ISBN: 978-65-6009-147-4
DOI: 10.5281/zenodo.14956467
Descrição: Elaborar a apresentação para a coletânea "Lutas e Conquistas das Pessoas com Deficiência e o Princípio da Isonomia" representa, para mim, um grande desafio. Refletir acerca de uma temática tão relevante, cujos capítulos abordam as complexas questões da inclusão escolar e os direitos das pessoas que constituem o público da educação especial, exige não só uma leitura atenta, mas também uma sensibilidade para a profundidade das lutas e das conquistas que estão sendo apresentadas ao longo das últimas cinco décadas. Diante do exposto, saliento que, ao longo desta obra, são compartilhados experiências, estudos e propostas que têm o poder de transformar as práticas educacionais e reforçar, de forma prática, o compromisso com a equidade e a isonomia no contexto da educação.
Destarte, esta coletânea aborda as potencialidades da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, ao mesmo tempo em que denuncia as barreiras históricas que ainda precisam ser suplantadas. As questões abordadas no texto têm o objetivo de garantir que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades específicas, possam acessar os mesmos direitos educacionais e oportunidades de aprendizagem. A temática da isonomia, em particular, aparece como um ponto central, haja vista que, se por um lado há uma compreensão de que todos têm o direito à educação, por outro, é condição sine qua non que as práticas pedagógicas sejam adaptadas para garantir que cada estudante, com suas singularidades, tenha a chance de aprender e se desenvolver de forma plena.
Ante o exposto, é com grande honra que contribuo para a apresentação desta coletânea, que traz à tona reflexões e propostas que objetivam a promoção da equidade, da isonomia e da inclusão no campo da educação. Em suma, a obra representa uma importante contribuição para a construção de uma educação de fato inclusiva, em que todos os estudantes, sem exceção, possam conquistar seu pleno direito à educação de qualidade.
A partir dessa breve apresentação, convoco a todos para uma leitura atenta dessa importante obra!
- Prof. Dr. Michell Pedruzzi Mendes Araújo
Organizadores: Davi Milan; Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista; Maria Célia Campos Alves; Joia de Melo Cruz; Adriano Ricardo de Campos
Autores: Adriano Ricardo de Campos; Andréa Miranda; Angélica Bittencourt Galiza; Antonio Francisco Feitor; Arlindo Gomes de Paula; Beatriz Abreu de Paula; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Cláudia do Socorro Azevedo Magalhães; Davi Milan; Diego Leme de Oliveira; Diene da Silva Schlickmann; Edna Ramos Abreu de Paula; Elísio Barral de Almeida; Fabíola Pessoa Figueira de Sa; Idalrina Borges Siqueira; Joia de Melo Cruz; Jordana Romero Silva; Karina de Azevedo Santiago; Kassia Cristina da Silva Raiol; Lucas Ferreira Rodrigues; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Luiz Carlos Costa Ferreira; Marcos Antonio Evangelista; Maria Célia Campos Alves; Maria do Socorro Sousa de Pinho; Maria José Borges Siqueira; Mário Luiz Amorim da Silva; Michele Barbosa dos Santos Silva; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Richard Douglas Coelho Leão; Silvana Goretti Luz e Silva; Sophia Romero Motta; Valdileide do Rosário Santos; Valéria Cordeiro Cancela Nascimento.
Capítulos
Capítulo 1
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ESTUDANTE AUTISTA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Karina de Azevedo Santiago; Maria do Socorro Sousa de Pinho; Adriano Ricardo de Campos; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Lucas Ferreira Rodrigues; Angélica Bittencourt Galiza; Antonio Francisco Feitor; Davi Milan
Capítulo 2
ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA
Marcos Antonio Evangelista; Jordana Romero Silva; Arlindo Gomes de Paula; Maria Célia Campos Alves; Joia de Melo Cruz; Edna Ramos Abreu de Paula; Michele Barbosa dos Santos Silva; Karina de Azevedo Santiago; Adriano Ricardo de Campos; Maria José Borges Siqueira; Valéria Cordeiro Cancela Nascimento; Angélica Bittencourt Galiza; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 3
A DISCALCULIA NO AMBIENTE ESCOLAR: SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Maria Célia Campos Alves; Joia de Melo Cruz; Karina de Azevedo Santiago; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 4
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: DINÂMICA, JOGOS E SIMULAÇÕES
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Maria Célia Campos Alves; Joia de Melo Cruz; Luiz Carlos Costa Ferreira; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Karina de Azevedo Santiago; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Valdileide do Rosário Santos; Davi Milan
Capítulo 5
TEXTUALIDADE E CHARGES: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA ALUNOS COM DISLEXIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Karina de Azevedo Santiago; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 6
ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS COM AUTISMO
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Karina de Azevedo Santiago; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 7
INCLUSÃO DE PESSOAS AUTISTAS NO MERCADO DE TRABALHO: POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Bianca Abreu de Paula; Andréa Miranda; Karina de Azevedo Santiago; Richard Douglas Coelho Leão; Diego Leme de Oliveira; Diene da Silva Schlickmann; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 8
INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Andréa Miranda; Karina de Azevedo Santiago; Adriano Ricardo de Campos; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Angélica Bittencourt Galiza; Kassia Cristina da Silva Raiol; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 9
ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LÚDICA
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Angélica Bittencourt Galiza; Karina de Azevedo Santiago; Elísio Barral de Almeida; Adriano Ricardo de Campos; Kassia Cristina da Silva Raiol; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 10
NEUROPSICOMOTRICIDADE EM SALA DE AULA: APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Marcos Antonio Evangelista; Arlindo Gomes de Paula; Karina de Azevedo Santiago; Angélica Bittencourt Galiza; Idalrina Borges Siqueira; Adriano Ricardo de Campos; Beatriz Abreu de Paula; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 11
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRINCÍPIO DA ISONOMIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE
Marcos Antonio Evangelista; Sophia Romero Motta; Arlindo Gomes de Paula; Maria Célia Campos Alves; Joia de Melo Cruz; Karina de Azevedo Santiago; Richard Douglas Coelho Leão; Cláudia do Socorro Azevedo Magalhães; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
Capítulo 12
GAMIFICAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM TDAH
Marcos Antonio Evangelista; Mário Luiz Amorim da Silva; Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Silvana Goretti Luz e Silva; Andréa Miranda; Karina de Azevedo Santiago; Adriano Ricardo de Campos; Fabíola Pessoa Figueira de As; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK