Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula - Volume 5

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-102-2

DOI: 10.5281/zenodo.14602635

Descrição: A Educação, ao longo dos séculos, tem se mostrado um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades e para o progresso da humanidade. Cada era apresentou desafios próprios e demandas específicas, exigindo constantes adaptações dos métodos pedagógicos e dos paradigmas que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, poucos períodos na história puderam testemunhar transformações tão profundas e aceleradas quanto aquelas que marcam o início do século XXI.
O advento da tecnologia digital, a globalização das informações e a crescente complexidade das relações humanas impuseram à educação contemporânea uma necessidade urgente de revisão e reinvenção. Não se trata apenas de incorporar novas ferramentas tecnológicas ou de introduzir metodologias inovadoras, mas de repensar, de forma crítica e reflexiva, o próprio papel da educação em um mundo em constante mutação.
É nesse contexto desafiador que surge Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula. A obra propõe um mergulho profundo nas novas práticas pedagógicas, oferecendo uma análise criteriosa e fundamentada das tendências que emergem nas instituições de ensino ao redor do mundo. Mais do que apresentar soluções prontas, este livro convida seus leitores a refletirem sobre as múltiplas possibilidades que se abrem para a formação de indivíduos preparados para os desafios de um futuro incerto e imprevisível.
Os autores, comprometidos com a excelência acadêmica e com a evolução da prática docente, trazem à tona discussões que vão desde a adoção de novas tecnologias educacionais até a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para a formação integral do ser humano. Em cada página, há o convite para uma reflexão crítica sobre o que significa educar no século XXI e como a sala de aula pode se tornar um espaço de transformação, inovação e cidadania.
Assim, este livro é um recurso valioso não apenas para educadores e gestores educacionais, mas também para todos aqueles que, de alguma forma, compreendem a educação como um caminho indispensável para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário. Que as reflexões aqui apresentadas inspirem novas práticas, novos olhares e, sobretudo, uma renovada esperança no poder transformador da educação.
Boa leitura!

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adria Junnyelly Maria Silva Cunha; Ana Claudia Savioli; Ana Maria Soek; Anderson Roger Teixeira Goes; Andreia Carletti Siqueira Ronconi; Araci Asinelli da Luz; Christina Vargas Miranda e Carvalho; Claudemir Edson Viana; Dulce Dirclair Huf Bais; Eclea Rodrigues Pereira; Francisco Lucas Ferreira Barbosa; Giselly Violante Lobo Chaves Almeida; Hélica Lucivane Silva Assunção; Heloisa da Silva Pitz; Ivone Ananias dos Santos Rocha; Izabela Batista Teixeira; Jade Gonçalves Castilho Leite; Luciann Tavares Campos; Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita; Rafaela Santos de Andrade; Rita de Cássia Romeiro Paulino; Rosilene da Silva Costa; Sandra Francisca Antonio de Oliveira; Sirley Rosa Bueno Seixas; Sonia Haracemiv; Thalya Cravo Ribeiro; Thiago Barbosa Silva; Valéria Gouveia do Carmo Ferreira; Yasmin Edward Ribeiro.

Capítulos
Capítulo 1
A INFÂNCIA, A FILOSOFIA E O PENSAMENTO
Yasmin Edward Ribeiro

Capítulo 2
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEITOS E PRESSUPOSTOS
Thiago Barbosa Silva; Ana Maria Soek; Sonia Haracemiv; Dulce Dirclair Huf Bais; Heloisa da Silva Pitz

Capítulo 3
PRESERVAÇÃO DOS RIOS: METODOLOGIAS ATIVAS PARA ESTIMULAR PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adria Junnyelly Maria Silva Cunha; Giselly Violante Lobo Chaves Almeida; Izabela Batista Teixeira; Luciann Tavares Campos; Thalya Cravo Ribeiro

Capítulo 4
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS
Andreia Carletti Siqueira Ronconi

Capítulo 5
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A IMPORTANCIA DA PRESENÇA FAMILIAR NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS
Rosilene da Silva Costa

Capítulo 6
A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO EXPERIMENTAL NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DO LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Sandra Francisca Antonio de Oliveira

Capítulo 7
SER PROFESSOR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Ana Claudia Savioli

Capítulo 8
PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS SURDAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Andreia Carletti Siqueira Ronconi

Capítulo 9
EDUCOMUNICAÇÃO, COMUNICAÇÃO E JORNALISMO COMUNITÁRIOS: 
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Jade Gonçalves Castilho Leite; Claudemir Edson Viana

Capítulo 10
FAKE NEWS COMO TEMA GERADOR DE PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA POSSIBILIDADE PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO
Eclea Rodrigues Pereira; Hélica Lucivane Silva Assunção; Rafaela Santos de Andrade; Christina Vargas Miranda e Carvalho

Capítulo 11
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DO LABORATÓRIO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Sandra Francisca Antonio de Oliveira

Capítulo 12
AS POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS A PARTIR DO FINANCIAMENTO PÚBLICO E DOS CONTINGENCIAMENTOS DE RECURSOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Valéria Gouveia do Carmo Ferreira; Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Capítulo 13
COMO BRASIL E PORTUGAL CONDUZEM SUAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E COMO PODEM CONTRIBUIR PARA MELHORIA DE AMBOS
Ivone Ananias dos Santos Rocha; Rita de Cássia Romeiro Paulino

Capítulo 14
O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS NOVAS COMPETÊNCIAS: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA TEORIA BAKHTINIANA
Francisco Lucas Ferreira Barbosa

Capítulo 15
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA)
NA ESCOLA BÁSICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Sirley Rosa Bueno Seixas; Thiago Barbosa Silva; Anderson Roger Teixeira Goes; Araci Asinelli da Luz

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !