ISBN: 978-65-84885-46-2
DOI: 10.5281/zenodo.14502336
Descrição: A educação, enquanto fenômeno social e histórico, é simultaneamente palco e protagonista das transformações que moldam o destino das sociedades humanas. No contexto contemporâneo, atravessado por dinâmicas globais, avanços tecnológicos e desafios socioculturais, a reflexão sobre a educação torna-se uma exigência inadiável. Este livro, "Educação Contemporânea: Entre a Tradição e a Inovação", convida o leitor a adentrar esse complexo cenário, promovendo uma análise crítica e interdisciplinar das tensões, convergências e rupturas que caracterizam o campo educacional na atualidade.
Nos tempos em que vivemos, marcados por uma aceleração sem precedentes do progresso científico e tecnológico, convivemos com demandas paradoxais. De um lado, a preservação da herança cultural e dos saberes tradicionais, fundamentais para a constituição das identidades individuais e coletivas. De outro, a necessidade imperiosa de incorporar inovações pedagógicas e metodológicas que permitam preparar as novas gerações para um futuro em constante metamorfose.
Essa dicotomia, contudo, não deve ser vista como uma oposição irreconciliável, mas como uma oportunidade para repensar as bases epistemológicas e práticas da educação. Ao situar-se "entre a tradição e a inovação", este volume reconhece que o potencial transformador da educação reside justamente na habilidade de transitar por esses dois polos, construindo pontes que respeitem o passado enquanto projetam o futuro.
Os textos reunidos nesta obra são fruto do trabalho de estudiosos, pesquisadores e profissionais comprometidos com a compreensão profunda e ampla do fenômeno educacional. Partindo de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, os autores oferecem reflexões que abordam desde os fundamentos filosóficos e históricos da educação até as experiências práticas e as aplicações tecnológicas no contexto escolar. Além disso, os capítulos exploram questões cruciais, como a equidade no acesso ao ensino, a formação docente, as relações entre educação e cidadania, e o papel das tecnologias digitais como ferramentas de empoderamento e inclusão.
Ao longo desta leitura, será possível perceber que a educação não é um campo estanque, mas um organismo vivo, constantemente influenciado por fatores políticos, econômicos, culturais e tecnológicos. A obra não se propõe a apresentar soluções definitivas, mas a fomentar o diálogo e a reflexão sobre os rumos da educação no século XXI.
Assim, convidamos o leitor a embarcar em uma jornada intelectual que, mais do que transmitir informações, busca instigar a construção de novos olhares sobre a educação. Que as ideias aqui apresentadas possam contribuir para o fortalecimento de uma prática educacional crítica, inclusiva e transformadora, capaz de responder às demandas do presente sem perder de vista as lições do passado e as potencialidades do futuro.
Autor: Adriana da Mata Souza; Amanda Amorim Oliveira; Andressa dos Santos Sá; Calil Lacerda Ferreira Calisto; Camila Pereira dos Santos; Carolina Alves Costa Passos; Cleiton Moreira Viana; Crist Ellen Oliveira Gomes; Djanira Pereira Lopes; Elaine dos Santos Lacerda; Fagner da Silva Souza; Hudmilla de Sousa Aragão; Ilne Laianne Pereira dos Santos; Iris Santos Passos; Jailza Rodrigues Borges Araújo; Joice Mara Pereira de Alencar; Kelly do Nascimento Castro; Maisa Barreto dos Santos Souza; Marcela do Nascimento Cabral; Marcelo de Jesus dos Santos; Maria Luza Moura Ribeiro; Paulina dos Passos Jordão Santana; Pedrina Patrocínio Xavier; Rejilza Celestino Lima; Sabrina Ferreira de Vasconcelos; Samila Rodrigues Cardoso dos Santos Nascimento; Sileide Mendes da Silva; Thiago dos Reis de Farias; Vitória Evangelista Gonçalves.
Capítulos
Capítulo 1
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Iris Santos Passos; Kelly do Nascimento Castro; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCACAO INFANTIL
Andressa dos Santos Sá; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 3
O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA SOCIEDADE MODERNA
Calil Lacerda Ferreira Calisto; Joice Mara Pereira de Alencar; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 4
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AVANÇOS E DESAFIOS
Camila Pereira dos Santos; Maria Luza Moura Ribeiro; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Jailza Rodrigues Borges Araújo; Djanira Pereira Lopes; Carolina Alves Costa Passos; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 6
DILEMAS E DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA
Adriana da Mata Souza; Thiago dos Reis de Farias; Rejilza Celestino Lima; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 7
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE CULTURAL
Elaine dos Santos Lacerda; Marcelo de Jesus dos Santos; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 8
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS
Cleiton Moreira Viana; Fagner da Silva Souza; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 9
A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
Amanda Amorim Oliveira; Ilne Laianne Pereira dos Santos; Samila Rodrigues Cardoso dos Santos Nascimento; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 10
A LUDICIDADE COMO ALIADA DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS- SRM
Paulina dos Passos Jordão Santana; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 11
A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA FORMAÇÃO DO ALUNO
Pedrina Patrocínio Xavier; Maisa Barreto dos Santos Souza; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 12
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sabrina Ferreira de Vasconcelos; Marcela do Nascimento Cabral; Sileide Mendes da Silva
Capítulo 13
ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DA GAMIFICAÇÃO NO MARKETING DIGITAL
Crist Ellen Oliveira Gomes; Hudmilla de Sousa Aragão
Capítulo 14
LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM LITERÁRIA SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
Hudmilla de Sousa Aragão
Capítulo 15
COMUNICAÇÃO INTERNA E OS SEUS IMPACTOS NO ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES
Vitória Evangelista Gonçalves; Hudmilla de Sousa Aragão
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK