ISBN: 978-65-6009-139-9
DOI: 10.5281/zenodo.14878765
Descrição: A Educação, ao longo dos séculos, tem se mostrado um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades e para o progresso da humanidade. Cada era apresentou desafios próprios e demandas específicas, exigindo constantes adaptações dos métodos pedagógicos e dos paradigmas que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, poucos períodos na história puderam testemunhar transformações tão profundas e aceleradas quanto aquelas que marcam o início do século XXI.
O advento da tecnologia digital, a globalização das informações e a crescente complexidade das relações humanas impuseram à educação contemporânea uma necessidade urgente de revisão e reinvenção. Não se trata apenas de incorporar novas ferramentas tecnológicas ou de introduzir metodologias inovadoras, mas de repensar, de forma crítica e reflexiva, o próprio papel da educação em um mundo em constante mutação.
É nesse contexto desafiador que surge Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula. A obra propõe um mergulho profundo nas novas práticas pedagógicas, oferecendo uma análise criteriosa e fundamentada das tendências que emergem nas instituições de ensino ao redor do mundo. Mais do que apresentar soluções prontas, este livro convida seus leitores a refletirem sobre as múltiplas possibilidades que se abrem para a formação de indivíduos preparados para os desafios de um futuro incerto e imprevisível.
Os autores, comprometidos com a excelência acadêmica e com a evolução da prática docente, trazem à tona discussões que vão desde a adoção de novas tecnologias educacionais até a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para a formação integral do ser humano. Em cada página, há o convite para uma reflexão crítica sobre o que significa educar no século XXI e como a sala de aula pode se tornar um espaço de transformação, inovação e cidadania.
Assim, este livro é um recurso valioso não apenas para educadores e gestores educacionais, mas também para todos aqueles que, de alguma forma, compreendem a educação como um caminho indispensável para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário. Que as reflexões aqui apresentadas inspirem novas práticas, novos olhares e, sobretudo, uma renovada esperança no poder transformador da educação.
Boa leitura!
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Adalgiza Mafra Moreno; Adriane Vidal Vaz; Amanda Rafaela de Melo Barbosa; Antônia Evaristo de Melo Barbosa; Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira; Bruna Vieira Assis; Camila Tavares Rodrigues; Edith Maria Marques Magalhães; Elba Silva de Farias; Elisabeth Rossetto; Elizabete Siqueira de Macêdo Aguiar; Francisca Aline Freires Gadelha; Geovane dos Santos da Rocha; Jaqueline Sampaio Schramm Mota; Jocélia Araújo Costa; José Carlos Miguel; Karla Angélica Teixeira da Silva; Leidinara de Oliveira Freitas; Lovania Roehrig Teixeira; Luana da Silva Santiago; Marilia Salete Tavares; Onete Raulino da Costa; Raul dos Santos Neto; Renata Machado de Assis; Renê de Aquino Rodrigues; Rodrigo Martins Bersi; Rosana Moretes Silvestre; Rossana Regina Ramos Henz; Teomar Manduca Aries Leal; Weber Tavares da Silva Junior; Yasmin Santos Marques.
Capítulos
Capítulo 1
DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO: INTERGERACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SOLIDÁRIA
Marilia Salete Tavares; Edith Maria Marques Magalhães; Camila Tavares Rodrigues; Adalgiza Mafra Moreno
Capítulo 2
UMA ANÁLISE SOBRE OS APRENDIZADOS DE ALUNOS AO UTILIZAREM SIMULADORES EM AULAS DE FÍSICA
Raul dos Santos Neto
Capítulo 3
HOMESCHOOLING NO BRASIL: AVANÇO OU AMEAÇA A EDUCAÇÃO BÁSICA?
Yasmin Santos Marques; Jaqueline Sampaio Schramm Mota
Capítulo 4
DIRETRIZES PARA A PRÁXIS DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO ENFRENTAMENTO DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
Geovane dos Santos da Rocha; Elisabeth Rossetto
Capítulo 5
EU FAÇO, EU AJUDO E NÓS APRENDEMOS
Francisca Aline Freires Gadelha; Elizabete Siqueira de Macêdo Aguiar; Karla Angélica Teixeira da Silva; Jocélia Araújo Costa; Renê de Aquino Rodrigues; Onete Raulino da Costa
Capítulo 6
COMO AS UNIVERSIDADES FEDERAIS MORREM: UMA ANÁLISE CRUA E PERTURBADORA DAS AMEAÇAS PERPETRADAS PELO BOLSONARISMO
Weber Tavares da Silva Junior; Teomar Manduca Aries Leal
Capítulo 7
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA
Amanda Rafaela de Melo Barbosa; Antônia Evaristo de Melo Barbosa
Capítulo 8
PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: CANTANDO E ENCANTANDO AS BELEZAS DA NOSSA TERRA POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL
Elba Silva de Farias; Rossana Regina Ramos Henz
Capítulo 9
ALUNOS AUTORES: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE LIVROS
Leidinara de Oliveira Freitas; Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira
Capítulo 10
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA: RECONHECENDO AS EMOÇÕES
Adriane Vidal Vaz
Capítulo 11
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EJA: O EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO DO BLOG
Rodrigo Martins Bersi; José Carlos Miguel
Capítulo 12
IMPACTOS DA LITERACIA FAMILIAR E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
Rosana Moretes Silvestre; Lovania Roehrig Teixeira
Capítulo 13
DOCUMENTOS, AÇÕES E INTENCIONALIDADES DO PIBID NA UNIVERSIDADE
Bruna Vieira Assis; Luana da Silva Santiago; Renata Machado de Assis
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK