ISBN: 978-65-6009-146-7
DOI: 10.5281/zenodo.14956367
Descrição: A educação está em constante transformação, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais. O uso de recursos multimídia, como vídeos, animações, infográficos e aplicativos interativos, tem revolucionado a forma como o conhecimento é construído e disseminado. Essas ferramentas pedagógicas promovem um ensino mais dinâmico, acessível e adaptado às diferentes necessidades dos alunos, contribuindo para um ambiente educacional mais inclusivo e participativo.
Neste cenário, o presente livro, "Inovação e Tecnologia na Educação: Caminhos para a Aprendizagem do Século XXI", busca analisar e refletir sobre o impacto da inovação tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. Composto por dez capítulos, a obra explora diferentes perspectivas da educação inovadora, abrangendo desde a utilização de recursos multimídia até políticas públicas voltadas para a inclusão educacional.
Esta obra busca contribuir para o debate sobre a inovação e a tecnologia na educação, promovendo reflexões sobre como tornar o ensino mais acessível, eficiente e alinhado às demandas do século XXI. Ao longo dos capítulos, são apresentadas experiências, estudos de caso e estratégias que podem ser aplicadas em diferentes contextos educacionais, auxiliando docentes, gestores e pesquisadores na construção de uma educação mais inovadora e inclusiva.
Convido você, leitor, a embarcar nesta jornada de conhecimento e reflexão sobre o impacto da tecnologia na educação. Que esta obra inspire novas práticas pedagógicas, incentive o uso consciente das inovações tecnológicas e contribua para a construção de um ensino mais acessível, dinâmico e transformador.
- Prof. Me. Davi Milan
Organizadores: Davi Milan; Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista; Adriano Ricardo de Campos; Edna Maria da Silva Oliveira e Ingridi Nascimento Batista
Autores: Adriana Correia Campos; Adriano Ricardo de Campos; Ana Rosa Aguiar dos Santos; André Marques dos Santos; Angélica Bittencourt Galiza; Ariéli Loss; Arlindo Gomes de Paula; Camila Solange da Silva Lobato; Carina da Silva Mota; Carla da Silva Mota; Davi Milan; Dirlan de Oliveira Machado Bravo; Edna Maria da Silva Oliveira; Edna Silva de Lima; Eidinéia de Almeida Martins; Elisa de Sousa Coelho; Evanes de Oliveira Ribeiro Fidel; Fabia Cunha Ferreira Santos; Fabíola Pessoa Figueira de Sá; Gabriela Piffer de Oliveira; Glaúcio Simão Alves; Idalrina Borges Siqueira; Ingridi Nascimento Batista; Iranilda de Assis Silva Torres; Jordana Romero Silva; José Adnilton Oliveira Ferreira; Katiuscia Souza Rêgo; Lucas Ferreira Rodrigues; Manoel Joaquim da Silva Dantas; Marcos Antonio Evangelista; Maria Célia Campos Alves; Marilene Santana de Almeida; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Patrícia Mazurkevicz Pereira; Richard Douglas Coelho Leão; Silvana Goretti Luz e Silva; Silvanda Santana de Almeida.
Capítulos
Capítulo 1
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Arlindo Gomes de Paula; Carina da Silva Mota; Idalrina Borges Siqueira; Angélica Bittencourt Galiza; Marcos Antonio Evangelista; Adriano Ricardo de Campos; Iranilda de Assis Silva Torres; Edna Silva de Lima; Iranilda de Assis Silva Torres; Adriana Correia Campos; Ingridi Nascimento Batista; Glaúcio Simão Alves; Gabriela Piffer de Oliveira; André Marques dos Santos; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 2
CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO
Maria Célia Campos Alves; Fabia Cunha Ferreira Santos; Carla da Silva Mota; Angélica Bittencourt Galiza; Adriano Ricardo de Campos; Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista; Manoel Joaquim da Silva Dantas; Ingridi Nascimento Batista; Glaúcio Simão Alves; André Marques dos Santos; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 3
ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista; Adriano Ricardo de Campos; Elisa de Sousa Coelho; Ingridi Nascimento Batista; Glaúcio Simão Alves; Marilene Santana de Almeida; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 4
SETE FUNÇÕES DE UM BOM DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista; Adriano Ricardo de Campos; Richard Douglas Coelho Leão; Edna Maria da Silva Oliveira; Ingridi Nascimento Batista; Glaúcio Simão Alves; Marilene Santana de Almeida; André Marques dos Santos; Lucas Ferreira Rodrigues; Gabriela Piffer de Oliveira; Davi Milan
Capítulo 5
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Maria Célia Campos Alves; Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista; Adriano Ricardo de Campos; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Ingridi Nascimento Batista; Glaúcio Simão Alves; Dirlan de Oliveira Machado Bravo; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 6
LETRAMENTO MATEMÁTICO SOB A ÓTICA DE FREINET PARA ALUNOS COM AUTISMO
Maria Célia Campos Alves; Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista; Silvana Goretti Luz e Silva; Adriano Ricardo de Campos; Ingridi Nascimento Batista; Maria Célia Campos Alves; Glaúcio Simão Alves; André Marques dos Santos; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 7
A EFICIÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Arlindo Gomes de Paula; Angélica Bittencourt Galiza; Ana Rosa Aguiar dos Santos; Adriano Ricardo de Campos; Silvanda Santana de Almeida; Patrícia Mazurkevicz Pereira; Ingridi Nascimento Batista; Glaúcio Simão Alves; Davi Milan
Capítulo 8
FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Maria Célia Campos Alves; Angélica Bittencourt Galiza; Adriano Ricardo de Campos; Richard Douglas Coelho Leão; Katiuscia Souza Rêgo; Camila Solange da Silva Lobato; Eidinéia de Almeida Martins; Evanes de Oliveira Ribeiro Fidel; Glaúcio Simão Alves; Gabriela Piffer de Oliveira; André Marques dos Santos; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 9
POLÍTICAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO
Arlindo Gomes de Paula; Angélica Bittencourt Galiza; Adriano Ricardo de Campos; José Adnilton Oliveira Ferreira; Eidinéia de Almeida Martins; Ingridi Nascimento Batista; Ariéli Loss; Camila Solange da Silva Lobato; Glaúcio Simão Alves; Gabriela Piffer de Oliveira; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 10
A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Maria Célia Campos Alves; Angélica Bittencourt Galiza; Fabíola Pessoa Figueira de Sá; Marcos Antonio Evangelista; Jordana Romero Silva; Adriano Ricardo de Campos; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Eidinéia de Almeida Martins; Ingridi Nascimento Batista; Glaúcio Simão Alves; Dirlan de Oliveira Machado Bravo; Gabriela Piffer de Oliveira; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK