino para atender as necessidades dos estudantes do século XXI, tornando possível a partir da implantação das metodologias ativas no contexto da cultura digital, pois proporciona uma diversidade de recursos que pode ser utilizado no processo de ensino, tais como: aplicativos, redes sociais, os games, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), dentre outros. Porém as escolas precisam oferecer a estrutura necessária, assim como os professores precisam buscar se atualizarem constantemente e com isso atualizarem as suas formas de ensinar e de aprender para que o ensino consiga acompanhar as mudanças ocorridas na era digital. Nesse sentido, a cultura digital contribui para compreensão das habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento dos estudantes, esses avanços proporcionam criatividade e inovação, proporcionando que o discente se torne o protagonista do seu aprendizado, pois sua aplicabilidade permite o desenvolvimento de novas competências, como a iniciativa, a criatividade, a criticidade reflexiva, a capacidade de autoavaliação e a cooperação para a execução do trabalho em equipe. Esta análise consiste em uma revisão da literatura a partir de pesquisa embasada na concepção de teóricos, objetivando identificar as possibilidades de inovação no ensino, a partir da utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação e das metodologias ativas no contexto da cultura digital.
Autora: Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Capítulos
Capítulo 1
Introdução
Capítulo 2
Metodologia
Capítulo 3
Contexto Histórico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Capítulo 4
A Cultura Digital na Educação Básica
Capítulo 5
As Metodologias Ativas de Aprendizagem
Capítulo 6
Considerações Finais
Capítulo 7
Referências Bibliográficas
A autora
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK