ISBN: 978-65-84525-98-6
DOI: 10.5281/zenodo.14795911
Descrição: Vivemos uma era de transformações sem precedentes, em que as estruturas que por tanto tempo sustentaram nossas sociedades, incluindo a educação, encontram-se em constante tensão com as demandas de um futuro ainda incerto. Este livro, Educação Disruptiva: Quebrando Paradigmas, emerge como uma resposta instigante e necessária a esses desafios, oferecendo não apenas reflexões críticas, mas também caminhos concretos para a reconfiguração do ato de ensinar e aprender.
A noção de “disrupção” no contexto educacional não se limita a uma ruptura superficial com práticas do passado. Pelo contrário, ela representa um convite a um exame profundo das bases epistemológicas, éticas e metodológicas que sustentam os sistemas de ensino atuais. A disrupção aqui proposta não é anárquica, mas estratégica; não é destrutiva, mas construtiva em sua essência. Reconhecendo a complexidade do cenário contemporâneo — marcado pela convergência tecnológica, pela valorização da diversidade cultural e pela necessidade de habilidades flexíveis —, esta obra desafia seus leitores a repensarem o papel da educação como vetor de transformação social e pessoal.
Os autores argumentam, com clareza e rigor, que o paradigma educacional tradicional, centrado na memorização e na padronização, não mais responde às exigências de um mundo digitalizado e globalizado. Em vez disso, eles defendem uma abordagem que privilegie a autonomia do estudante, a personalização dos processos de aprendizagem e a incorporação de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, o design thinking e a gamificação. Essas práticas, longe de serem apenas modismos pedagógicos, são respaldadas por pesquisas acadêmicas e já demonstram seu impacto positivo em experiências concretas ao redor do mundo.
Um dos aspectos mais fascinantes deste livro é sua habilidade de articular teoria e prática. Enquanto explora conceitos como a aprendizagem significativa, a inteligência emocional e a cidadania digital, o texto não se restringe ao plano abstrato, mas apresenta exemplos práticos, estudos de caso e orientações que podem ser adaptadas às realidades mais diversas. Essa integração entre reflexão e ação faz de Educação Disruptiva: Quebrando Paradigmas uma ferramenta indispensável para educadores, gestores, formuladores de políticas públicas e todos aqueles interessados em construir uma educação mais equitativa e inovadora.
Deixamos uma provocação aos leitores: ao embarcar nesta leitura, permita-se questionar suas certezas e revisitar suas crenças sobre o que significa ensinar e aprender. Afinal, a verdadeira educação disruptiva começa na disposição para desafiar os próprios paradigmas. Este livro não apenas oferece as chaves para essa transformação, mas também nos lembra, com urgência, que o futuro da educação — e, por conseguinte, da sociedade — é uma construção coletiva, e sua edificação começa agora.
Organizadora: Raphaella Freitas Petkovic
Autores: Adenilza de Almeida Fagundes Nunes; Allana de Carvalho Araújo; Ana Karine Ferreira da Silva Fechine; Bruno Santana da Silva; Daiane Nunes dos Santos; Elci de Souza Ramos; Joelma Aparecida dos Santos; Juliana Teixeira da Camara Reis; Karla Fernanda Wunder da Silva; Raphaella Freitas Petkovic; Sandra Canal; Sebastião Gomes da Silva; Sinei Barbosa Tenório; Sueliane Rodrigues Isaac Santos; Valéria Silva de Moraes Novais; Wagner Ribeiro.
Capítulos
Capítulo 1
EFICÁCIA DOS JOGOS DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DE APOIO À SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR
Sebastião Gomes da Silva
Capítulo 2
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS
Sebastião Gomes da Silva; Wagner Ribeiro
Capítulo 3
ABRAÇOTERAPIA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM FINANÇAS DA ETEC PHILADELPHO GOUVÊA NETTO
Raphaella Freitas Petkovic
Capítulo 4
A EJA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UM BALANÇO ACERCA DO CUMPRIMENTO DA META 10
Sinei Barbosa Tenório; Valéria Silva de Moraes Novais
Capítulo 5
O BRINCAR HEURÍSTICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA INTEGRAL SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA
Joelma Aparecida dos Santos; Sandra Canal; Karla Fernanda Wunder da Silva
Capítulo 6
JOGOS LÚDICOS E ESPORTIVOS NA EDUCAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICAS DAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Sebastião Gomes da Silva; Wagner Ribeiro
Capítulo 7
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS
Daiane Nunes dos Santos
Capítulo 8
EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFRN NO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL
Bruno Santana da Silva; Allana de Carvalho Araújo; Juliana Teixeira da Camara Reis; Ana Karine Ferreira da Silva Fechine
Capítulo 9
A QUESTÃO DO ENSINO DAS MINORIAS: UM DESAFIO EDUCACIONAL FRONTEIRIÇO
Elci de Souza Ramos
Adenilza de Almeida Fagundes Nunes
Capítulo 10
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SEUS DESAFIOS – NUMA PERSPECTIVA DA EPT
Elci de Souza Ramos
Capítulo 11
PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: DESAFIOS E CONQUISTAS NO TOCANTINS
Sueliane Rodrigues Isaac Santos
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK