ISBN: 978-65-5492-111-4
DOI: 10.5281/zenodo.14799031
Descrição:
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças. Mas poucas se lembram disso” (Saint-Exupéry)
O trecho que escolhemos para apresentar a obra “Práticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética” foi retirado do diálogo entre o Pequeno Príncipe e o piloto. Tentando expressar a intencionalidade de que, na formação docente, percorremos caminhos na formação inicial de professores que ensinam matemática como educadores que desejam conhecer os processos de aprendizagem que nossos alunos passam em contato com os primeiros conhecimentos – aritméticos.
Com esse tema, acendemos luzes para aqueles que buscam, ou buscarão, trilhar os caminhos da formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, na perspectiva de pesquisas e práticas extensionistas com metodologias de laboratório de matemática, como as organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Práticas Laboratoriais é um tema incipiente, mais ainda no tempo presente, ante os grandes desafios do ensino de matemática na formação de professores da Educação Básica. Esta obra corrobora com tão grande causa, na medida em que traz uma visão metodológica de uma prática de ensino com o uso de recurso manipulativo, evidenciando a importância do movimento do aluno de forma experimental com os conteúdos matemáticos.
O conjunto de textos, com a abrangência de conteúdos aritméticos de forma manipulativa, pode ser muito útil para docentes, estudantes, pesquisadores e público em geral, com real interesse em compreender ações mentais de internalização, generalização de conceitos e definições aritméticas com o recurso do material manipulativo. Destaco, no entanto, que aqui não está a verdade absoluta, a receita de milagres, mas, por certo, possibilidades que nortearão embasamentos, discussões e posicionamentos que sempre precisarão ser revistos, revisitados e reconstruídos, pois a educação, a iniciação cientifica e a formação de professores são movimentos dinâmicos, assim como a vida e a permanência das coisas no mundo.
Agradeço carinhosamente o convite para escrever este prefácio e diante do exposto, recomendo a leitura desta obra.
- Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral
Organizadoras: Ana Carolina Costa Pereira; Joelma Nogueira dos Santos e Lívia Bezerra de Alencar
Autores: Amanda Cardoso Benicio de Lima; Francisco Hemerson Brito da Silva; Kawoana da Costa Soares; Maria Larissa da Silva Sales; Pedro Guilherme Mourão Braga; Sabrina de Sousa Paulino; Verusca Batista Alves; Wallyson Batista Sampaio.
Capítulos
Capítulo 1
Explorando os discos de frações
Sabrina de Sousa Paulino; Wallyson Batista Sampaio
Capítulo 2
Aprendendo MMC e MDC por meio do Geoplano
Maria Larissa da Silva Sales
Capítulo 3
Aritmetizando com as Duas Réguas para Cálculo de Oughtred
Amanda Cardoso Benicio de Lima; Kawoana da Costa Soares; Verusca Batista Alves
Capítulo 4
Explorando o conceito de fração a partir da Régua de Carpinteiro
Sabrina de Sousa Paulino
Capítulo 5
As quatro operações com o FRACSOMA
Kawoana da Costa Soares
Capítulo 6
Hipotenusando
Pedro Guilherme Mourão Braga
Capítulo 7
Explorando as operações aritméticas por meio do material dourado
Maria Larissa da Silva Sales
Capítulo 8
Operando com ossos
Pedro Guilherme Mourão Braga
Capítulo 9
Encontre o seu par
Francisco Hemerson Brito da Silva
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK