ISBN: 978-65-86013-78-8
DOI: 10.29327/5473218
Descrição: No livro “Transtornos e Dificuldades na APRENDIZagem: PEI e DUA como instrumentos de Educação Inclusiva” o autor, Marcos Lemos Afonso, oferece sua contribuição diante da emergência global de melhoria dos processos educacionais pós-pandeia do COVID´19, sem a presunção de esgotar o assunto. Diante do agravamento do adoecimento mental das pessoas em todas as partes do Planeta Terra, inclusive com alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, este livro enfoca as relações humanas e educativas na família, escola e sociedade, onde todos são considerados como aprendizes. O livro está dividido em 3 (três) unidades, na primeira os leitores encontrarão 8 (oito) capítulos que fundamentam diversas teorias relacionadas ao ambiente da aprendizagem, sempre com citações longas – a cada página – de autores diversos. Em cada uma das citações há destaque de algumas palavras que possibilitam identificar – de forma instantânea – o pensamento do autor, mas também encontrará uma figura colorida – no estilo de mapa mental – com visualização imediata do “sentido” daquele conteúdo teórico, ou seja, cada página oferece a possibilidade de ser compreendida de forma independente. Na segunda unidade encontrará 3 (três) capítulos, apresentando o Plano Educacional Individual (PEI), sua origem, base legal e aplicação, sempre com palavras em destaque seguidas de desenho a cada página. A terceira unidade está dividida em 3 (três) capítulos, onde encontrará o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), sua origem, base legal e aplicação, sempre com palavras em destaque seguidas de desenho a cada página. Na bibliografia são listadas as fontes que possibilitam dar continuidade na busca de mais conhecimento, dado que o conteúdo do livro é abrangente, mas superficial. Encontrará um glossário para compreender e/ou tirar dúvidas do sentido de algumas palavras. No apêndice encontrará fundamentos teóricos sobre a pesquisa realizada pelo médico psiquiatra Eric Berne na criação da abordagem conhecida como “Análise Transacional”, sendo a mesma exemplificada no contexto da comunicação entre docente e discente, onde é preponderante a irracionalidade. Este livro é indicado para quem gosta de ler, mas também para quem não gosta e/ou não tem tempo, pois encontrará muitas figuras que permitem identificar o sentido do texto, ou seja, em poucos segundos saberá a “moral da história” do texto científico retratado.
Autor: Marcos Lemos Afonso
Capítulos
Prefácio
PRIMEIRA PARTE – TRANSTORNOS E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
Capítulo 1
Afinal, o quê são TRANSTORNOS?
Capítulo 2
Processos de APRENDIZAGEM!?
Capítulo 3
Desvendando o EU?
Capítulo 4
Há famílias e FAMÍLIAS!
Capítulo 5
ESCOLAS são um mal necessários?!
Capítulo 6
Qual SOCIEDADE temos e qual desejamos?
Capítulo 7
Desafios do APRENDIZ!?
Capítulo 8
Conexão de SABERES!?
SEGUNDA PARTE – PLANO DE ENSINO INDIVIDUAL (PEI).
Capítulo 9
Origem
Capítulo 10
Normas
Capítulo 11
Aplicação
TERCEIRA PARTE – DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA)
Capítulo 12
Origem
Capítulo 13
Normas
Capítulo 14
Aplicação
Posfácio
BIBLIOGRAFIA
GLOSSÁRIO
APÊNDICE
SOBRE O AUTOR
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK