Harmonia em Som: Jornada da Música - Volume 1

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-097-1

DOI: 10.5281/zenodo.14486185

Descrição: É um fenômeno universal, quase metafísico, como os sons se entrelaçam em melodias capazes de transcender fronteiras culturais, temporais e emocionais. O livro Harmonia em Som: Jornada da Música convida o leitor a uma exploração profunda e multifacetada do poder transformador da música, não apenas como arte, mas como linguagem universal que molda a experiência humana em sua essência mais visceral.
Nas próximas páginas, o autor nos guia por um percurso que combina a história, a teoria e a prática musical, delineando como a música evoluiu desde os primórdios da humanidade, quando os primeiros sons rítmicos marcavam os rituais tribais, até as composições contemporâneas que exploram as fronteiras da tecnologia. Essa jornada revela como as vibrações sonoras, organizadas em padrões intrincados, são capazes de suscitar emoções, criar identidades culturais e unir povos em experiências coletivas.
Com uma abordagem que combina rigor acadêmico e sensibilidade artística, Harmonia em Som também se debruça sobre os aspectos científicos da música. São exploradas questões como os fundamentos físicos do som, as relações matemáticas que definem a harmonia e os efeitos da música sobre o cérebro humano, incluindo sua influência terapêutica e cognitiva. Estas reflexões evidenciam como a música se posiciona na interseção entre a arte e a ciência, reafirmando sua posição singular entre as manifestações criativas humanas.
Porém, este não é apenas um compêndio técnico ou histórico. A obra também adentra as dimensões filosóficas e espirituais da música, discutindo como ela pode servir como um canal para a transcendência e a conexão com o que há de mais sublime na existência. Através de exemplos concretos e reflexões profundas, o autor demonstra como a música pode ser um espelho para a condição humana, refletindo nossos conflitos, esperanças e aspirações.
Convida-se o leitor a abrir sua mente e seus sentidos, permitindo-se imergir neste universo sonoro descrito com erudição e paixão. Assim como cada nota de uma melodia possui um papel essencial no todo harmônico, cada capítulo deste livro oferece uma peça indispensável para a compreensão ampla e integrada do fenômeno musical.
Que esta leitura inspire, emocione e desperte em cada um o desejo de explorar mais profundamente as riquezas inesgotáveis da jornada musical que é a essência de Harmonia em Som: Jornada da Música.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Ana Cláudia de Oliveira Freitas; Bruno Mota Ribeiro; Cláudia Siufi; Ferran Tamarit; Francielly Keyse Martins Fernandes; Gustavo da Silva Vicente dos Santos; Igor Hemerson Coimbra Rocha; João Fortunato Soares de Quadros Júnior; Joel Silva de Souza; Maria Silvia Nicolato Peixoto; Márlon Souza Vieira; Murilo Alves Ferraz; Nahim Marun Filho; Rejane do Nascimento Tofoli; Ricardo de Almeida Valverde; Robert Suetholz; Tainá Andrade da Silva; Vana Bock De Biaggi; Weliton Corte Marques.

Capítulos
Capítulo 1
INFLUÊNCIAS DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO CRIATIVAS, SEM O USO DO INSTRUMENTO, NA CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE MUSICAL
Vana Bock De Biaggi; Joel Silva de Souza; Robert Suetholz; Nahim Marun Filho

Capítulo 2
A DOCÊNCIA DO PIANO: CONQUISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE
Rejane do Nascimento Tofoli

Capítulo 3
A INVISIBILIDADE DAS “ARTES MUSICAIS” CANDOMBLECISTAS NA ACADEMIA
Ferran Tamarit

Capítulo 4
A MÚSICA COMO FUNÇÃO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL
Murilo Alves Ferraz

Capítulo 5
ALFREDO DE SOUZA, O MESQUITA DO VIBRAFONE: PIONEIRISMO E CONTRIBUIÇÃO PARA A LINGUAGEM DO VIBRAFONE CHORÃO BRASILEIRO
Ricardo de Almeida Valverde

Capítulo 6
A MÚSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PRÁTICA DOCENTE
Francielly Keyse Martins Fernandes; Weliton Corte Marques; Ana Cláudia de Oliveira Freitas

Capítulo 7
CURRICULARIZAÇÃO NA LICENCIATURA EM MÚSICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO CEM COMUNICAÇÃO
Igor Hemerson Coimbra Rocha; João Fortunato Soares de Quadros Júnior

Capítulo 8
DIGA-ME COM QUEM TU SAMBAS E DIREI QUEM TU ÉS: A POTÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO CRÍTICA QUE AS ESCOLAS DE SAMBA INSPIRAM NOS SUBÚRBIOS E SUBURBANOS CARIOCAS
Bruno Mota Ribeiro; Gustavo da Silva Vicente dos Santos; Tainá Andrade da Silva

Capítulo 9
EDUCAÇÃO MUSICAL E CRIATIVIDADE: O QUE EDUCADORES MUSICAIS BRASILEIROS TÊM A NOS ENSINAR?
Márlon Souza Vieira

Capítulo 10
EXERCÍCIOS INTEGRADOS DE CORPO E VOZ EM SALA DE AULA - UMA METODOLOGIA APLICADA NA FORMAÇÃO DE CANTORES
Maria Silvia Nicolato Peixoto

Capítulo 11
AS RELAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DA ESCUTA E A PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO MUSICAL: POTENCIALIDADE E CRIATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO-MUSICAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA E A FUNÇÃO DO PROFESSOR
Cláudia Siufi

AUTORES


Tags

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !