ISBN: 978-65-6009-130-6
DOI: 10.5281/zenodo.14646902
Descrição: Em um mundo em constante transformação, a educação enfrenta o desafio de se reinventar para atender à diversidade de aprendizes e às demandas de um futuro cada vez mais tecnológico. Este livro, "Neurociência e Gamificação: Criando Experiências de Aprendizagem Inclusivas com Tecnologia”, é uma exploração da neurociência, gamificação e tecnologias.
A neurociência tem nos revelado as complexidades do cérebro humano e os mecanismos que influenciam o aprendizado, a memória e o engajamento. Compreender como o cérebro processa informações e responder a estímulos é fundamental para criar experiências educacionais que respeitem a individualidade de cada aluno. Este livro apresenta os principais conceitos neurocientíficos aplicados à educação, fornecendo uma base sólida para práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas.
A gamificação, por sua vez, oferece um caminho inovador para transformar o aprendizado em uma experiência envolvente e significativa. Utilizando elementos de jogos, como desafios, recompensas e histórias interativas, a gamificação tem o poder de envolver os estudantes e promover uma aprendizagem ativa. Este livro explora como a gamificação pode ser aplicado para superar barreiras educacionais, atender às necessidades de alunos com diferentes perfis e estimular o aprendizado colaborativo.
A tecnologia é o fio condutor que conecta a neurociência e a gamificação, permitindo a criação de ferramentas e plataformas que personalizam o ensino e ampliam as possibilidades de inclusão. Este livro analisa como recursos tecnológicos, como inteligência artificial, realidade aumentada e aplicações educacionais, estão moldando a educação do futuro, tornando-a mais acessível, interativa e eficiente.
Nosso objetivo é equipar os leitores com as ferramentas possíveis para compensar a educação e torná-la mais inclusiva, relevante e transformadora.
Convidamos você a embarcar nesta jornada rumo a um futuro educacional onde a ciência e a tecnologia se unem para criar oportunidades iguais de aprendizagem para todos. Que este livro inspire você a imaginar novas possibilidades, a desafiar os modelos tradicionais e a contribuir para uma educação mais inclusiva, criativa e conectada.
Com esta obra, convidamos todos os leitores a refletirem e a se inspirarem em práticas que promovam a qualidade, a equidade e a inclusão na educação.
Boa leitura!
Organizadores: Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alberto da Silva Franqueira e Silvanete Cristo Viana
Autores: Adilson Sousa da Silva; Adilza Raquel Cavalcanti dos Santos; Alessandra Côco Marinato; Ana Paula de Jesus Silva; Ana Paula dos Santos e Silva; Ana Paula Garcia Da Silva; Anderson José Silva; Andreia de Souza Reis Passos; Andressa Côco Lozorio; Antonio José Ferreira Gomes; Artur Renato Verner; Ayanna Rosely de Oliveira Vidal; Bianca Moncao Lopes; Bruno Polizello; Camila Almeida Nunes; Cintia Gonçalves dos Santos; Claudia Alves Menezes; Cláudio Pereira Leite; Cleberson Cordeiro de Moura; Cristiny Rochinsky Tavares da Silva; Daiana Soares da Silva; Daniel Ribeiro Mendes; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Dynéa Reis Valle Lira; Eder Lino Rodrigues; Ednei Pereira Parente; Eduardo da Silva Costa; Eliete de Nazaré Barbosa Santos; Elisangela Luppi Silva; Elizabeth Mônica da Silva; Evaneide Rocha da Silva; Fernanda Barboza dos Santos; Fernando Mário da Silva Martins; Francieli Formigoni Cavalcante; Francisco José dos Santos; Gabriel Vieira; Geraldo Lopes da Silva Filho; Gilmara Benício de Sá; Gleidys Sharny da Silva Costa; Hevelynn Franco Martins; Homero de Giorge Cerqueira; Igor Martins Pinheiro; Ingrid Santa Rita Gomes; Iranilda de Argôlo Gomes; Isabel Martins Nery; Ivan Jose da Silva; Jane Eliza Domingos da Silva Pavan; Janeydes Alves Pereira Gaspar; Jaqueline Herculano de Aquino Kiefer; José Marcos de Souza Silva; Josiane Reis Araujo; Juliana Barbosa Zippinotti Pereira; Juliana Wakimoto de Almeida Polizello; Júlio César Belo Gervásio; Júlio Higino de Matos Vieira; Juniel Dos Santos De Carvalho; Juvina Joana de Magalhães Silva; Keszia Luzia Colares Lopes; Luciana Stoco; Lucimara Freire dos Santos; Maria Alcione Ribeiro Barbosa; Maria Goreti Reis de Oliveira Amorim; Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira; Maria Marta Coelho Miranda; Marineuza Mendes Moreira; Miriam Paulo da Silva Oliveira; Mirtes Rejane Carneiro Silva; Monica Aparecida da Silva Miranda; Monique Bolonha das Neves Meroto; Natália Cristine da Silva Jaques; Olímpio José dos Santos; Pablo Rodrigo de Oliveira Silva; Patrício Marinho da Silva; Raimundo Cazuza da Silva Neto; Raphael Fagundes; Regina Célia Monteiro Lima; Reuber Araújo Silva; Rhuana Carla Mauri Zeferino; Ricardo Gomes da Silva; Robson Storch; Rosângela Miao Paulini; Rosenil Antônia de Oliveira Miranda; Rosilene Pedro da Silva; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Silvanete Cristo Viana; Sirleia de Vargas Soeiro Guimarães; Solange dos Santos Rodrigues Souza; Susana Felix Paes Corrêa Leite; Tatiane Oliveira da Silva; Ubiratan Silva Castro; Valeria Golin Pereira; Vanessa Nogueira da Silva; Vanusa da Fonseca; Vanusa Zucoloto da Silva; William Figueredo Cruz; Zenilda Seixas Vieira; Zilda Alves Rosa.
Capítulos
Capítulo 1
GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE JOGOS EDUCACIONAIS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alessandra Côco Marinato; Andressa Côco Lozorio; Ana Paula Garcia Da Silva; Daniel Ribeiro Mendes; Juniel Dos Santos De Carvalho; Monique Bolonha das Neves Meroto; Sirleia de Vargas Soeiro Guimarães; Silvanete Cristo Viana; Tatiane Oliveira da Silva
DOI: 10.5281/zenodo.14645704
Capítulo 2
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PAPEL DA TECNOLOGIA PARA A GERAÇÃO DIGITAL
Tatiane Oliveira da Silva; Cristiny Rochinsky Tavares da Silva; Fernando Mário da Silva Martins; Igor Martins Pinheiro; Monica Aparecida da Silva Miranda; Regina Célia Monteiro Lima; Robson Storch; Rosângela Miao Paulini
DOI: 10.5281/zenodo.14645711
Capítulo 3
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E FORMAÇÃO CRÍTICA NA ERA DIGITAL
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Ayanna Rosely de Oliveira Vidal; Cláudio Pereira Leite; Cristiny Rochinsky Tavares da Silva; Daiana Soares da Silva; Maria Goreti Reis de Oliveira Amorim; Mirtes Rejane Carneiro Silva; Solange dos Santos Rodrigues Souza
DOI: 10.5281/zenodo.14645722
Capítulo 4
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO AO PROFESSOR DA GERAÇÃO DIGITAL
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Adilson Sousa da Silva; Artur Renato Verner; Ednei Pereira Parente; Fernanda Barboza dos Santos; Iranilda de Argôlo Gomes; Juliana Barbosa Zippinotti Pereira; Juniel Dos Santos De Carvalho; Monica Aparecida da Silva Miranda
DOI: 10.5281/zenodo.14645732
Capítulo 5
DESAFIOS PARA OS PROFESSORES NA ERA DIGITAL
Lucimara Freire dos Santos; Claudia Alves Menezes; Cleberson Cordeiro de Moura; Monica Aparecida da Silva Miranda; Regina Célia Monteiro Lima; Rhuana Carla Mauri Zeferino; Susana Felix Paes Corrêa Leite; Vanusa Zucoloto da Silva
DOI: 10.5281/zenodo.14645745
Capítulo 6
INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL E TECNOLOGIA
Vanessa Nogueira da Silva; Ana Paula de Jesus Silva; Isabel Martins Nery; Janeydes Alves Pereira Gaspar; Natália Cristine da Silva Jaques; Ricardo Gomes da Silva; Rhuana Carla Mauri Zeferino; Susana Felix Paes Corrêa Leite
DOI: 10.5281/zenodo.14645764
Capítulo 7
APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Vanessa Nogueira da Silva; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Francisco José dos Santos; Hevelynn Franco Martins; Josiane Reis Araujo; Maria Alcione Ribeiro Barbosa; Vanusa Zucoloto da Silva; William Figueredo Cruz
DOI: 10.5281/zenodo.14645789
Capítulo 8
O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO DESIGN INSTRUCIONAL
Cristiny Rochinsky Tavares da Silva; Gabriel Vieira; Geraldo Lopes da Silva Filho; Gleidys Sharny da Silva Costa; Ingrid Santa Rita Gomes; Maria Marta Coelho Miranda; Mirtes Rejane Carneiro Silva; Zilda Alves Rosa
DOI: 10.5281/zenodo.14645807
Capítulo 9
WEB CURRÍCULO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO TECNOLÓGICO ATUAL
Lucimara Freire dos Santos; Camila Almeida Nunes; Cleberson Cordeiro de Moura; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Dynéa Reis Valle Lira; Elisangela Luppi Silva; Maria Marta Coelho Miranda; Marineuza Mendes Moreira; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14645814
Capítulo 10
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM AMPLA E TRANSFORMADORA
Bruno Polizello; Juliana Wakimoto de Almeida Polizello; Eliete de Nazaré Barbosa Santos; Keszia Luzia Colares Lopes; Zenilda Seixas Vieira; Eduardo da Silva Costa; Adilza Raquel Cavalcanti dos Santos; Bianca Moncao Lopes; Elizabeth Mônica da Silva; Valeria Golin Pereira
DOI: 10.5281/zenodo.14645829
Capítulo 11
DESAFIOS E INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO E A CIDADANIA
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Cintia Gonçalves dos Santos; Claudia Alves Menezes; Cleberson Cordeiro de Moura; Ivan Jose da Silva; Júlio Higino de Matos Vieira; Luciana Stoco; Miriam Paulo da Silva Oliveira; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14646296
Capítulo 12
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PRÁTICAS E POLÍTICAS PARA UMA SOCIEDADE EQUITATIVA
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Andreia de Souza Reis Passos; Cleberson Cordeiro de Moura; Júlio César Belo Gervásio; Juvina Joana de Magalhães Silva; Miriam Paulo da Silva Oliveira; Ricardo Gomes da Silva; Rosilene Pedro da Silva; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14646324
Capítulo 13
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Artur Renato Verner; Cleberson Cordeiro de Moura; Homero de Giorge Cerqueira; Miriam Paulo da Silva Oliveira; Reuber Araújo Silva; Ricardo Gomes da Silva; Rosenil Antônia de Oliveira Miranda; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14646342
Capítulo 14
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI:
NECESSIDADES E PERSPECTIVAS
Juniel dos Santos de Carvalho; Ana Paula dos Santos e Silva; Antonio José Ferreira Gomes; Cleberson Cordeiro de Moura; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Jane Eliza Domingos da Silva Pavan; Raphael Fagundes; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Vanusa da Fonseca
DOI: 10.5281/zenodo.14646354
Capítulo 15
ADAPTAÇÕES CURRICULARES E INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A EQUIDADE NO ENSINO
Artur Renato Verner; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Dynéa Reis Valle Lira; Juniel Dos Santos De Carvalho; Olímpio José dos Santos; Rhuana Carla Mauri Zeferino; Ubiratan Silva Castro
DOI: 10.5281/zenodo.14646384
Capítulo 16
DESAFIOS E POTENCIAIS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO REMOTA
Lucimara Freire dos Santos; Camila Almeida Nunes; Elisangela Luppi Silva; Francieli Formigoni Cavalcante; Isabel Martins Nery; Jaqueline Herculano de Aquino Kiefer; Pablo Rodrigo de Oliveira Silva; Patrício Marinho da Silva
DOI: 10.5281/zenodo.14646403
Capítulo 17
NEUROCIÊNCIA E ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOGOS DIGITAIS
Gilmara Benício de Sá; Anderson José Silva; Eder Lino Rodrigues; Evaneide Rocha da Silva; Francisco José dos Santos; José Marcos de Souza Silva; Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira; Raimundo Cazuza da Silva Neto; William Figueredo Cruz
DOI: 10.5281/zenodo.14646541
Capítulo 18
BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DAS CRIANÇAS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14646556
Capítulo 19
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14646566
Capítulo 20
AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DO BRINCAR
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14646573
Capítulo 21
A NEUROCIÊNCIA DO BRINCAR: Aprendizado e Desenvolvimento Cognitivo
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14646611
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK