ISBN: 978-65-6009-127-6
DOI: 10.29327/5476735
Descrição: O estudo da saúde materna e infantil constitui um dos pilares da saúde pública, com implicações na qualidade de vida das populações e no desenvolvimento social. A compreensão dos fatores que influenciam a saúde de gestantes e recém-nascidos é fundamental para a formulação e avaliação de políticas públicas eficazes com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna e infantil.
A taxa de mortalidade materna e neonatal no Brasil é um indicador fundamental para avaliar o estado de saúde de uma população e a qualidade dos serviços de saúde. Os fatores associados permitem identificar os principais desafios e direcionar os esforços para a redução dessas taxas. Ações como o pré-natal de qualidade, o parto seguro, o cuidado integral ao recém-nascido e a puérpera são cruciais para a redução da mortalidade.
Além de ser um tema de grande relevância social, a saúde materna necessita de profissionais qualificados para o adequado acompanhamento. Dentre esses profissionais, os nutricionistas desempenham um papel crucial, atuando em conjunto com outros membros da equipe de saúde para oferecer um acompanhamento integral à gestante. Uma vez que a alimentação adequada durante a gestação e a primeira infância contribui para o desenvolvimento fetal, previne o baixo peso ao nascer (BPN) e reduz o risco de doenças crônicas na vida adulta.
Autores: Tayna Ofelia Freitas Suarez e André Bento Chaves Santana
Capítulos
PREFÁCIO
Capítulo 1
Políticas de saúde materno infantil
Capítulo 2
Nutrição na saúde materno infantil
Capítulo 3
Perfil de saúde materna no Brasil e Amazonas
Capítulo 4
Perfil de saúde dos recém-nascidos vivos no Brasil e Amazonas
Capítulo 5
Avaliação nutricional da gestante
Capítulo 6
Cuidados nutricionais na gestação e aleitamento materno
Capítulo 7
Importância do nutricionista na atenção primária
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK