Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula - Volume 4

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-099-5

DOI: 10.5281/zenodo.14509209

Descrição: A Educação, ao longo dos séculos, tem se mostrado um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades e para o progresso da humanidade. Cada era apresentou desafios próprios e demandas específicas, exigindo constantes adaptações dos métodos pedagógicos e dos paradigmas que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, poucos períodos na história puderam testemunhar transformações tão profundas e aceleradas quanto aquelas que marcam o início do século XXI.
O advento da tecnologia digital, a globalização das informações e a crescente complexidade das relações humanas impuseram à educação contemporânea uma necessidade urgente de revisão e reinvenção. Não se trata apenas de incorporar novas ferramentas tecnológicas ou de introduzir metodologias inovadoras, mas de repensar, de forma crítica e reflexiva, o próprio papel da educação em um mundo em constante mutação.
É nesse contexto desafiador que surge Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula. A obra propõe um mergulho profundo nas novas práticas pedagógicas, oferecendo uma análise criteriosa e fundamentada das tendências que emergem nas instituições de ensino ao redor do mundo. Mais do que apresentar soluções prontas, este livro convida seus leitores a refletirem sobre as múltiplas possibilidades que se abrem para a formação de indivíduos preparados para os desafios de um futuro incerto e imprevisível.
Os autores, comprometidos com a excelência acadêmica e com a evolução da prática docente, trazem à tona discussões que vão desde a adoção de novas tecnologias educacionais até a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para a formação integral do ser humano. Em cada página, há o convite para uma reflexão crítica sobre o que significa educar no século XXI e como a sala de aula pode se tornar um espaço de transformação, inovação e cidadania.
Assim, este livro é um recurso valioso não apenas para educadores e gestores educacionais, mas também para todos aqueles que, de alguma forma, compreendem a educação como um caminho indispensável para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário. Que as reflexões aqui apresentadas inspirem novas práticas, novos olhares e, sobretudo, uma renovada esperança no poder transformador da educação.
Boa leitura!

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: André Inácio do Carmo; Bruna Alves Oliveira; Claudiane Serafim Arquemin; Daiane de Moura Costa; Dirce Marinho de Azevedo Martins; Elaina Cristina Gonçalvez da Silva; Fabiana Ferreira Silva; Fabricio N Silva; Felipe Azevedo da Silva Vieira; Felipe Lima Pires de Mello; Giovana Mylena Silva Soares; Glécio Benvindo de Carvalho; Hevelynn Franco Martins; José Clécio Silva de Souza; Letícia Santos de Araujo Mesquita; Lindaiane Rodrigues Soares Moreira; Lucimar da Silva Pereira Junior; Ludmila Silva; Marcia Regina Pereira da Silva Louzada; Maria Aparecida dos Santos; Mauricio Silva Alves; Osmarina dos Reis; Plínio da Silva Andrade; Raquel Lopes de Oliveira Silva; Rayça Gomes Batista; Sebastiana Pereira Saraiva; Sérgio Rodrigues de Souza; Suzete Maria de Moura Novaes; Tereza Pereira Roseno; Washington Ferreira Silva.

Capítulos
Capítulo 1
ALÉM DA TELA: “PRA FRENTE, BRASIL’’ COMO FONTE HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO SOBRE A DITADURA MILITAR
Giovana Mylena Silva Soares; Felipe Lima Pires de Mello

Capítulo 2
PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSIVA E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM FOCO NA LIBRAS
Lucimar da Silva Pereira Junior; Marcia Regina Pereira da Silva Louzada; Letícia Santos de Araujo Mesquita; Rayça Gomes Batista; Bruna Alves Oliveira

Capítulo 3
ESCLARECIMENTOS ACERCA DA LICENÇA POÉTICA
Sérgio Rodrigues de Souza

Capítulo 4
OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR EDUCADORES NO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS CONDIÇÕES ADVERSAS DE TRABALHO
Mauricio Silva Alves; Hevelynn Franco Martins; Daiane de Moura Costa; Ludmila Silva; Fabricio N Silva; Felipe Azevedo da Silva Vieira

Capítulo 5
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA, INDISCIPLINA ESCOLAR E O PAPEL DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA
Claudiane Serafim Arquemin; Dirce Marinho de Azevedo Martins; Elaina Cristina Gonçalvez da Silva; Osmarina dos Reis; Sebastiana Pereira Saraiva

Capítulo 6
ESTRATÉGIAS NO PERIODO PREPARATORIO PARA ALFABETIZAÇÃO E DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA À LUZ DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS
Claudiane Serafim Arquemin; Dirce Marinho de Azevedo Martins; Elaina Cristina Gonçalvez da Silva; Osmarina dos Reis; Sebastiana Pereira Saraiva

Capítulo 7
O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E QUESTÕES ÉTICAS
Fabiana Ferreira Silva; André Inácio do Carmo; Washington Ferreira Silva

Capítulo 8
O CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO NA ATUALIDADE E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES
José Clécio Silva de Souza; Glécio Benvindo de Carvalho; Plínio da Silva Andrade; Raquel Lopes de Oliveira Silva

Capítulo 9
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
Lindaiane Rodrigues Soares Moreira; Suzete Maria de Moura Novaes; Maria Aparecida dos Santos; Tereza Pereira Roseno

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !