ISBN: 978-65-6009-141-2
DOI: 10.29327/5499239
Descrição: Vivemos em uma era de transformações aceleradas, na qual a tecnologia redefine continuamente os modos de ensinar e aprender. O cenário educacional contemporâneo exige inovação, flexibilidade e metodologias que atendam às necessidades de uma sociedade cada vez mais conectada e dinâmica. Nesse contexto, este livro reúne reflexões essenciais sobre os desafios e as oportunidades que emergem da integração entre educação e tecnologia, explorando diferentes perspectivas e abordagens.
Ao longo dos capítulos, são discutidos temas fundamentais, como o papel do design instrucional na era digital, a gestão da educação a distância, as metodologias ativas, a inteligência artificial no ensino e a importância das mídias digitais no processo de aprendizagem. Além disso, a obra abre espaço para questões igualmente relevantes, como a motivação no ensino, a aprendizagem colaborativa, a neurociência aplicada à educação e a acessibilidade proporcionada pelas tecnologias assistivas.
Ao percorrer as páginas deste e-book, torna-se evidente o impacto das inovações tecnológicas, metodológicas e pedagógicas na educação contemporânea. Cada capítulo convida à reflexão, instigando novos olhares sobre os desafios e oportunidades que emergem no cenário educacional.
A diversidade de abordagens aqui apresentadas constrói um mosaico de conhecimentos que enriquecem a prática docente, a gestão educacional e a experiência de aprendizagem. Assim, este livro não é apenas um registro de ideias, mas um convite ao aprofundamento, à experimentação e à transformação.
Convidamos você, leitor, a embarcar nesta jornada de descobertas e reflexões, explorando cada tema com curiosidade e espírito crítico. Que esta leitura inspire novas práticas, promova debates e amplie horizontes na construção de uma educação inovadora, acessível e significativa.
Organizadores: Francisco Jorge Gondim; Antonia Janes de Oliveira Benício; Benedito Braz Sobrinho; Celine Maria de Sousa Azevedo; Maria Marta Coelho Miranda
Autores: Alessandra da Silva Oliveira; Anderson Gonzales; Caíque Alves Rocha Dutra; Christiane de Araujo Monteiro Dias; Cleonice Lucimar Ribeiro Nunes; Cristina Bento Dos Santos; Dulcinéia Ruy Nossa; Eliane Cristina Teixeira Pessoa; Elizete Resende de Oliveira Santos; Evaristo Fernandes de Almeida; Fabiane da Costa Correia; Fernanda Correa; Francisco Jorge Gondim; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Gilcejane da Silva Pinto; Gilvaneide dos Santos Evangelista Esbaltar; Ismael Dos Santos Oliveira; Janine de Abreu de Oliveira Gonçalves; Jociane Galdino Muniz Gonçalves; José Luiz Alves; Joseane Nascimento Lima da Silva Angelo; Joyce Leia Lemes Moreira Mesquita de Melo; Juliana Pinto Viecheneski; Laura Elice de Souza Ferreira Miranda; Luis Humberto Caparroz; Maria Cleonice Santos de Melo Penha; Mariela Viviana Montecinos Vergara; Marilda Aldiliana Marques; Nadja Regina Sousa Magalhães; Suzana Brentam Francisconi; Valdirene Aparecida Pereira Damasceno; Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos.
Capítulos
Capítulo 1
A EDUCAÇÃO E DESIGN INSTRUCIONAL NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Dulcinéia Ruy Nossa
Capítulo 2
ORIGEM E DESAFIOS DA FUNÇÃO DO GESTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Mariela Viviana Montecinos Vergara
Capítulo 3
A IMPORTANTE CONEXÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E A INSERÇÃO TECNOLÓGICA POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Eliane Cristina Teixeira Pessoa
Capítulo 4
A MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Gilcejane da Silva Pinto
Capítulo 5
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
José Luiz Alves; Ismael Dos Santos Oliveira; Maria Cleonice Santos de Melo Penha; Joseane Nascimento Lima da Silva Angelo; Caíque Alves Rocha Dutra
Capítulo 6
USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
Gilcejane da Silva Pinto
Capítulo 7
APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Elizete Resende de Oliveira Santos
Capítulo 8
TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL NO SÉCULO XXI: O IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA
Cristina Bento Dos Santos
Capítulo 9
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA
Anderson Gonzales
Capítulo 10
O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM:
BENEFÍCIOS GERADOS PARA ALUNOS E EDUCADORES
Suzana Brentam Francisconi
Capítulo 11
EXPLORANDO OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO 'OS 6 CHAPÉUS DO PENSAMENTO' NA ABORDAGEM DO BULLYING ESCOLAR PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos
Capítulo 12
METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO
Gilvaneide dos Santos Evangelista Esbaltar
Capítulo 13
A NECESSÁRIA RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM AS TIC’S EM JUNÇÃO COM AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Fernanda Correa
Capítulo 14
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AS TECNOLOGIAS E NOVAS METODOLOGIAS NO CURRÍCULO EDUCACIONAL
Alessandra da Silva Oliveira
Capítulo 15
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO
Evaristo Fernandes de Almeida
Capítulo 16
AVANÇOS E RETROCESSOS NA POLÍTICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DOS GOVERNOS ENTRE OS ANOS DE 1996 A 2022
José Luiz Alves; Nadja Regina Sousa Magalhães; Juliana Pinto Viecheneski; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
Capítulo 17
O DESIGN INSTRUCIONAL E A CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA
Marilda Aldiliana Marques
Capítulo 18
INTEGRAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Joyce Leia Lemes Moreira Mesquita de Melo
Capítulo 19
FUNDAMENTOS E ATUAÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL: O Impacto Da Tecnologia No Design Instrucional E Na Educação
Valdirene Aparecida Pereira Damasceno
Capítulo 20
NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA NOVA FRONTEIRA PARA O APRENDIZADO
Laura Elice de Souza Ferreira Miranda
Capítulo 21
ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO MÉTODO GIRALDI: AVALIAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO NA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
Luis Humberto Caparroz
Capítulo 22
SINAPSES E INOVAÇÕES: A CONEXÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Cleonice Lucimar Ribeiro Nunes
Capítulo 23
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE LÍQUIDA: PERSPECTIVAS DAS GERAÇÕES
Janine de Abreu de Oliveira Gonçalves
Capítulo 24
MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS PERCEBIDOS PELOS EDUCADORES E ALUNOS NO USO DE MÍDIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM
Fabiane da Costa Correia
Capítulo 25
STORYTELLING E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PROTAGONISMO INFANTIL NA APRENDIZAGEM
Jociane Galdino Muniz Gonçalves
Capítulo 26
HISTÓRIA DO FINANCIAMENTO EDUCACIONAL PÚBLICO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA COLÔNIA À PRIMEIRA REPÚBLICA
José Luiz Alves; Nadja Regina Sousa Magalhães; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
Capítulo 27
O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: O MENTIMETER COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM
Francisco Jorge Gondim
Capítulo 28
UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS, E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
Christiane de Araujo Monteiro Dias
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK