Pesquisas em Pedagogia: diversidade, inclusão e fundamentos da Educação

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-107-7

DOI: 10.5281/zenodo.14699745

Descrição: Compreender o mundo em que vivemos em suas múltiplas determinações é imprescindível, pois isso possibilita que nossa práxis pedagógica seja guiada pela totalidade social, entendendo que a educação é um complexo social que não pode ser pensado isolado do restante do mundo. Portanto, temáticas como o antirracismo, a inclusão das pessoas com deficiência, a educação de jovens e adultos, o feminismo, a educação brasileira e a cidadania nos documentos oficiais, a narrativa acerca da resistência de mulheres e as iniciativas educativas na periferia das cidades são temas importantes para pensarmos a escola que vivenciamos na atualidade. Junto a essas pesquisas contamos com reflexões acerca dos fundamentos da educação que permitem que examinemos as primeiras temáticas a partir da compreensão da educação que emerge da sociabilidade capitalista em crise, examinando suas contradições a partir de pensadores como Marx, Vigotski, Lukács e Hannah Arendt.
Este livro, intitulado “Pesquisas em Pedagogia: Diversidade, Inclusão e Fundamentos da Educação”, tem como objetivo socializar pesquisas realizadas por graduandos e graduandas sob a orientação de docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e apresentar, mesmo que de forma sucinta, as diversas temáticas que vêm sendo estudadas nos últimos anos.
Conforme expressa o título da obra, as pesquisas que compõem esta coletânea são resultantes de investigações científicas, em nível de graduação, que se propuseram a examinar a experiência do PIBID numa perspectiva antirracista, a inclusão de crianças negras com deficiência, a trajetória de mulheres trabalhadoras na educação de jovens e adultas (EJA), narrativas de resistências de mulheres em pesquisas em educação, as contribuições do CAEE no processo de ensino-aprendizagem de crianças com síndrome de Down, um exame da relação entre educação brasileira e cidadania nos documentos oficiais, desenvolvimento e aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural, educação social e a experiência de uma biblioteca comunitária, trabalho e educação numa perspectiva ontológica, o método em Marx e a crise na educação a partir do pensamento de Hannah Arendt.
Nosso desejo é que os estudos que formam esta obra cumpram a função de socializar os conhecimentos científicos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade e contribuam para fortalecer os debates acerca dos objetos de estudo tratados por cada pesquisa. Ademais, esperamos que estas pesquisas sirvam como base para fomentar novos estudos.

Organizadores: Eliomar Araújo de Sousa; Sirneto Vicente da Silva e Daniele Kelly Lima de Oliveira

Autores: Adna de Jesus Lima Brito; Antônio Batista Fernandes; Beatriz Araújo Barbosa; Cezar Amário Honorato de Souza; Cleidimar Rodrigues de Sousa Lima; Daniele Kelly Lima de Oliveira; Davison da Silva Souza; Diana Nara da Silva Oliveira; Eliomar Araújo de Sousa; Francisca Maurilene do Carmo; Jaiane Souza da Silva; Josefa Jackline Rabelo; Josefa Jaqueline Batista Brito; Juliana Silva Santana; Julyanni Almeida Grandim; Kássia Mota de Sousa; Larissa Ribeiro Félix; Lenha Aparecida Silva Diógenes; Letícia César Pompeu Sales Queiroz; Liliane Vieira Mendes; Marinete Menezes de Souza; Rosângela Ribeiro da Silva; Sara de Sousa Moura; Sirneto Vicente Silva; Valdemarin Coelho Gomes; Vanessa Santos Silva.

Capítulos
Capítulo 1
PIBID PEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL NEIDE TINÔCO (REDENÇÃO-CE)  
Julyanni Almeida Grandim e Rosângela Ribeiro da Silva

Capítulo 2
INCLUSÃO DE CRIANÇAS NEGRAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO INTERSECCIONAL
Larissa Ribeiro Félix, Juliana Silva Santana e Davison da Silva Souza 

Capítulo 3
FEMINISMO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E TRAJETÓRIA ESCOLAR DE MULHERES TRABALHADORAS
Beatriz Araújo Barbosa, Daniele Kelly Lima de Oliveira e Eliomar Araújo de Sousa

Capítulo 4
“ESCREVER, O EXERCÍCIO DA ESCRITA, É UM DIREITO QUE TODO MUNDO TEM”: MULHERES, NARRATIVAS E RESISTÊNCIAS EM PESQUISAS NA EDUCAÇÃO 
Josefa Jaqueline Batista Brito e Kássia Mota de Sousa

Capítulo 5
SÍNDROME DE DOWN E AS CONTRIBUIÇÕES DO CAEE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Marinete Menezes de Souza, Liliane Vieira Mendes e Cleidimar Rodrigues de Sousa Lima
 
Capítulo 6
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: O QUE APONTAM OS DOCUMENTOS
Vanessa Santos Silva, Diana Nara da Silva Oliveira e Sirneto Vicente Silva

Capítulo 7
TECNOLOGIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL
Letícia César Pompeu Sales Queiroz e Francisca Maurilene do Carmo

Capítulo 8
EDUCAÇÃO SOCIAL E A EXPERIÊNCIA DE UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DE INICIATIVA POPULAR EM FORTALEZA: O PROJETO “PERIFERIA VIVE” NO CONTEXTO DO CAPITAL EM CRISE
Adna de Jesus Lima Brito, Josefa Jackline Rabelo e Lenha Aparecida Silva Diógenes

Capítulo 9
TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO ONTOLÓGICA
Jaiane Souza da Silva, Eliomar Araújo de Sousa e Daniele Kelly Lima de Oliveira

Capítulo 10
O MÉTODO EM MARX E SUA CONTRIBUIÇÃO À PESQUISA EM EDUCAÇÃO: INCURSÕES TEÓRICAS A PARTIR D’O CAPITAL
Cezar Amário Honorato de Souza e Valdemarin Coelho Gomes

Capítulo 11
A CRISE DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE HANNAH ARENDT
Sara de Sousa Moura e Antônio Batista Fernandes

AUTORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !