ISBN: 978-65-6009-143-6
DOI: 10.5281/zenodo.14920886
Descrição: O manuscrito intitulado: Experiências de estágio supervisionado em educação escolar e não escolar, organizado pelo professor Bernardino Galdino de Sena Neto em parceria com as professoras Dailza Araújo Lopes e Larissa Monique de Souza Almeida, ambos docentes do Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, parte de um esforço coletivo em dar visibilidade as produções científicas de professores em atuação como também de estudantes em processo formativo, e assim publicar experiências no campo da formação se professores, tendo o estágio supervisionado como campo de ação.
Tendo como eixo norteador a formação inicial de professoras e professores, este manuscrito nasce das discussões e debates travados no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Educação - Escolar e Não Escolar (GEPFE), que visa o estudo, a pesquisa e a produção do conhecimento relacionado a formação docente, na multiplicidade dos espaços escolares e não escolares, buscando contribuir com a difusão do conhecimento acadêmico em interface com as práticas educativas contemporâneas.
Nessa perspectiva, este livro eletrônico traz em seus textos experiências lincadas com a educação não formal nos dois primeiros capítulos e de educação formal nos demais, totalizando doze textos. Os debates se configuram como um lugar de reflexão sobre a docência em sua constituição inicial, por intermédio do estágio supervisionado. Os textos refletem experiências em diversas intuições de ensino superior do Nordeste, dentre elas: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Universidade Estadual do Ceará-UECE, Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA e Centro Universitário UNIFACEX.
Assim, assumindo o compromisso com a pesquisa e com a divulgação do saber produzido nos espaços de aprendizagem coletiva, entendemos ser este movimento de significativa relevância para a produção do conhecimento científico produzido nas salas de aula da universidade, quando em constante diálogo com as vivências das salas de aula da educação básica, lócus primordial para a significação das práticas pedagógicas que contribuem para a formação das professoras e dos professores, e em especial das e dos estudantes em processo formativo.
Nesse sentido, apresentamos este compêndio de textos na perspectiva da divulgação de pesquisas e de possível contribuição para novos estudos, servindo de fonte teórica para outras análises que dialoguem com a temática do estágio supervisionado como lugar de formação e transformação da prática docente.
Organizadores: Bernardino Galdino de Sena Neto; Dailza Araújo Lopes e Larissa Monique de Souza Almeida
Autores: Ana Carolina Fialho de Abreu; Beatriz Pereira Santos; Bernardino Galdino de Sena Neto; Bruna Nascimento da Hora; Célia Camelo de Sousa; Conceição Maria Alves Sobral; Edjane Freitas Teixeira; Eliane dos Santos Almeida; Évelyn Dias; Gabriela Silva Marques da Rocha; Jaíne de Souza Santos; Joilson Silva de Sousa; José Maria Neto; Joyce Heloiza da Rocha Xavier; Joyce Santos Moraes; Juliane Santos da Silva; Kamilla Nunes Fonseca-Reis; Larissa Monique de Souza Almeida; Mitali Flaviane Andrade; Pamela Alves de Jesus; Paulo Roberto Nogueira Silva; Priscila Farfan Barroso; Raquel de Sousa Lucas; Rodrigo da Luz; Sarah Pereira dos Santos; Thatiane Fernandes Cabral de Albuquerque; Uilian dos Santos Santana; Williane Santos Trindade.
Capítulos
Capítulo 1
AS CIÊNCIAS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
Priscila Farfan Barroso
Capítulo 2
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA – CACC, NATAL/RN
Thatiane Fernandes Cabral de Albuquerque
Capítulo 3
CONTRIBUIÇÕES DAS CARTAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Rodrigo da Luz
Uilian dos Santos Santana; Eliane dos Santos Almeida; Kamilla Nunes Fonseca-Reis
Capítulo 4
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFERSA DE ANGICOS-RN
Célia Camelo de Sousa; Gabriela Silva Marques da Rocha; José Maria Neto; Joyce Heloiza da Rocha Xavier
Capítulo 5
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Joilson Silva de Sousa; Raquel de Sousa Lucas
Capítulo 6
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA PRÁTICA DOCENTE EM UMA TURMA MULTISSERIADA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS NA ESCOLA ADOLFO RIBEIRO
Beatriz Pereira Santos; Edjane Freitas Teixeira; Bernardino Galdino de Sena Neto
Capítulo 7
DOCES MEMÓRIAS, ALICES E ERÊS: EXPERIÊNCIAS SINESTÉSICAS COMO ESTÍMULO PARA A CRIAÇÃO CÊNICA E PARA A MEDIAÇÃO DE AULAS DE TEATRO NAS ESCOLAS
Ana Carolina Fialho de Abreu; Évelyn Dias
Capítulo 8
POR UMA FORMAÇÃO DO SABER LUDO-SENSÍVEL: O Ateliê didático ludo-sensível e o PIBID PEDAGOGIA – UESB
Bruna Nascimento da Hora; Conceição Maria Alves Sobral; Jaíne de Souza Santos; Joyce Santos Moraes; Pamela Alves de Jesus
Capítulo 9
A EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Paulo Roberto Nogueira Silva; Bernardino Galdino de Sena Neto
Capítulo 10
DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
Williane Santos Trindade; Larissa Monique de Souza Almeida
Capítulo 11
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Juliane Santos da Silva; Mitali Flaviane Andrade; Conceição Maria Alves Sobral
Capítulo 12
A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E A SELEÇÃO DASMATERIALIDADES: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Sarah Pereira dos Santos; Larissa Monique de Souza Almeida
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK