ISBN: 978-65-6009-167-2
DOI: 10.5281/zenodo.15203387
Descrição: Vivemos em uma era marcada por transformações profundas nas estruturas sociais, culturais e educacionais, nas quais o direito à educação de qualidade, inclusiva e equitativa, conforme preconizado pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas, 2015), emerge como um dos grandes desafios e compromissos da contemporaneidade. No centro dessa agenda, está o imperativo de incluir todas as pessoas, em especial aquelas historicamente marginalizadas pelo sistema educacional, como os estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades, identidades culturais diversas e grupos minorizados.
Neste contexto, a presente obra, "Saberes e Dizeres educacionais contemporâneos: Contextos interdisciplinares da gestão do conhecimento", se constitui como uma contribuição significativa e necessária para os estudos em educação, ao reunir autores e autoras comprometidos com a construção de uma prática pedagógica que transcenda os limites da homogeneização e do modelo tradicional excludente. A coletânea reflete um esforço coletivo por pensar a escola como espaço de acolhimento, reconhecimento e valorização das diferenças, no qual a formação docente se apresenta como eixo central para o êxito de uma educação inclusiva, crítica e transformadora.
A fundamentação teórica da obra está enraizada na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1991), que compreende o desenvolvimento humano como processo social e mediado culturalmente, valorizando a linguagem, o afeto e a interação como instrumentos de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a inclusão não é apenas um direito legal, mas uma prática pedagógica intencional, que exige conhecimento, sensibilidade e compromisso com a justiça social.
Os capítulos que compõem este livro abordam temáticas cruciais da realidade escolar contemporânea: alfabetização e letramento de estudantes com TEA; interculturalidade e respeito às diferenças socioculturais; resignificação das representações sociais de estudantes surdos; desafios da inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação e transtornos mentais; políticas públicas de inclusão; uso de tecnologias digitais e assistivas; e o papel do pedagogo diante das transformações exigidas pela chamada Educação 4.0.
Com clareza, consistência e sensibilidade, os autores e autoras aqui reunidos constroem um panorama rico e diversificado, que possibilita ao leitor refletir criticamente sobre os paradigmas da educação inclusiva, assim como sobre os caminhos possíveis para superar barreiras atitudinais, metodológicas e institucionais ainda presentes no cotidiano escolar.
Mais do que uma simples reunião de textos acadêmicos, esta obra propõe-se a ser um instrumento formativo, dialógico e provocativo, que inspira práticas educativas comprometidas com a dignidade humana, com a equidade e com o respeito às singularidades dos sujeitos.
Por isso, convido o(a) leitor(a) a acolher esta obra como se acolhe uma interlocução potente e transformadora. Que cada capítulo sirva de ponto de partida para novos olhares, novas práticas e, sobretudo, novas possibilidades de ensino e aprendizagem no cenário da educação inclusiva.
Que este livro possa contribuir para a formação de educadores mais humanos, críticos e comprometidos com o direito inalienável de todos à aprendizagem.
Boa leitura, boas reflexões e boas práticas.
Organizadores: Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Davi Milan; Edna Maria da Silva Oliveira; Gislaine Schon; Adriano Ricardo de Campos; Herica Pimenta Redlinski Almeida e Renato Henrique da Luz
Autores: Adriano Ricardo de Campos; Andrea da Conceição Lima dos Santos; Ariéli Loss; Arlindo Gomes de Paula; Bianca Abreu de Paula; Camila Solange da Silva Lobato; Carina da Silva Mota; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Davi Milan; Edna Maria da Silva Oliveira; Edna Silva de Lima; Ednelma Silva Santana Borges; Eraldo Pena da Silva; Evanes de Oliveira Ribeiro Fidel; Felipe Rafael Araújo Vieira; Gerson Nazareno Gonçalves Monteiro; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Idalrina Borges Siqueira; Igor Ezequiel dos Santos Picanço; Ingridi Nascimento Batista; Iranilda de Assis Silva Torres; José Adnilton Oliveira; Juliana Costa de Oliveira; Karina de Azevedo Santiago; Katiuscia Souza Rêgo; Lucas Ferreira Rodrigues; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Luiz Carlos Costa Ferreira; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Marcos Antonio Evangelista; Maria do Socorro Sousa de Pinho; Maria Jose Aparecida de Oliveira Diorgenis; Maria José Borges Siqueira; Marinalva Borges Diniz; Renato Henrique da Luz; Rodrigo Bruno Kehdy; Ronaldo Lopes de Carvalho.
Capítulos
Capítulo 1
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM TEA
Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Juliana Costa de Oliveira; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Maria Jose Aparecida de Oliveira Diorgenis; Marcos Antonio Evangelista; Renato Henrique da Luz; Andrea da Conceição Lima dos Santos; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 2
INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DINÂMICAS DE PROMOÇÃO DO RESPEITO AS DIFERENÇAS SÓCIOS-POLÍTICAS E CULTURAIS PRESENTES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Camila Solange da Silva Lobato; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Herica Pimenta Redlinski Almeida; José Adnilton Oliveira; Felipe Rafael Araújo Vieira; Renato Henrique da Luz; Marcos Antonio Evangelista; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 3
PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO E PRATICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR
Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Idalrina Borges Siqueira; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Edna Maria da Silva Oliveira; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Katiuscia Souza Rêgo; Renato Henrique da Luz; Marcos Antonio Evangelista; Andrea da Conceição Lima dos Santos; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 4
A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO MODELO INTEGRADOR DA CULTURA DOMINANTE VERSUS AO MODELO INTERCULTURAL PARA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA
Ingridi Nascimento Batista; Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Camila Solange da Silva Lobato; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Herica Pimenta Redlinski Almeida; José Adnilton Oliveira; Renato Henrique da Luz; Marcos Antonio Evangelista; Andrea da Conceição Lima dos Santos; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 5
RESIGNIFICANDO A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE SURDOS COM MÚSICA, DANÇA E ARTE
Carina da Silva Mota; Igor Ezequiel dos Santos Picanço; Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Ariéli Loss; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Renato Henrique da Luz; Marcos Antonio Evangelista; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 6
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TRANSTORNOS MENTAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DO BANCARISMO DE PAULO FREIRE
Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Maria José Borges Siqueira; Renato Henrique da Luz; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 7
O PAPEL DO PEDAGOGO FRENTE AOS DESAFIOS E AVANÇOS DA PROFISSÃO NA ERA DA EDUCAÇÃO 4.0
Ingridi Nascimento Batista; Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Evanes de Oliveira Ribeiro Fidel; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Ronaldo Lopes de Carvalho; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Rodrigo Bruno Kehdy; Maria Jose Aparecida de Oliveira Diorgenis; Renato Henrique da Luz; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 8
O USO DA TECNOLOGIA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Iranilda de Assis Silva Torres; Maria do Socorro Sousa de Pinho; Edna Silva de Lima; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Maria Jose Aparecida de Oliveira Diorgenis; Gerson Nazareno Gonçalves Monteiro; Renato Henrique da Luz; Marcos Antonio Evangelista; Andrea da Conceição Lima dos Santos; Eraldo Pena da Silva; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 9
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: BARREIRAS E ESTRATÉGIAS PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Camila Solange da Silva Lobato; Bianca Abreu de Paula; Adriano Ricardo de Campos; Lucas Ferreira Rodrigues; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Karina de Azevedo Santiago; Felipe Rafael Araújo Vieira; Renato Henrique da Luz; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 10
USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Cíntia Darlen Araújo Arruda; Adriano Ricardo de Campos; Arlindo Gomes de Paula; Luiz Carlos Costa Ferreira; Lucas Ferreira Rodrigues; Herica Pimenta Redlinski Almeida; Maria Jose Aparecida de Oliveira Diorgenis; Karina de Azevedo Santiago; Ednelma Silva Santana Borges; Beatriz Abreu de Paula; Renato Henrique da Luz; Marcos Antonio Evangelista; Marcelus Clei da Silva Buraslan; Davi Milan
Capítulo 11
UMA PROFESSORA, UMA ALUNA E UMA NOVA LÍNGUA: DESAFIOS E CONQUISTAS NA INCLUSÃO
Marinalva Borges Diniz
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK