ISBN: 978-65-5492-120-6
DOI: 10.5281/zenodo.15250112
Descrição: Vivemos em uma era marcada por mudanças aceleradas e transformações profundas em todas as esferas da sociedade. A revolução digital, os avanços tecnológicos e a globalização remodelaram a maneira como nos relacionamos com o conhecimento, tornando a aprendizagem um processo dinâmico, contínuo e ilimitado. Diante desse cenário, a educação tradicional, rigidamente estruturada e vinculada a modelos fixos, encontra-se desafiada a se reinventar, incorporando novas abordagens que atendam às exigências de um mundo em constante evolução.
Foi com essa inquietação que nasceu Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem. Este livro propõe uma reflexão profunda sobre a necessidade de enxergarmos o ensino e a aprendizagem como processos que transcendem os limites institucionais e cronológicos impostos historicamente à educação formal. A ideia central que orienta esta obra é a de que aprender e ensinar são experiências contínuas, presentes em todas as etapas da vida, e que devem ser conduzidas com flexibilidade, criatividade e autonomia.
Ao longo destas páginas, o leitor encontrará uma análise criteriosa sobre o papel da educação no desenvolvimento individual e coletivo, além da exposição de métodos inovadores que podem transformar a experiência do aprendizado. Serão exploradas as potencialidades da tecnologia no ensino, as novas abordagens pedagógicas que incentivam o pensamento crítico e a importância de construir um sistema educacional que valorize a individualidade do aluno, estimulando-o a se tornar protagonista do próprio conhecimento.
A proposta desta obra não é apenas teórica, mas também prática. A intenção é fornecer ferramentas e estratégias para que educadores, estudantes e demais interessados possam aplicar, em diferentes contextos, conceitos que favoreçam uma educação mais aberta, colaborativa e significativa. A ideia de uma "educação infinita" nos convida a repensar o ensino como um processo dinâmico e adaptável, que não se restringe a uma fase específica da vida, mas que se estende ao longo de toda a existência.
Este livro é, portanto, um convite à reflexão e à ação. É um chamado para que nos tornemos aprendizes perpétuos, dispostos a questionar, descobrir e reinventar. Que esta leitura inspire educadores e aprendizes a enxergarem o conhecimento como um horizonte sem limites, onde cada descoberta leva a novas possibilidades e cada aprendizado impulsiona a evolução individual e coletiva.
Seja bem-vindo a essa jornada de descobertas. Que a educação infinita seja um princípio norteador em sua trajetória.
Boa leitura!
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Adriana Laurentino da Silva; Adriano Neris da Silva; Alfredo César da Veiga; Aline de Oliveira dos Santos; Amanda Alves da Silva; Arly Dayany Carvalho; Caio Sidonio da Silva; Carlos Eduardo Dias da Silva; Daniela Gaspar Soares; Débora Gaspar Soares; Deise Cristina Máximo do Santos; Diane Graciele Gaspar Soares; Diogo José da Silva; Dolores de Oliveira Gutierres; Eduardo José Fernandes Nunes; Eduardo Marques Leite; Edvaldo José Verdiano; Elyonel Fernandes Rocha; Evyane Sampaio Serapião Rodrigues; Ezio Pereira dos Santos; Fabiola Albuquerque de Sousa; Fernando da Silva Andrade; Florence Taciana Veriato Coura; Francisca Adriana Correia Celestino; Gilson Bezerra da Silva; Janaína Maria da Silva Linhares; Jéssica Silveira Seger; José Fábio Vieira Gomes; Kátia Mirian Cardoso Lopes; Luciana Regina Marques; Luíza Eulália Lopes Teixeira; Maria Virgínia Tavares Cruz; Maria Vitória Ribeiro de Sousa; Marilha da Silva Bastos; Nayanna Medeiros Martos; Nelci Blasanufo de Souza Cruz; Raimunda de Fátima Neves Coêlho; Raimundo Lenilde de Araújo; Rejane Moreira da Costa; Ronaldo Lopes; Ronnielle Cabral Rolim; Ruth do Nascimento Firme Sandra Francisco; Stefany Caroline Santos Pinho; Thaís Viana da Silva; William Sterchele Barcellos.
Capítulos
Capítulo 1
A INFLUÊNCIA PEDAGÓGICA DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA REDUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS 6º ANOS DA EEIEF CORÁLIA GONZAGA SALES DE CAUCAIA-CE APÓS A PANDEMIA EM 2022
Ronnielle Cabral Rolim
Capítulo 2
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR
Adriano Neris da Silva; Adriana Laurentino da Silva; José Fábio Vieira Gomes
Capítulo 3
A EXPERIÊNCIA DA DODISCÊNCIA NO CURSO FORMELIBRAS
Caio Sidonio da Silva; Maria Vitória Ribeiro de Sousa; Rejane Moreira da Costa; Maria Virgínia Tavares Cruz
Capítulo 4
PIBID: A INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER E JOGOS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA
Amanda Alves da Silva; Gilson Bezerra da Silva
Capítulo 5
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE TAMANDARÉ
Diogo José da Silva; Amanda Alves da Silva; Stefany Caroline Santos Pinho; Francisca Adriana Correia Celestino
Capítulo 6
SABERES DA PRÁTICA E O FAZER DOCENTE: LACUNAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marilha da Silva Bastos;Luíza Eulália Lopes Teixeira
Capítulo 7
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Dolores de Oliveira Gutierres
Capítulo 8
PRÁTICAS EM ESPAÇOS DE ÁREAS VERDES NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PERDA DE BIODIVERSIDADE
Elyonel Fernandes Rocha; Fabiola Albuquerque de Sousa; Eduardo Marques Leite; Thaís Viana da Silva; Florence Taciana Veriato Coura; Raimunda de Fátima Neves Coêlho
Capítulo 9
ENTRE A LEI E O SILÊNCIO: RACISMO ESTRUTURAL E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 EM RONDÔNIA
Aline de Oliveira dos Santos; Deise Cristina Máximo do Santos; Edvaldo José Verdiano; Ezio Pereira dos Santos
Capítulo 10
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E SUA APLICABILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROMOVENDO ACESSIBILIDADE E EQUIDADE
Sandra Francisco
Capítulo 11
JOVENS INFRATORES E O AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO ATUAL
William Sterchele Barcellos; Ronaldo Lopes
Capítulo 12
BRINCANDO COM NÚMEROS E PALAVRAS: LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Evyane Sampaio Serapião Rodrigues; Jéssica Silveira Seger; Luciana Regina Marques; Nayanna Medeiros Martos; Nelci Blasanufo de Souza Cruz
Capítulo 13
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ALUNOS
Dolores de Oliveira Gutierres
Capítulo 14
POR UMA NOVA EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO TERRA VISTA
Kátia Mirian Cardoso Lopes; Fernando da Silva Andrade; Eduardo José Fernandes Nunes
Capítulo 15
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS INDÍGENAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Evyane Sampaio Serapião Rodrigues; Jéssica Silveira Seger; Luciana Regina Marques; Nayanna Medeiros Martos; Nelci Blasanufo de Souza Cruz
Capítulo 16
O MUNDO AUTISTA SEM ESCOLA: PELA VIVÊNCIA NUMA ESCOLA INCLUSIVA RECONSTRUÍDA
Débora Gaspar Soares; Daniela Gaspar Soares; Diane Graciele Gaspar Soares; Arly Dayany Carvalho
Capítulo 17
INCLUSÃO E PRIMEIRA INFÂNCIA: UM PANORAMA POR MEIO DA REVISÃO DA LITERATURA
Luciana Regina Marques; Jéssica Silveira Seger; Evyane Sampaio Serapião Rodrigues; Nayanna Medeiros Martos; Nelci Blasanufo de Souza Cruz
Capítulo 18
TRANSFORMAÇÃO DIALÓGICA: O IMPACTO DAS REDES DE CONVERSAÇÃO NA CULTURA ESCOLAR E IDENTIDADE COMUNITÁRIA
Alfredo César da Veiga
Capítulo 19
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE NOS PORTAIS DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS
Janaína Maria da Silva Linhares; Raimundo Lenilde de Araújo
Capítulo 20
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Carlos Eduardo Dias da Silva; Ruth do Nascimento Firme
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK