ISBN: 978-65-6009-125-2
DOI: 10.5281/zenodo.14556171
Descrição: Tenho grande honra aos membros da Comissão Organizadora com o convite para prefaciar “Saberes Interdisciplinares das Pessoas Surdas”, e que esta obra certamente representará uma contribuição significativa para a construção de novos paradigmas sobre temas interdisciplinares do cenário das pessoas surdas no presente.
A comunidade surda e as pessoas surdas vêm conquistando atualmente, numa velocidade além da nossa realidade, muito mais do que havia conquistado o espaço durante todo o trajeto educativo da educação de surdos. Contudo, alguns temas têm acentuado a lógica devido a produção de várias identidades surdas influenciadas pela tecnologia e outras pela crença, religião, família, educação inclusiva, escola de surdos e de educação especial (que é o pré da escola bilíngue por haver uso de Libras e Língua Portuguesa, modalidade escrita).
Neste sentido, é importante reconhecer que, apesar da capacidade de se reinventar, por meio da dinâmica pedagógica e da inovação da tecnológica, a cognição e aquisição de conhecimento e de saberes das pessoas surdas ainda se encontram num ponto de reflexão quando a capacidade e discernimento de aprender e de compreender o “mundo” diferente deles. As perspectivas encaminhadas pelos autores por esta obra são bem mais amplas e complementadas das outras publicadas sobre o assunto, tendo em vista que a formação dos autores tem a contribuição de enriquecer as suas pesquisas.
A análise apresentada contextualiza em vários casos concretos que é um diferencial, que mostra a construção de reflexões críticas nos eixos das demandas sociais, que, por estas razões, entre outras que se desconstruam o modelo e seu conteúdo didático e instigante. Deste livro, é com orgulho e grata satisfação que apresento e recomendo a leitura desta presente obra.
- Profa. Dra. Ana Regina Campello
- Autora e Membro da Comissão Organizadora
Organizadores: Ana Regina e Souza Campello; Darlene Seabra de Lira; Leliane Aparecida Castro Rocha e Davi Milan
Autores: Aline Karina Barbosa da Silva Lima; Ana Regina e Souza Campello; Arlindo Gomes de Paula; Carina da Silva Mota; Carla da Silva Mota; Cláudia do Socorro Azevedo Magalhães; Daiane Pinheiro; Darlene Seabra de Lira; Davi Milan; Debora Rocha Abreu; Deivid França da Silva; Deyone Albuquerque da Silva; Fabiano Miranda Borges; Fernanda Marques Ribeiro; Flávio Domingos; Gabriel José Gregório Vieira; Geisielen Santana Valsecchi; Ícaro Evandro Leite Silva; Igor Ezequiel dos Santos Picanço; Ingrid Penha de Oliveira; Ivanda Maria Martins Silva; José Valdir de Souza Lima; Juscelino Francisco do Nascimento; Karla Karina Abrantes Rêgo; Leliane Aparecida Castro Rocha; Luana Siqueira; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Maria Fernanda Araujo Souza; Mirelly Lucena de Lira; Ocimara dos Anjos Tedesco; Renato da Silva Ferreira; Teresa Cristina Leança Soares Alves; Thais Oliveira da Silva; Thaisy Bentes; Thays Lara Teles Silva; Yone Regina de Oliveira Silva.
Capítulos
Capítulo 1
CULTURA SURDA E IDENTIDADE: CONSTRUÇÃO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Aline Karina Barbosa da Silva Lima; José Valdir de Souza Lima
Capítulo 2
O DIREITO À ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE PARA AS COMUNIDADES SURDAS
Ocimara dos Anjos Tedesco; Luana Siqueira; Thaisy Bentes; Debora Rocha Abreu
Capítulo 3
LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DA DOCENTE SURDA E ALUNOS OUVINTES COMO O APRENDIZADO DA DISCIPLINA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFSC
Geisielen Santana Valsecchi
Capítulo 4
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA SURDA: UM OLHAR SOB ASPECTOS DA EDUCAÇÃO BÍLINGUE EM UMA ESCOLA DE SANTARÉM-PARÁ
Ingrid Penha de Oliveira; Daiane Pinheiro; Thaisy Bentes
Capítulo 5
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA E ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE SURDO
Flávio Domingos; Ana Regina e Souza Campello
Capítulo 6
INTÉRPRETES DE LIBRAS E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO AMBIENTE DIGITAL
Aline Karina Barbosa da Silva Lima; José Valdir de Souza Lima
Capítulo 7
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE DE PACIENTES SURDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE PENEDO/AL
Maria Fernanda Araujo Souza; Thais Oliveira da Silva; Darlene Seabra de Lira
Capítulo 8
TRAVESSIAS DOCENTE NA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA, INTRODUÇÃO À LIBRAS
Mirelly Lucena de Lira; Yone Regina de Oliveira Silva; Ivanda Maria Martins Silva
Capítulo 9
DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL NO ATENDIMENTO DA PESSOA SURDA NA ÁREA DA SAÚDE EM PENEDO/AL
Gabriel José Gregório Vieira; Fernanda Marques Ribeiro; Renato da Silva Ferreira; Darlene Seabra de Lira
Capítulo 10
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Ícaro Evandro Leite Silva; Teresa Cristina Leança Soares Alves
Capítulo 11
TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS SURDOS INCLUSOS DO ENSINO MÉDIO
Deivid França da Silva
Capítulo 12
CORAL DE LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO: RELATO DE CASO DE UMA ESCOLA EM ABREU E LIMA / PERNAMBUCO
Deyone Albuquerque da Silva
Capítulo 13
INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO MERCADO DE TRABALHO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE
Davi Milan; Arlindo Gomes de Paula; Igor Ezequiel dos Santos Picanço; Fabiano Miranda Borges; Cláudia do Socorro Azevedo Magalhães; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Carla da Silva Mota; Thays Lara Teles Silva; Carina da Silva Mota; Leliane Aparecida Castro Rocha
Capítulo 14
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROFESSORES SURDOS DE LIBRAS EM MEIO AO ENSINO REMOTO
Karla Karina Abrantes Rêgo; Juscelino Francisco do Nascimento
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK