Educação em Perspectiva: Reflexões e Práticas para o Ensino Contemporâneo

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-133-7

DOI: 10.29327/5489036

Descrição: O século XXI trouxe consigo transformações significativas que impactam diretamente o campo educacional. Vivemos em um mundo marcado por constantes avanços tecnológicos, diversidade cultural crescente e demandas sociais que desafiam os paradigmas tradicionais da educação. Nesse cenário, a ideia de modernidade líquida, proposta por Zygmunt Bauman, torna-se pertinente, ao evidenciar como a fluidez das relações e das estruturas sociais reflete também na educação, exigindo adaptações constantes para lidar com as incertezas e complexidades do mundo contemporâneo. Neste contexto, a escola e os educadores enfrentam o desafio de equilibrar a transmissão dos saberes históricos e culturais com a necessidade de preparar os estudantes para as complexidades de um futuro em constante transformação.
O e-book "Educação em perspectiva: Reflexões e práticas para o ensino contemporâneo” surgem como uma contribuição para o debate sobre a educação na contemporaneidade. Organizada em sete capítulos, a obra busca refletir sobre as diferentes dimensões da prática educativa, abrangendo aspectos que vão desde a mediação do conhecimento pelo professor até aspectos relacionados à inclusão educacional.
Ao longo deste trabalho, buscamos responder a perguntas fundamentais: Como a escola pode atuar como mediadora entre a tradição e a inovação? Quais competências são essenciais para os educadores diante de um mundo em constante mudança? De que maneira as tecnologias digitais podem ser integradas de forma eficiente e humana? Como promover a inclusão e construir ambientes verdadeiramente acolhedores para todos os estudantes? E, por fim, como repensar a avaliação para que ela se torne parte integrante e transformadora do processo de aprendizagem?
Nosso objetivo é oferecer aos educadores, gestores e demais interessados uma visão abrangente e prática sobre os caminhos possíveis para a educação no século XXI. Este não é apenas um e-book teórico; é também um convite à ação, à experimentação e à transformação das práticas educacionais em prol de um ensino mais conectado às demandas da sociedade contemporânea e às necessidades dos estudantes.
O ponto de partida é a análise do papel transformador da escola no século XXI, destacando sua função como um espaço de mediação entre o passado e o futuro, e o protagonismo do professor como um mediador essencial para o aprendizado significativo. Em seguida, a obra avança para discutir práticas inovadoras no ensino, como o uso de tecnologias digitais, os desafios e benefícios do ensino híbrido, e as novas formas de avaliar a aprendizagem, que valorizam processos mais criativos e integradores. Uma atenção especial é dada à inclusão educacional, considerada um dos pilares fundamentais para a construção de uma escola democrática e equitativa. 
Nesse sentido, a obra apresenta estratégias concretas para acolher a diversidade, garantindo o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Esperamos que as reflexões aqui apresentadas despertem nos leitores o desejo de inovar, incluir e potencializar a transformação da prática pedagógica.

Organizadoras: Gracielle Almeida de Aguiar e Rayane E. de O. Valentim

Autores: André Costa da Silva; Brian Fiel Melo; Carlos Henrique Silva de Araújo Ferreira; Eloiza Silva Guimarães Lira; Franciele Del Vecchio dos Santos; Gabriel Alves da Silva; Gracielle Almeida de Aguiar; Heloisa Maria Luna Santos; Holanda de Lima Bonifácio; Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento; Janaina Santana da Costa; Leopoldo Briones Salazar; Marcelino Gomes de Araújo; Maria das Graças Ataíde de Almeida; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Naura Letícia Nascimento Coelho; Patrícia Cristina Cavalcante; Rafael Aranha de Sousa; Rayane Emanuelle de Oliveira Valentim; Vanessa Bolzan Müller .

Capítulos
Capítulo 1
O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: A ESCOLA COMO MEDIADORA ENTRE O PASSADO E O FUTURO
Marcelino Gomes de Araújo

Capítulo 2
ESCOLA COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA: A SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA SALA DE AULA
Franciele Del Vecchio dos Santos

Capítulo 3
EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL: PROMOVENDO O EQUILÍBRIO EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
Gracielle Almeida de Aguiar

Capítulo 4
TEMA DE PESQUISA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E CONTEXTOS QUILOMBOLAS: ENTRELAÇOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM NA CONTEMPORANEIDADE
Rayane Emanuelle de Oliveira Valentim

Capítulo 5
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO HÍBRIDO: ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES
Naura Letícia Nascimento Coelho; Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento; Rafael Aranha de Sousa; Gabriel Alves da Silva

Capítulo 6
INCLUSÃO EDUCACIONAL: CONSTRUINDO PONTES PARA A APRENDIZAGEM
Rayane Emanuelle de Oliveira Valentim; Holanda de Lima Bonifácio; Vanessa Bolzan Müller

Capítulo 7
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ENTRE O TRADICIONAL E O INOVADOR
Naura Letícia Nascimento Coelho; Eloiza Silva Guimarães Lira

Capítulo 8
O EDUCADOR COMO AGENTE DE INCLUSÃO: COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS PARA ENSINAR ESTUDANTES COM TEA
Brian Fiel Melo; Janaina Santana da Costa; Carlos Henrique Silva de Araújo Ferreira; Patrícia Cristina Cavalcante

Capítulo 9
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DEMOCRÁTICAS:  ACESSO E PRODUÇÃO DE SABERES
Gracielle Almeida de Aguiar; André Costa da Silva; Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Capítulo 10
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO À LUZ DE PIERRE BOURDIEU: DESIGUALDADES E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO
Heloisa Maria Luna Santos; Leopoldo Briones Salazar; Maria das Graças Ataíde de Almeida

NOTAS FINAIS

SOBRE OS AUTORES

SOBRE AS ORGANIZADORAS



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !