ISBN: 978-65-6009-129-0
DOI: 10.29327/5477413
Descrição: A educação moderna passa por profundas transformações impulsionadas pela integração de novas tecnologias e metodologias inovadoras. O livro "Pesquisas Contemporâneas na Educação Moderna" reúne reflexões e estudos que exploram as múltiplas dimensões da educação, oferecendo perspectivas sobre os desafios e as oportunidades de transformar o ensino e a aprendizagem.
Os autores desta obra se destacam pela abordagem criteriosa e pela riqueza das análises apresentadas. Com profundo conhecimento das áreas exploradas, eles oferecem contribuições práticas e reflexões teóricas que dialogam com as demandas da educação contemporânea. O livro é um convite à inovação e ao aprimoramento das práticas educacionais, incentivando gestores, professores e estudantes a se tornarem protagonistas em um contexto de rápidas transformações. Mais do que uma compilação de estudos, este trabalho representa um esforço coletivo para compreender e enfrentar os desafios do ensino no século XXI, valorizando a troca de saberes e a colaboração como caminhos para uma educação mais inclusiva, conectada e significativa.
Organizadores: Luciene Ribeiro dos Santos; Silene de Freitas Oliveira Polari; Ana Paula Mourão Bernardo; Maridenes Noronha de Oliveira; Dirceu da Silva
Autores: Adna Caetano e Silva Moreira; Ana Paula Mourão Bernardo; Ana Rosa Sales Cabral; Dirceu da Silva; Edmaury Vieira Fabri; Elson José Ribeiro; José Evanio Almeida de Lima; Laura Elice De Souza Ferreira Miranda; Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva; Maridenes Noronha de Oliveira; Marinéa Costa Marinho; Raquel Esther de Campos Rocha; Renato Walter; Ricardo Toledo da Silva; Rozilene Pereira da Costa Moraes; Silene de Freitas Oliveira Polari; Simone Nunes Matias de Almeida; Teófilo Alexandrino de Brito Neto; Thaís Maier de Jesus; Vanessa Morgado Madeira Caldeira.
Capítulos
Capítulo 1
GESTÃO DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: Ações e medidas que propiciam uma gestão de qualidade
Elson José Ribeiro
DOI: 10.29327/5477413.1-1
Capítulo 2
PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E NA MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Dirceu da Silva
DOI: 10.29327/5477413.1-2
Capítulo 3
PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL MEDIANTE O USO DO AMBIENTE E-LEARNING
Elson José Ribeiro
DOI: 10.29327/5477413.1-3
Capítulo 4
O USO DE PODCASTS E VÍDEOAULAS PARA A MELHORIA DA COMPREENSÃO AUDITIVA E PRONÚNCIA EM ESPANHOL
Dirceu da Silva
DOI: 10.29327/5477413.1-4
Capítulo 5
APRENDIZAGEM INTERATIVA: POTENCIALIZANDO O ENSINO COM MÍDIAS DIGITAIS E KHAN ACADEMY
Vanessa Morgado Madeira Caldeira
DOI: 10.29327/5477413.1-5
Capítulo 6
O USO DE IMAGENS E VÍDEOS NA SALA DE AULA: Potenciais Educativos
Silene de Freitas Oliveira Polari; Thaís Maier de Jesus
DOI: 10.29327/5477413.1-6
Capítulo 7
A MOTIVAÇÃO DO ALUNO NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM BASEADO NO E-LEARNING
Maridenes Noronha de Oliveira
DOI: 10.29327/5477413.1-7
Capítulo 8
ESCREVIVÊNCIAS DE DOCENTES DE UMA ESCOLA RURAL DE PORTO VELHO ACERCA DOS DESAFIOS DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA
Ana Paula Mourão Bernardo
DOI: 10.29327/5477413.1-8
Capítulo 9
LETRAMENTO DIGITAL E MULTILETRAMENTOS: Cultura Digital e a formação do Professor do Século XXI
Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva; Ricardo Toledo da Silva
DOI: 10.29327/5477413.1-9
Capítulo 10
TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PROFESSOR
Laura Elice De Souza Ferreira Miranda
DOI: 10.29327/5477413.1-10
Capítulo 11
O NOVO CONTEXTO ESCOLAR E A GERAÇÃO DE SCREENAGERS
Maridenes Noronha de Oliveira
DOI: 10.29327/5477413.1-11
Capítulo 12
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INCLUSÃO ESCOLAR
Raquel Esther de Campos Rocha
DOI: 10.29327/5477413.1-12
Capítulo 13
SEMINÁRIO: SUA IMPORTÂNCIA COMO UMA DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
José Evanio Almeida de Lima
DOI: 10.29327/5477413.1-13
Capítulo 14
TECNOLOGIAS INTEGRADAS A SALA DE AULA: Do sonho para a realidade do uso das tecnologias nas escolas públicas do município de São Luís-MA
Teófilo Alexandrino de Brito Neto
DOI: 10.29327/5477413.1-14
Capítulo 15
O PROFESSOR COMO ARTICULADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ERA TECNOLÓGICA
Adna Caetano e Silva Moreira
DOI: 10.29327/5477413.1-15
Capítulo 16
FERRAMENTAS COLABORATIVAS: Contribuições das tecnologias na intervenção neuro psicopedagógica em pacientes com TDAH
Marinéa Costa Marinho
DOI: 10.29327/5477413.1-16
Capítulo 17
PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES: Formação do Professor e a Prática Pedagógica Aliada ao Uso das Tecnologias
Ana Rosa Sales Cabral
DOI: 10.29327/5477413.1-17
Capítulo 18
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
Renato Walter
DOI: 10.29327/5477413.1-18
Capítulo 19
RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA DE APRENDIZAGEM
Edmaury Vieira Fabri
10.29327/5477413.1-19
Capítulo 20
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO
Simone Nunes Matias de Almeida
DOI: 10.29327/5477413.1-20
Capítulo 21
CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM LETRAMENTO SOBRE ALGUNS TRABALHOS
Rozilene Pereira da Costa Moraes
DOI: 10.29327/5477413.1-21
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK