Educação para todos na era digital: caminhos e desafios da inclusão tecnológica

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-161-0

DOI: 10.5281/zenodo.15165055

Descrição: A sociedade contemporânea vivencia uma profunda transformação impulsionada pela tecnologia, que redefine a comunicação, as relações de trabalho e, de maneira fundamental, a própria concepção de aprendizado. Nesse cenário de constante evolução, a educação, como pilar essencial para o desenvolvimento humano e social, encontra na tecnologia um aliado estratégico. A integração de ferramentas digitais e plataformas inovadoras apresenta-se não apenas como uma tendência, mas como uma necessidade premente para ampliar horizontes, democratizar o acesso ao conhecimento e, sobretudo, fomentar a inclusão de todos os indivíduos no processo educativo.
No entanto, a transição para uma educação verdadeiramente inclusiva na era digital não se configura como um percurso linear e isento de obstáculos. Embora a tecnologia ofereça um vasto leque de recursos inovadores, plataformas acessíveis e a possibilidade de personalização do ensino, é imperativo reconhecer e endereçar as significativas barreiras que persistem. A disparidade no acesso a dispositivos e à internet, a infraestrutura tecnológica ainda incipiente em muitas realidades e a necessidade de uma formação docente que capacite os educadores para o uso pedagógico eficaz das tecnologias representam desafios concretos.
Este ebook se propõe a ser um guia abrangente para navegar por essa complexa e multifacetada paisagem da inclusão tecnológica na educação. Ao longo de suas páginas, buscaremos analisar os diversos caminhos que a tecnologia nos oferece para construir um ambiente de aprendizagem mais acolhedor, acessível e responsivo às diversas necessidades e habilidades de todos os alunos.
Adentraremos na análise de ferramentas e estratégias que estão remodelando a dinâmica da sala de aula, desde o uso de recursos digitais interativos e softwares educativos até a implementação de plataformas de aprendizagem adaptáveis e tecnologias assistivas. Além disso, dedicaremos atenção especial aos desafios que precisam ser superados para garantir que a inclusão tecnológica transcenda a retórica e se concretize como uma realidade tangível e equitativa para cada estudante, em diferentes contextos socioeconômicos e geográficos.
Destinado a educadores, gestores escolares, pais, mães, estudantes e a todos aqueles que se dedicam à causa da educação e da igualdade de oportunidades, este ebook convida à reflexão e à ação. Juntos, exploraremos como podemos construir uma educação que não apenas acompanhe a vertiginosa evolução tecnológica, mas que a utilize como um poderoso instrumento para garantir que o direito fundamental à aprendizagem seja plenamente exercido e acessível a todos, sem qualquer forma de exclusão, na era digital.
Prepare-se para uma jornada de descobertas, reflexões embasadas em dados e evidências, e, acima de tudo, para um convite à construção de uma educação mais inclusiva, tecnologicamente integrada e verdadeiramente empoderadora.
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." Paulo Freire.
Boa leitura!

Organizadora: Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Autores: Adail Pinho Da Rocha; Adilza Raquel Cavalcanti Dos Santos; Adriana Espindula Siqueira Camilo; Adriano de Souza Alves; Albino César De Azevedo Barbosa; Alessandra Bittencourt da Silva; Ana Ferreira da Silva Oliveira; Andreza Carolina Ramos Lôbo; Carla Lopes Cardoso dos Santos; Dinicarla Secchin Souza; Divina Aparecida Rodrigues Rosa; Edgar Caldeira da Cruz; Eliane Zompero Nunes; George Henrique Braga Lins; Gisela Paula Faitanin Boechat; Ítalo Martins Lôbo; Janúbia Rodrigues de Oliveira Gonçalves; Jeferson de Farias Silva; Jordana de Oliveira Rocha Dantas; Joseildo Alves De Arantes; Josemari Cristina Parizzi Gonzaga; Josiara Rodrigues Pinho; Joyce Mara Lima Da Silva; Leonardo Rodrigues Leite; Lígia Rodrigues Barbosa; Lília Cordeiro Machado; Lourdes Harka; Luciana Rodrigues Lopes; Maik Souza Fortunato; Marcela Dias Dos Santos; Márcia Rejani de Pinho Fernandes; Maria de Lourdes Aparecida Novich Camatta; Maria José de Jesus Pereira; Milena Costa Mendes; Milka Verônica Martins da Luz; Nadir Teixeira dos Passos; Naissa Da Costa Venturini; Patrícia da Silva Nali; Paulo Matos de Oliveira; Raquel Garcia Nery; Renata Torres Carvalho; Sandra Cristina Formigari; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Silvana Secchin Zuim; Silvanete Cristo Viana; Suzelaine Cristiana de Souza Martim; Vânia Degliesposte Campanha; Vania Lucia de Jesus e Sousa.

Capítulos
Capítulo 1
CURRÍCULO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Gisela Paula Faitanin Boechat
DOI: 10.5281/zenodo.15164744  
 
Capítulo 2
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIAS PARA A PSICOLOGIA CLÍNICA
Ítalo Martins Lôbo; Andreza Carolina Ramos Lôbo; Janúbia Rodrigues de Oliveira Gonçalves; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15164746  

Capítulo 3
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Adriana Espindula Siqueira Camilo; Adriano de Souza Alves; Lígia Rodrigues Barbosa; Maik Souza Fortunato; Maria de Lourdes Aparecida Novich Camatta; Maria José de Jesus Pereira; Leonardo Rodrigues Leite
DOI: 10.5281/zenodo.15164753  

Capítulo 4
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: FUNDAMENTOS E IMPACTOS NA VIDA ADULTA
Jeferson de Farias Silva
DOI: 10.5281/zenodo.15164757 

Capítulo 5
IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA UMA REVISÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Jeferson de Farias Silva
DOI: 10.5281/zenodo.15164761  

Capítulo 6
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS ABORDAGEM E METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Jeferson de Farias Silva
DOI: 10.5281/zenodo.15164767 

Capítulo 7
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alessandra Bittencourt da Silva; Lília Cordeiro Machado; Márcia Rejani de Pinho Fernandes; Milena Costa Mendes; Renata Torres Carvalho; Silvanete Cristo Viana
DOI: 10.5281/zenodo.15164769  

Capítulo 8
TECNOLOGIAS DIGITAIS SOB A PERSPECTIVA DA CIBERDOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Suzelaine Cristiana de Souza Martim; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Edgar Caldeira da Cruz; Josemari Cristina Parizzi Gonzaga; Joyce Mara Lima Da Silva; Nadir Teixeira dos Passos; Raquel Garcia Nery; Sandra Cristina Formigari
DOI: 10.5281/zenodo.15164774

Capítulo 9
O PAPEL DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE ALUNOS COM TEA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Ana Ferreira da Silva Oliveira; Dinicarla Secchin Souza; Josiara Rodrigues Pinho; Maria de Lourdes Aparecida Novich Camatta; Milka Verônica Martins da Luz; Patrícia da Silva Nali; Silvana Secchin Zuim; Vânia Degliesposte Campanha
DOI: 10.5281/zenodo.15164777  

Capítulo 10
DESIGN INSTRUCIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
Jordana de Oliveira Rocha Dantas
DOI: 10.5281/zenodo.15164780  

Capítulo 11
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: BENEFÍCIOS E ENTRAVES
Jordana de Oliveira Rocha Dantas
DOI: 10.5281/zenodo.15164797  

Capítulo 12
A TECNOLOGIA E AS MUDANÇAS NAS GERAÇÕES
Lourdes Harka
DOI: 10.5281/zenodo.15164801  

Capítulo 13
A PESQUISA ESCOLAR NO CONTEXTO DIGITAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DISCENTE
Carla Lopes Cardoso dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15164803  

Capítulo 14
EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: VANTAGENS E DESAFIOS DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA
Vania Lucia de Jesus e Sousa
DOI: 10.5281/zenodo.15164805  

Capítulo 15
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENTRE AS TECNOLOGIAS, AS NOVAS METODOLOGIAS, O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE
Marcela Dias Dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15164808  

Capítulo 16
AS TECNOLOGIAS, AS NOVAS METODOLOGIAS, O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE
Marcela Dias Dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15164814  

Capítulo 17
IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Adail Pinho Da Rocha; Adilza Raquel Cavalcanti Dos Santos; Albino César De Azevedo Barbosa; Divina Aparecida Rodrigues Rosa; Eliane Zompero Nunes; George Henrique Braga Lins; Joseildo Alves De Arantes; Márcia Maria Dos Santos; Naissa Da Costa Venturini; Paulo Matos de Oliveira
DOI: 10.5281/zenodo.15164818 

Capítulo 18
TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS: INTEGRANDO TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO
Luciana Rodrigues Lopes
DOI: 10.5281/zenodo.15164822

Capítulo 19
CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PAPEL DAS TICs E DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Jordana de Oliveira Rocha Dantas
DOI: 10.5281/zenodo.15164827



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !